Grupos de Pesquisa

De MediaWiki do Campus São José
Ir para: navegação, pesquisa

Grupo de Estudos e Pesquisa Identidade e Formação Docente - GRIFO

GRIFO.png


O grupo de estudos e pesquisa identidade e formação docente - GRIFO, visa a aprofundar a compreensão da constituição da identidade docente na Educação Profissional Científica e Tecnológica (EPT) e sua relação com o contexto econômico, social e político da educação. Tem ainda como interesse investigar os saberes e práticas que constituem a docência numa perspectiva sócio-histórica, com foco nas propostas de formação de professores e nos elementos do processo de ensinar e aprender expressos pelas teorias pedagógicas. O grupo nasceu com o objetivo de discutir aspectos relacionados à formação de professores no âmbito da educação profissional e tecnológica, mais especificamente dentro dos cursos de licenciatura. A configuração do grupo é multidisciplinar, abrangendo diferentes áreas de formação, por isso acredita-se que com as discussões e pesquisas do grupo, contribua-se para fortalecer a formação continuada de professores.


Linhas de Pesquisa:

   Ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza
   Identidade e formação docente

Líderes:

   Giselia Antunes Pereira
   Paula Alves de Aguiar



Escultura - Grupo de Pesquisa Sociedade, Cultura e Educação

Logo ESCULTURA.jpg


O Grupo de Pesquisa Sociedade, Cultura e Educação objetiva investigar, em uma perspectiva interdisciplinar e a partir das Ciências Humanas e Sociais, fenômenos contemporâneos que atravessam e tangenciam a educação, fundamentado na experiência acumulada no IF-SC. Organizado em três linhas de pesquisa que se articulam transversalmente – linguagem e estética, diversidade e inclusão e corpo e cultura – reflete a proposta coletiva de investigar a comunicação, a arte, o corpo, a diversidade e a inclusão sob a inspiração da Sociologia, da História, da Antropologia e da Filosofia. Objetiva ainda, o ESCULTURA, ser um suporte ao ensino e a extensão, atuando como promotor da integração destas modalidades do fazer docente que compõem a formação acadêmica, técnica, profissional.


Linhas de Pesquisa:

   Diversidade e Inclusão
   Corpo e Cultura
   Linguagens, Arte, Memória

Líderes:

   Fernando Gonçalves Bitencourt 
   Karine Pereira Goss



NEETA - Núcleo de Estudos em Educação, Tecnologia e Ambiente


O NEETA - Núcleo de Estudos em Educação, Tecnologia e Ambiente - tem o objetivo de consolidar pesquisas interdisciplinares sobre educação ambiental e sua incorporação em currículos, em práticas pedagógicas e no desenvolvimento tecnológico.


Linhas de Pesquisa:

   Desenvolvimento Tecnológico e Inserção do Debate Ambiental.
   Educação Ambiental e suas Implicações Pedagógicas

Líder:

   Felipe Silveira de Souza