Modulação por Amplitude de Pulso M-ária (PAM-M)

De MediaWiki do Campus São José
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

No sistema PAM binário a seqüência emitida pela fonte de informação consiste de símbolos binários que representam um dentre dois possíveis níveis de amplitude, –1 para o símbolo 0 e +1 para o símbolo 1. Por outro lado, em uma versão M-ário banda base do sistema, a saída do codificador de linha assume um dentre M possíveis níveis de amplitude, com M > 2. Em um sistema M-ário, a fonte de informação emite a seqüência de símbolos de um alfabeto que consiste de M símbolos onde consegue-se transmitir log2(M) bits em cada um desses símbolos. Cada nível de amplitude da saída do codificador de linha corresponde a um símbolo distinto, de tal forma que existem M níveis distintos de amplitude para serem transmitidos.

Modelo em Simulink

M PAM simulink.png

Primeiramente baixe o arquivo a seguir Sistema.zip. Descompacte e certifique-se que no Matlab você esteja no diretório onde descompactou o arquivo. Digite no terminal do Matlab:

open_system('M_PAM')

ou

M_PAM

Toolbox e blocos necessários

Para realização da simulação, é necessários o Communications System Toolbox html, pdf fornecido pelo próprio Simulink. A seguir temos os blocos utilizados no modelo de simulação:

Simulink
Communications System Toolbox

Para uma melhor visualização dos blocos e subsistemas usar [Tools>Model Explorer]

Descrição do Modelo

O modelo simula o processo de Modulação por Amplitude de Pulso M-ária (PAM-M) de uma sequência de bits codificadas. Neste tipo de modulação a constelação no espaço de sinais é constituída por mais de dois pontos. Em um sistema PAM M-ário, somos capazes de transmitir dados em uma taxa que é log2(M) mais rápida do que o correspondente em um sistema PAM binário.

Parâmetros e Seleção das Configurações do Modelo

Neste modelo é possível controlar através das variáveis do bloco "Parâmetros do modelo", os parâmetros para realização do mesmo bem como eventual testes. Os parâmetros fornecidos por este bloco são:

  • M_ary -> Ordem da modulação;
  • Rb -> Taxa de transmissão em bits/s;
  • variancia -> Variância do ruído gaussiano branco;

Possibilidades de Testes

Os testes foram realizados nas versões 2014a e 2015a do software MATLAB, funcionando perfeitamente nas mesmas. Nela podemos visualisar a constelação dos símbolos transmitidos, bem como o desempenho de taxa de erro de bit (BER) do sistema.