PFC-EngTelecom

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

PFC129010 - PROJETO FINAL DE CURSO

Dados da unidade curricular
CARGA HORÁRIA: 140 horas semestrais. Prática: 140 horas.
PRÉ-REQUISITO(S): 2814 horas, PJI129009.
CORREQUISITO(S): N/A.
DISCIPLINA(S) SUCESSORA(S): N/A.
EIXO FORMATIVO: Projeto de Sistemas.
Orientações gerais
O Projeto Final de Curso (PFC) é um componente curricular obrigatório no Curso de Engenharia de Telecomunicações, em que o discente será instigado a aprimorar a sua capacidade de realizar pesquisa técnico-científica e desenvolver habilidades de especificação, planejamento, concepção e execução de projetos. Assim, o discente deve demonstrar a sua aptidão para aplicar, sistematizar e relacionar os conhecimentos científicos e tecnológicos adquiridos nas diversas áreas que compõem o curso de Engenharia de Telecomunicações.
A carga horária do PFC será de 140 horas. Esse componente curricular só pode ser iniciado após o discente ter completado, no mínimo, 70% da carga horária total para integralização da graduação.
Proposta de projeto
No semestre imediatamente anterior a sua matrícula no PFC, o discente deve elaborar com apoio de um professor orientador, uma proposta de projeto que contenha a delimitação do tema, o problema, a justificativa, os objetivos e cronograma de desenvolvimento do projeto. Essa proposta de projeto assinada pelo orientador, deve ser apresentada na matrícula do PFC.
Opcionalmente, é prevista a existência de uma co-orientação, não necessariamente do quadro docente, contanto que seja realizada por indivíduo com formação técnica ou experiência profissional comprovada na área do projeto.
Metodologia
Os temas podem ser sugeridos pelos discentes, por professores orientadores ou advindos de demandas da comunidade externa em geral ou, em particular, do mercado privado. O PFC será realizado de maneira individual e poderá ocorrer em uma empresa, em uma instituição de ensino superior, em um laboratório de pesquisa ou no próprio IFSC. A apresentação dos resultados finais se dará no formato de monografia escrita ou artigo científico e, em qualquer uma das situações, o documento deverá ser submetido a uma defesa pública com arguição de uma banca.
A área de Telecomunicações mantém um espaço físico especializado para o desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica e de desenvolvimento. Este espaço, denominado de LabIC (Laboratório de Iniciação Científica), será usado para o desenvolvimento do PFC, permitindo acomodar de forma parcialmente compartilhada um número considerável de trabalhos. Ele possui equipamentos computacionais e instrumentação básica para a realização de experimentos da área de telecomunicações. Outros laboratórios poderão ser usados sob demanda.
TCCs da Engenharia de Telecomunicações (currículo 290)
Matriz Curricular