TCC1-EngTel (página)

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 16h35min de 1 de outubro de 2019 por 127.0.0.1 (discussão) (→‎Outros links)
Ir para navegação Ir para pesquisar

MURAL DE AVISOS E OPORTUNIDADES DA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES


Registro Diário e Avaliação

Materiais auxiliares

Modelos para monografia

A monografia para o projeto final deverá ser regida de acordo com as normas da ABNT e do IFSC. O professor Emerson Mello adaptou o modelo ABNTex2 para o padrão do IFSC. Recomendamos que os alunos da Engenharia de Telecomunicações utilizem esse modelo e o ShareLaTeX no desenvolvimento do TCC, pois além de possibilitar o compartilhamento do documento com o professor (co)orientador, ainda reduzir o tempo perdido na formação do documento, permitindo que o aluno utilize o seu tempo no conteúdo do TCC.

Overleaf2 (antigo ShareLaTeX)

Para a geração de documentação/relatórios técnicos/artigos, use a plataforma Overleaf2. Além do modelo oficial de TCC do IFSC, também foi disponibilizado um modelo para apresentação de trabalhos na plataforma ShareLaTeX. Para a escrita de artigos e do resumo expandido, recomendamos o modelo

Vale a pena ler as dicas para o Uso do Overleaf2 (antigo ShareLaTeX).

Outros links

Uso de maiúsculas

Se vocẽ não sabe se deve usar maiúsculas em alguma situação, recomenda-se que leia esta página do IPEA: Manual do Editorial: Maiúsculas e minúsculas.

Em relação aos títulos dos trabalhos a regra para o uso das maiusculas depende do padrão a ser adotado, mas algumas regras básicas são comuns:

Normas NBR da ABNT

A coleção de normas da ABNT são acessíveis pelo portal do IFSC [Início > Estudantes > Bibliotecas] clique no link Normas ABNT

  1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: 2002 – Informação e Documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
  2. ____. NBR 6024: 2012 – Informação e Documentação – Numeração Progressiva das Seções de um Documento – Apresentação. Rio de Janeiro, 2012.
  3. ____. NBR 6027: 2012 – Informação e Documentação – Sumário – Apresentação. Rio de Janeiro, 2012.
  4. ____. NBR 6028: 2003 – Informação e Documentação – Resumo – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
  5. ____. NBR 10520: 2002 – Informação e Documentação – Citações em Documentos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
  6. ____. NBR 14724: 2011 – Informação e Documentação – Trabalhos Acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
  7. ____. NBR 12225: 2004 - Informação e documentação – Lombada – Apresentação. Rio de Janeiro, 2004.
  8. ____. NBR 15437: 2006 - Informação e documentação – Pôsteres técnicos e científicos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2006.

Acesso a base de dados da CAPES

Além do acervo de normas técnicas, o IFSC também disponibiliza o acesso a aproximadamente 170 bases de dados através da página da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Para consultar livros, periódicos e bases de dados, o usuário deve acessar o Portal de Periódicos CAPES de um computador do IFSC ou realizar o login de um computador não cadastrado, clicando em “ACESSO CAFE”, no topo da página, selecionar a instituição de ensino na área de acesso remoto via CAFe e efetuar o login. O processo de cadastro/acesso é bem intuitivo, mas se tiver dúvidas consulte o Tutorial

Buscar assunto

Dispõe de ferramenta de busca que permite identificar artigos e documentos que tratam sobre os termos utilizados na busca. A busca é realizada em diferentes fontes de informação e os resultados podem ser analisados com filtros referentes aos conteúdos recuperados.

FONTE: Portal de Periódicos da CAPES - Guia (PPT, 10.922MB)

Buscando por uma expressão - Uso de termos simples e compostos

O uso de aspas no “termo composto” recupera os registros que contenham as palavras juntas.

“Global warming”

O termo composto, sem aspas, o sistema localiza registros que contenham as palavras, não importando a posição.

Uso de booleanos

Os operadores devem ser digitados em letras maiúsculas, caso contrário será considerado como parte da expressão de busca.

  • AND
  • OR
  • NOT

Se nenhum operador for incluído a busca é realizada procurando todas as palavras.

Uso de caracteres curinga

Use o sinal de interrogação (?) no lugar de uma letra para que a ferramenta de busca encontre as variações da grafia da palavra.

Wom?n para recuperar woman e women

Use o sinal de asterisco (*) no final da palavra para recuperar as variações dos sufixos

Behavio* para recuperar behavior , behaviour
Sustain* para recuperar sustainable , sustainability
Develop* para recuperar development , developing, developmental
Agrupando termos dentro de uma expressão de busca
Você pode usar parênteses para agrupar termos dentro de uma expressão:
Energy (biofuel OR renewable energy)
climate (hurricane OR storm damage)

Buscar em Base de Dados

Acessar Capes Periódicos, e selecionar [Buscar base]. Digitar em [Palavra no título]: a base de dados que deseja selecionar. Exemplos de bases de dados para engenharia:

  • Selecionar a base Compendex (Engineering Village). Para refinar a procura utilize os filtros: Numeric filter, Controlled vocabulary, Classification code, Country, Document type, Year.


Acesso de fora do IFSC
  • Se estiver fora da rede IFSC, o acesso deve ser feito através do Acesso CAFe, e digite IFSC e [enviar]. Em seguida digite o seu login e senha única para acesso a todos serviços na rede do IFSC (WiFiIFSC, Eduroam, SIGAA).

AcessoCAFe.png

Consulta ao Acervo Virtual do IFSC

A plataforma está acessível para professores e estudantes. O acesso deve ser realizado por meio da rede interna do IFSC ou, para quem estiver fora dela, pela intranet (servidores) ou Portal do Aluno (estudantes). O acervo virtual do IFSC permite à comunidade interna (estudantes e servidores) acesso a cerca de 140 mil e-books de várias áreas do conhecimento. A plataforma contratada é a EbscoHost. A contratação foi feita por licitação e é válida por um ano, podendo ser renovada. Para acessar use o link disponibilizado pela biblioteca: http://www.ifsc.edu.br/acervo-virtual

Resumo Expandido

o resumo expandido deve incluir objetivos, as metodologias, referências, e comparações com trabalhos relacionados. Um resumo expandido permite que as ideias possam ser entendidas em menos tempo. O Resumo Expandido, com no máximo quatro páginas, deverá constar: título (centralizado), autor(es)(centralizados), identificação dos autores, identificação da disciplina(centralizado), Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações Parciais/Finais ou Conclusões, Agradecimentos(opcional) e Referências.

A seguir o modelo que deve ser usado para a elaboração do Resumo Expandido do TCC.

Resumo Expandido

O resumo expandido deve conter no mínimo 1000 e no máximo 2500 palavras, incluindo referências e notas. O Resumo deverá ser publicado na wiki no link correspondente ao título/tema do TCC. O resumo poderá ser feito usando ferramentas de edição como Word, Latex, Sharelatex, Overleaf, Googledoc, ou diretamente na wiki. Quando feito externamente ao ambiente da wiki, o pdf correspondente deverá ser publicado na wiki, junto com o título, autores, resumo e palavras-chave.

TÍTULO DO TRABALHO;
Nome Completo do Estudante1;
Nome Completo do Professor Orientador2;
Trabalho realizado como parte das atividades da disciplina TCC29009;
1Estudante do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Campus São José do IFSC e-mail: ______@aluno.ifsc.edu.br;
2Professor do Departamento de Telecomunicações do Campus São José do IFSC e-mail: ______@ifsc.edu.br.
Resumo
No máximo 250 palavras.
Palavras-chave
no mínimo, três e, no máximo, cinco.
Introdução
No máximo 1000 palavras.

Devem ser evitadas divagações, utilizando-se de bibliografia apropriada para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho.

Metodologia
No máximo 1000 palavras.
Resultados e Discussão
No máximo 1000 palavras.
Considerações Parciais/Finais
No máximo 200 palavras.
Referências
Trabalhos mencionados no texto, de acordo com a ABNT.

Algumas partes do TCC

Principais partes do TCC
Título

O titulo deve ser claro e preciso, identificando o conteúdo do trabalho e possibilitando a indexação e recuperação da informação. O subtítulo se houver deve ser precedido de dois pontos, evidenciando a subordinação ao título.

Resumo

Deve tratar, de maneira concisa, dos pontos relevantes do texto, informando o objeto e os objetivos da pesquisa, os procedimentos metodológicos, os resultados alcançados e as conclusões. Esse elemento é essencial para o trabalho porque geralmente é a partir de suas informações que o leitor vai decidir ou não pela consulta ao texto completo.

O resumo deve ser composto de uma sequencia de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. Deve-se ressaltar de forma clara e sintética a natureza e o objetivo do trabalho, o método que foi empregado, os resultados e as conclusões mais importantes, seu valor e originalidade. O resumo é a “apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto. Constitui elemento essencial em textos de natureza técnico-científica” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2003, p.3). Recomenda-se o uso de parágrafo único. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. O resumo deve ter entre 150 e 500 palavras.

Palavras-chave ou descritores

Abaixo do resumo devem aparecer as palavras-chave (mínimo três, máximo cinco, separadas por ponto final e iniciadas com letra maiúscula). Elas devem representar a temática do trabalho, preferencialmente já utilizados e consolidados na área de conhecimento. A boa escolha das palavras-chave ou descritores é essencial para a indexação do trabalho e sua busca em bases de dados.

Introdução

A introdução abre o trabalho propriamente dito. Tem a finalidade de apresentar os motivos que levaram o autor a realizar a pesquisa, o problema abordado, os objetivos e a justificativa. O objetivo principal da introdução é situar o leitor no contexto da pesquisa. O leitor deverá perceber claramente o que foi analisado, como e por que, as limitações encontradas, o alcance da investigação e suas bases teóricas gerais. Ela tem, acima de tudo, um caráter didático de apresentar o que foi investigado, levando-se em conta o leitor a que se destina e a finalidade do trabalho. Assim, na introdução contextualize o tema, delimite o assunto, apresente um rápido histórico do problema e das soluções porventura já apresentadas, com breve revisão crítica das investigações anteriores; faça referência às fontes de material, aos métodos seguidos, às teorias ou aos conceitos que embasam o desenvolvimento e a argumentação, às eventuais faltas de informação, ao instrumental utilizado. A introdução deverá conter, ainda:

a) Justificativa: trata-se da relevância, o motivo pelo qual tal pesquisa deve ser realizada. Justifica-se aqui a escolha do tema, a delimitação feita e a relação que o pesquisador possui com ele. Procura-se demonstrar a legitimidade, a pertinência, o interesse e a capacidade do pesquisador em lidar com o referido tema. Deve-se fazer o mesmo em relação ao problema e à hipótese, mostrando a relevância científica do tema para o pesquisador. Deve-se fazer, então, nesta parte, a justificativa para o tema, para o problema e para a hipótese, nos termos em que foram formulados na fase de elaboração do projeto de pesquisa.
b) Definição do problema: um problema decorre de um aprofundamento do tema. Ele deve delimitar a pesquisa. Diversos autores sugerem que o problema deve ter algumas características, tais como: a) deve ser formulado como pergunta – isso facilita sua identificação por quem consulta o projeto de pesquisa; b) deve ser claro e preciso; c) deve ser delimitado a uma dimensão variável, pois muitas vezes, o problema é formulado de uma maneira muito ampla, impossível de ser investigado (GIL, 2006).
c) Objetivos: Neste item deverá ser indicado claramente o que se deseja fazer, o que se pretende alcançar. É fundamental que estes objetivos sejam possíveis de serem atingidos. Geralmente se formula um objetivo geral articulando-o a outros objetivos mais específicos. Assim, pode-se dividi-los em:
Objetivo geral: procura-se determinar, com clareza e objetividade, o seu propósito com a realização da pesquisa. Deve-se estar atento ao fato de que nesta pesquisa, em nível de graduação ou pós-graduação, os propósitos são essencialmente acadêmicos, como mapear, identificar, levantar, diagnosticar, traçar o perfil ou historiar determinado assunto específico dentro de um tema. Um objetivo bem redigido explica o quê, com o quê (quem), por meio de quê, onde, quando sobre a pesquisa.
Atenção! Inicie a frase com um verbo abrangente e no infinitivo, como: compreender, saber, avaliar, verificar, constatar, analisar, desenvolver, conhecer, entender, levantar, mapear, identificar.
Objetivos específicos: significa aprofundar as intenções expressas no objetivo geral. Propõe-se mapear, identificar, levantar, diagnosticar, traçar o perfil ou historiar determinado assunto específico dentro de um tema. Assim, para elaborar os objetivos específicos deve-se:
1) detalhar o objetivo geral mostrando o que se pretende alcançar com a pesquisa;
2) tornar operacional o objetivo geral, indicando exatamente o que será realizado na pesquisa;
3) usar verbos que admitam poucas interpretações e no infinitivo, como: identificar, caracterizar, comparar, testar, aplicar, observar, medir, localizar, selecionar, distinguir.
Desenvolvimento

É a parte principal do texto. Apresenta o assunto, fundamentação teórica, metodologia (materiais e métodos), os resultados e as respectivas discussões traçando relações com os trabalhos analisados na revisão de literatura. Divida o texto do desenvolvimento em:

a) Revisão de literatura: é uma análise comentada sobre o que já foi publicado sobre o assunto da pesquisa, buscando mostrar os pontos de vista convergentes e divergentes entre os autores. Traça-se um quadro teórico e elabora-se a estruturação conceitual que subsidiará o desenvolvimento da pesquisa. A revisão de literatura permitirá um mapeamento de quem já escreveu e o que já foi escrito sobre o assunto ou o problema de pesquisa.
b) Metodologia: é o caminho que se trilha, construindo, durante o percurso, os procedimentos e os instrumentos exigidos para se obter êxito no trabalho intelectual. É o momento da pesquisa em que se explicam, passo a passo, todos os procedimentos do estudo que permitiram que os resultados fossem atingidos, identificando os sujeitos com os quais foram coletados os dados, o modo como foram coletados, os instrumentos utilizados nessa coleta e a maneira como os dados foram analisados.
c) Métodos aplicados: mostra-se como serão executados a pesquisa e o desenho metodológico que se pretende adotar: será do tipo quantitativa, qualitativa, descritiva, explicativa ou exploratória. Será um levantamento, um estudo de caso, uma pesquisa experimental, por exemplo. Segundo Gil (2006), a organização da metodologia depende do tipo de pesquisa a ser realizada. No entanto, alguns elementos devem ser apresentados, como:
  • tipo de pesquisa: se é de natureza exploratória, descritiva ou explicativa. Convém, ainda, esclarecer acerca do tipo de delineamento a ser adotado (pesquisa experimental, levantamento, estudo de caso, pesquisa bibliográfica);
  • população e amostra: envolve informações acerca do universo a ser estudado, da extensão da amostra e da maneira como será selecionada;
  • coleta de dados: envolve a descrição das técnicas a serem utilizadas para a coleta de dados. Modelos de questionários ou testes deverão ser incluídos nessa parte. Se a pesquisa envolver técnicas de entrevista ou de observação, é também o momento de expor o assunto;
  • análise dos dados: descrevem-se os procedimentos a serem adotados tanto para a análise quantitativa quanto qualitativa.
d) Apresentação dos resultados: faz-se uma apresentação dos resultados a que se chegou a partir da pesquisa.
e) Análise e discussão dos resultados: faz-se uma exposição da análise obtida nos resultados da pesquisa, bem como uma discussão crítica a respeito deles.
Conclusão

Nessa parte apresenta-se a síntese interpretativa dos principais argumentos usados, mostrando se os objetivos foram atingidos e se a(s) hipótese(s) foi(foram) confirmada(s) ou rejeitada(s). Também se podem incluir recomendações e/ou sugestões para trabalhos futuros. Deve-se fazer uma rápida retomada dos capítulos que compõem o trabalho e uma espécie de autocrítica, fazendo um balanço a respeito dos resultados obtidos pela pesquisa. Atenção! A conclusão não constitui uma ideia nova ou um simples anexo sem importância ao trabalho. Pelo contrário, é nesse momento em que todas as ações do estudo são expostas, analisadas e finalizadas. Para melhor orientar-se, responda às seguintes questões:

a) a pesquisa resolve o problema, amplia a compreensão, mostra novas relações ou mesmo descobre outros problemas em relação ao originalmente escolhido?
b) a hipótese, ao final, foi confirmada ou refutada pela pesquisa?
c) os objetivos geral e específicos previamente definidos foram alcançados?
d) a metodologia de trabalho escolhida foi suficiente para a consecução de seus propósitos? houve necessidade, ao longo da pesquisa, de adotar outras técnicas ou procedimentos para lidar com situações não previstas?
e) a bibliografia previamente selecionada correspondeu às suas expectativas?

FONTE:

  1. ____. NBR 6028: 2003 – Informação e Documentação – Resumo – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

TCCs

Prazos 2019-2

TCC 1

  • Prazos do TCC1 - acesso restrito a coordenadores.
  • Atenção! O não cumprimento do prazo das atividades aqui agendadas resultará na redução da nota final na disciplina de TCC290009 por um fator de desconto que é proporcional ao número de dias de atraso.
  • onde d1 a d6 são os atrasos em dias das atividades de 1 a 6.
  • .
Exemplo 1: Um(a) aluno(a) que ficou com conceito inicial na disciplina de 9, mas entregou a CARTA DE ORIENTAÇÃO com 9 dias de atraso (), RESUMO EXPANDIDO com atraso de 17 dias () e definiu a banca com 3 dias de atraso (), e atrasou a entrega do projeto para a banca em 2 dias (), fez a apresentação no dia marcado e teve a ata entregue pelo professor logo após a defesa (), realizou a atividade A7 - Enviar o projeto de TCC no prazo (. O seu conceito final na disciplina será:

Exemplo 2: Um(a) aluno(a) que ficou com Conceito na Disciplina de 8, mas entregou a todos os documentos no prazo terá:
O critério de arredondamento usado é N,000 até N,499 arredonda para N, N,500 até N,999 arredonda para N+1.
TCC 2;

</syntaxhighlight>

Bancas 2019-2

TCC 1


  • Para atualizar títulos, banca, datas e horários o professor orientador deve enviar por email os dados para o professor da disciplina de TCC29009.
De acordo com o Regulamento do TCC Curso de Engenharia de Telecomunicações, Art. 11° Uma banca avaliadora constituída pelo orientador e um professor convidado, em reunião fechada, questionará e orientará o aluno, e atribuirá um conceito ao pré-projeto.

TCCs concluídos

TCCs em andamento

Sugestões de tema de TCC

Corpo docente

Registro Diário e Avaliação Anteriores


Curso de Engenharia de Telecomunicações