MPQ-EngTelecom

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

MPQ129009 - METODOLOGIA DE PESQUISA

Dados da disciplina
CARGA HORÁRIA: 40 horas semestrais (2 horas semanais). Teoria: 18 horas; extensão: 22 horas.
PRÉ-REQUISITO(S): EEP129004.
CORREQUISITO(S): PFC129010.
DISCIPLINA(S) SUCESSORA(S): nenhuma.
EIXO FORMATIVO: Básico.
Objetivo
  • Conhecer o conceito de “ciência” e diferenciá-lo de outras formas de conhecer a natureza;
  • Conhecer as características do conhecimento científico e como ele evolui ao longo da história;
  • Conhecer as diferentes formas de elaborar uma pesquisa científica;
  • Conhecer as bases de dados científicas e normas técnicas para elaboração de trabalhos científicos, como projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, artigos e apresentações em congressos;
  • Conceituar elementos de pesquisa quantitativa essenciais para o trabalho científico, como teoria de erros e ajustes de curvas;
  • Apresentação de temas e orientadores para os trabalhos de conclusão de curso.
Ementa
Introdução à ciência. Conceito de ciência e de tecnologia. Conhecimento científico. História da ciência. Método científico. Tipos de pesquisa. Escrita científica. Artigo científico. Estatística/erros. Base de dados bibliográficos. Normas ABNT dos trabalhos acadêmicos: projeto, artigo científico, relatório e PFC (TCC). Estrutura de trabalhos acadêmicos: projeto, artigo científico, relatório e PFC (TCC). Visualização científica/gráficos e tabelas. Produção de artigo científico. Fontes de financiamento. Produções científicas relacionadas à execução do programa de extensão do curso.
Metodologia
As aulas serão ministradas com aulas expositivas e dialogadas, discutindo o conteúdo de forma articulada com aplicações do conhecimento, aspectos históricos da evolução da ciência e exemplos do cotidiano. Atividades também podem ser programadas utilizando-se de diferentes recursos didáticos, como experimentos científicos para discussão dos aspectos teóricos da ciência debatidos ao longo do curso. Também serão realizadas análises de artigos científicos e trabalhos de conclusão de curso e produção de textos nos gêneros de publicação científica. Finalmente, a UC contribuirá com a execução do programa de extensão do curso por meio da elaboração de produções científicas relacionadas às atividades desenvolvidas pelos estudantes, além de auxílio e preparação para apresentação dos resultados.
Bibliografia Básica
  1. SCORSOLINI-COMIN, F. Guia de orientação para iniciação científica. São Paulo: Atlas, 2014.
  2. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev.atual. São Paulo: Cortez, 2007.
Bibliografia Complementar
  1. LÜCKMAN, A. P. BURIN, C. K. (org.). Manual de comunicação científica. Florianópolis: Publicações do IFSC, 2016. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/documents/30725/188971/IFSC_manual_comunicacao_cientifica_maio_2016.pdf/58c017ce-c9e1-e36f-03b7-ea26b58f7d97. Acesso em: 31 maio 2022.
  2. GONSALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. 5. ed. Campinas: Alínea, 2011.
  3. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
Plano de Ensino, Bibliografia e Cronograma de Atividades
Página da Disciplina e Professores
Matriz Curricular