Plágio

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Para evitar que seu trabalho seja considerado um plágio, siga algumas regras básicas. Utilizarei como texto base várias citações de textos, para ilustrar o processo. Em alguns textos usei aspas e em outros destaquei o texto com a identação de todo o parágrafo. Utilizarei um texto escrito pelo prof. Antonio Cezar Bornia entitulado "EVITANDO O PLÁGIO NA DISSERTAÇÃO". disponível no endereço www.eps.ufsc.br ou na cache do google

Segundo Bornia, o plagio se caracteriza por: "Plagiar alguém quer dizer que você se apropria das idéias daquela pessoa e as usa (ou divulga) como se fossem suas."

Segundo Bornia, existem várias motivos e formas de plágio. Evite plagiar.

"Tenho deparado com uma forma menos evidente de plágio entre meus orientandos, o que me deixou muito preocupado e motivou-me a escrever este texto. Penso que o mecanismo que leva ao plágio inicia-se quando o candidato está com seu tempo escasso e/ou tem dificuldade em escrever e/ou não está familiarizado com o tema. Na revisão, ele busca livros (normalmente, poucos livros) e começa a pegar pequenos trechos (uma frase ou um parágrafo) de uma obra ou outra e vai formando um “mosaico”, juntando as frases. Nos casos mais críticos, o aluno baseia seções inteiras em um único autor. De qualquer forma, não é intenção (creio, tenho fé, espero) plagiar, pois há citação da obra “consultada”. Só que há uma ou duas citações e páginas de cópia. Nos casos menos críticos, há citação e cópia de, no máximo, um parágrafo. Apesar de não haver a intenção de plagiar, o plágio existe, pois, se a cópia for literal, a citação deve ir entre aspas. Na paráfrase (quando você reproduz o que foi escrito com outras palavras, ou seja, você usa suas palavras para interpretar o que o autor disse), não deve ir aspas, pois você pode estar distorcendo o que os autores disseram."

Finalmente um conselho que Bornia dá a seus alunos que merecem ser lidas:

"Ao escrever (ou se já escreveu) o texto, peço que verifique todas as referências e coloque aspas (ou destaque o texto) em todas as citações literais. Com esta providência, você estará evitando plagiar inadvertidamente um autor. Isso é o mínimo que espero em um trabalho."

A apostila SejaAutêntico! NÃO CAIA NO PLÁGIO! produzido pelo IFSC - Campus Floripa também é outra fonte de informações sobre o plagio. No texto é apresentado uma boa definição sobre o que é plágio:

"Mas, afinal, o que é plágio? O IFSC/Câmpus Florianópolis entende como plágio a ação em que um indivíduo se apropria de forma indevida das ideias, conceitos, textos ou trechos de textos, obras, monografias, dissertações, teses, artigos, produções materiais ou imagéticas, pertencentes a outrem, que pode ou não estar de acordo, e apresenta como se fossem de sua autoria, sem realizar as referências de forma adequada."
"Assim, para o desenvolvimento das mais diversas atividades propostas em aula, o discente deve consultar diferentes autores, ideias, conceitos e, com base neles, construir suas próprias ideias e conceitos, tornando-se, ele próprio, um autor. Porém, é necessário citar todas as fontes consultadas para evitarmos o plágio!"

Também são apresentados os tipos de plágio: plágio direto, plágio indireto, plagio consentido, plágio de fontes e autoplágio. Leia o texto para entender o que é cada um deles.

Em 2021 foi publicado no site do IFSC o artigo O que pode ser considerado plágio?, que trata do tema de forma bastante abrangente. Outro material muito bom foi publicado pelo IFSC Campus Jaraguá do Sul denominado Manual Anti-Plágio. Esse último ilustra através de exemplos alguns tipos de plágio e mostra como o texto deveria ser tratado para não ser plágio.

Se estiver interessado em ler um pouco mais sobre plágio leia este excelente texto " PLÁGIO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E UNIVERSITÁRIA" que infelizmente não tem dados do autor, mas está disponível na UFSC Edugraf. Também vale a pena ler o texto básico e as referências existentes na wikipédia em português também merecem ser lidos.

Textos sobre plagio


Entidades/Sites

Site de análise de plagio on-line