PJI2-EngTelecom

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

PJI129006 - PROJETO INTEGRADOR II

Dados da disciplina
CARGA HORÁRIA: 80 horas semestrais (4 horas semanais). Prática: 1 hora; EaD: 20 horas; extensão: 79 horas.
PRÉ-REQUISITO(S): PJI129001.
CORREQUISITO(S): STD129006.
DISCIPLINA(S) SUCESSORA(S): PJI129009.
EIXO FORMATIVO: Projeto de Sistemas.
Objetivos
  • Entender os mecanismos envolvidos no processo de integração dos conhecimentos adquiridos no curso para solução de problemas na área de telecomunicações;
  • Entender e aplicar as ferramentas do design thinking no processo de entendimento de problemas e proposta de soluções;
  • Entender e usar ferramentas de metodologias ágeis;
  • Trabalhar em equipes ágeis.
Ementa
Revisão dos conceitos básicos de engenharia, projeto, processo, protótipo e produto. Revisão sobre "Design Thinking" e suas ferramentas. Revisão de metodologias ágeis e suas ferramentas. Concepção de um projeto, utilizando "Design Thinking", com foco em desenvolvimento de software distribuído. Desenvolvimento do projeto com apoio de metodologias ágeis. Execução do programa de extensão do curso.
Metodologia
Este projeto integrador guia os discentes na concepção e desenvolvimento de um sistema de telecomunicações com foco em software distribuído para solucionar um problema demandado pela sociedade em alinhamento o programa de extensão do curso. Neste projeto os discentes participam ativamente em todas as etapas, desde a concepção até a entrega do projeto, passando pela especificação e desenvolvimento do mesmo, com um nível de independência intermediário em relação ao docente. O docente atua como gerente de desenvolvimento, atuando como guia do processo de design thinking e como scrum master e product owner no processo de desenvolvimento ágil.
A unidade curricular será ministrada majoritariamente na modalidade presencial, com 25% de sua CH na modalidade a distância. Na CH executada a distância, o conteúdo teórico-prático será organizado em hipermídia no Ambiente Virtual de Aprendizagem do IFSC (AVEA). A CH presencial focará prioritariamente em debates relacionados à concepção do projeto e nas atividades de desenvolvimento do projeto, especialmente as que demandam o uso de laboratórios especializados.
As aulas práticas serão conduzidas nos laboratórios voltados para projeto de Sistemas Digitais em software e hardware, como o Laboratório de Sistemas Digitais e Laboratório de Redes de Computadores. Para atividades extra-classe de projeto também é disponibilizado o Laboratório de Iniciação Científica.
O resultado esperado deste projeto é um sistema, equipamento, protótipo ou relatório de ensaio, pesquisa ou estudo de caso.
A CH a distância poderá também usar de encontros síncronos previamente agendados mediante solicitação prévia dos estudantes, com presença não obrigatória.
As atividades a distância assíncronas serão realizadas em fórum de discussão, tarefas ou outras ferramentas disponíveis no AVEA. O docente fará a atividade de tutoria, por meio de mensagens e interações com os estudantes no AVEA.
As atividades de avaliação poderão ocorrer de duas formas: (a) avaliações presenciais: serão realizadas obrigatoriamente com presença no câmpus organizador do curso; (b) avaliações à distância: realizadas com mediação pelo AVEA e sem obrigatoriedade de presença no câmpus. Os estudantes que não alcançarem a conceito mínimo terão a oportunidade de realizar uma avaliação de recuperação assíncrona dos conteúdos ministrados na modalidade a distância, sendo esta recuperação disponibilizada no AVEA nos períodos indicados no cronograma do roteiro de estudos. Dada a natureza da UC, não haverá possibilidade de recuperação das atividades presenciais relacionadas à concepção e desenvolvimento do projeto, visto que isto implicaria no desenvolvimento de um novo projeto.
Bibliografia Básica
  1. .BROWN, T. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. E-book (285 p.). ISBN 978-85-508-1437-7. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788550814377. Acesso em: 19 maio 2022.
  2. SCHWABER, K.; SUTHERLAND, J. O guia do Scrum: o guia definitivo para o Scrum: as regras do jogo. [S.l: s.n.], 2020. Disponível em: https://scrumguides.org/. Acesso em: 11 maio 2022.
Bibliografia Complementar
  1. PRESSMAN, R. S; MAXIM B. R. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2021 E-book (658 p.). ISBN 978-65-580-4011-8. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9786558040118/epubcfi/6/2[%3Bvnd.vst.idref%3DCapa.xhtml]!/4/2[page_i]/2%4051:40. Acesso em 03 nov. 2022.
  2. VAN STEEN, M.; TANEMBAUM, A. S. Distributed systems. 3rd ed. [S.l.]: CreateSpace Independent Publishing Platform, 2017. Disponível em: https://www.distributed-systems.net/index.php/books/ds3/. Acesso em: 31 maio 2022.
  3. COMER, D. E. Redes de computadores e Internet. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
Plano de Ensino, Bibliografia e Cronograma de Atividades
Página da Disciplina e Professores
Matriz Curricular