INCENTIVANDO O USO DO SIMULINK NOS CURSOS DE TELECOMUNICAÇÕES

De MediaWiki do Campus São José
Ir para: navegação, pesquisa

Link curto: http://bit.ly/Simulink4Tele

Introdução e Justificativa da Proposição

Simulink® é um ambiente de diagramas de blocos para a simulação de projetos baseados em modelos. Além da simulação este software suporta a geração automática de código para aplicações em software e hardware (HDL), teste e verificação de sistemas (MATHWORKS, 2015a, 2015c). O editor gráfico possui uma biblioteca de componentes os quais são conectados para a modelagem de sistemas dinâmicos. Ele é integrado com o MATLAB®, permitindo incorporar algoritmos desenvolvidos nesta linguagem de programação para a criação de modelos e simulação. Em virtude destas características esse software tem um alto potencial tanto para modelagem, simulação e implementação e avaliação de sistemas na área de telecomunicações principalmente sistemas de comunicações, processamento de sinais digitais, processamento de imagem e vídeo, sistemas embarcados entre outros (AMIR, 2000; GAN; KUO, 2006). O campus São José do IFSC adquiriu 10 licenças deste software as quais estão disponibilizadas nos laboratórios físicos e também de forma virtual através da IFSC-CLOUD (TORRESINI, 2015), na qual os professores e alunos podem acessar as licenças do IFSC mesmo usando máquinas que estão fora do domínio de endereços do IFSC. Neste projeto pretende-se dar uma maior ênfase no uso dessa ferramenta para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, principalmente em disciplinas que lidam com sistemas de maior complexidade. Para este projeto inicial foi escolhida a disciplina de PSD29007 em função da grande quantidade de aplicações que já existem para o ambiente Simulink® (KRUKOWSKI; KALE, 2011) e também pela necessidade de implantar a disciplina no curso de Engenharia de Telecomunicações (AMIR, 2000).

Objetivos do Projeto

  • Estudar o Simulink®.
  • Analisar de aplicações disponibilizadas por outras universidades e institutos de pesquisa.
  • Desenvolver aplicações para uso nas aulas de laboratório do curso de Engenharia de Telecomunicações utilizando o software Simulink®
  • Ampliar o uso do software de desenvolvimento Simulink® nas disciplinas dos cursos da área de telecomunicações.
Metodologia do Projeto

As metas previstas para a execução do projeto são as seguintes:

  1. ) Estudo do Simulink® incluindo a sua configuração, interfaces, sinais, blocos, modelagem e simulação de sistemas, geração de código de software e hardware. Esta etapa será baseada na leitura de manuais e também sites de ajuda do próprio fabricante (MATHWORKS, 2015a, 2015c, 2015b).
  2. ) Análise de aplicações disponibilizadas por outras universidades e institutos de pesquisa (NAVAS, 2014; TYAGI, 2012; GIORDANO; LEVESQUE, 2015; KRUKOWSKI; KALE, 2011). Nesta etapa serão catalogadas as aplicações já disponíveis e testadas, avaliando a pertinência aos cursos da área de telecomunicações e principalmente a disciplina de DSP29007 – Processamento de Sinais Digitais do curso de Engenharia de Telecomunicações.
  3. ) Desenvolvimento de aplicações para uso nas aulas de laboratório da disciplina de PSD29007.
  4. ) Disponibilização das aplicações avaliadas e também as desenvolvidas em site (Wiki) para uso nas aulas práticas de laboratório (NEJKOVIC; TOSIC, 2014).
  5. ) Escrita de relatórios parciais e do relatório final do projeto. Preparação de um pôster para apresentação em eventos do IFSC.

Forma de Acompanhamento do bolsista

  • Diário de trabalho do bolsista na wiki.
  • Relatório técnico.

Local de Trabalho

Laboratório de Iniciação Científica (Labic).

Alunos envolvidos

Professores Orientadores do projeto

Edital de origem do projeto

Tutoriais para uso do SIMULINK

Modelos

Dicas - Simulink

Dicas para o uso e configuração do Analisador de Espectros do Simulink

Dicas para o uso e configuração dos filtros do Simulink

Dica para equalização de canal no Simulink

Dica para trabalhar com variáveis no Simulink

Modelos desenvolvidos pela Mathworks

Relatório técnico Final

Referências

1. HAYKIN, Simon; MOHER, Michael. Introdução aos sistemas de comunicação. Bookman, 2008. ISBN 9788577803293

2. SKLAR, Bernard. Digital Communications - Fundamentals and Applications. . Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall, 1988. ISBN 0132119390

3. GOLDSMITH, Andrea. Wireless communications. Cambridge university press, 2005.

4. GIORDANO, Arthur A.; LEVESQUE, Allen H. Modeling of Digital Communication Systems Using SIMULINK. John Wiley & Sons, 2015.

5. Simulink - http://www.mathworks.com/products/simulink/. Acesso em: 24/11/15 ás 20h50min.