Curso Técnico em Telecomunicações - Projeto Integrador I (PJI1)

De MediaWiki do Campus São José
Ir para: navegação, pesquisa

MURAL DE AVISOS E OPORTUNIDADES DA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES



Professores da unidade Curricular

Professores Semestres Anteriores


Material de aula da antiga disciplina de Projetos I (atual Projetos II)
Cronogramas da antiga disciplina de Projetos I (atual Projetos II)


NOSSA ROTINA SEMANAL

Inicie sempre pelo SIGAA o acesso às atividades das nossas aulas. Fazendo isso você estará iterado com todas as publicações, atualizações e compromissos com o plano de ensino da disciplina. Lá, na esquerda da tela, selecione no "Menu Turma Virtual" e clique na opção "Principal". O plano de cada aula prevista no plano de ensino, bem como os objetivos, atividades avaliativas, links, notícias, conteúdos e informações da sua trajetória dentro da disciplina, vão estar resumidos pra você nas opções do menu. Especialmente no caso de eventuais atividades assíncronas e/ou aulas em ANP - Atividades Não Presenciais - (em sábados letivos), será disponibilizado os links das gravações das respectivas videoaulas. No SIGAA também há links que direcionam aos repositórios de conteúdos localizados na página web pessoal do professor e/ou na página da disciplina na WIKI do IFSC. Evite acumular pendências... Mantenha-se sempre em dia!!!

NOSSOS ENCONTROS

LOCAL: LABORATÓRIO DE MEIOS DE TRANSMISSÃO

Terças e quintas às 19h - Aula PJI110131 - Prof. Jorge H. B. Casagrande
Segundas e sextas às 19h - Aula PJI110132 - Prof. Diego M. do Carmo

INFORMAÇÕES IMPORTANTES DAS ATIVIDADES 2022-1

PROFESSOR: Jorge Henrique B. Casagrande - casagrande@ifsc.edu.br - página web pessoal

Carga horária, Ementas, Bibliografia

Plano de Ensino


ATENDIMENTO PARALELO: Em época de Atividades Presenciais: 2as e 5as das 11:35h às 12:30h (Sala de Professores de TELE II ou Laboratório de Meios de Transmissão). O atendimento também pode ser agendado em comum acordo com cada aluno ou grupo de alunos via ferramenta de comunicação extra-sala ou via Google Meet.


SIGAA: Todo registro das aulas presenciais e assíncronas (sábados letivos), as atividades avaliativas com respectivos prazos e percurso do estudante na disciplina, serão publicados e notificados nesse sistema acadêmico que é nosso AMBIENTE OBRIGATÓRIO de uso. No SIGAA estarão os conteúdos e/ou links associados a cada tópico de aula. Acesse regularmente a plataforma para não perder as atividades e prazos correspondentes!!!


CONTEÚDOS: Todo o repositório de material de apoio e referências de nossas aulas estão no SIGAA e/ou na página web pessoal, na seção da disciplina correspondente;


INTERAÇÃO EXTRA-SALA: Para interação fora da sala de aula, acessem nosso grupo no WORKSPACE GOOGLE. Vocês já foram convidados. Caso o grupo não estiver visível em sua conta do GMAIL, solicite o convite para o professor via email casagrande@ifsc.edu.br.

AVALIAÇÕES

  1. Três avaliações são previstas para esta unidade curricular:
    • Avaliação A: referente as partes 1 e 2 do projeto integrador. Esta avaliação será decomposta em duas partes: AE e AP. A parte AE tem peso 0.4 e será computada pela média simples (aritmética) de pequenas tarefas ou questionários realizados ao longo das partes 1 e 2, servindo também como referência para registrar a participação das ANP, no caso de sábados letivos. A avaliação AP terá peso 0.6 e será uma PROVA escrita (TEÓRICA/PRÁTICA) contemplando todo conteúdo envolvido com estas partes da unidade curricular.
    • Avaliação B: referente as partes 3 e 4 do projeto integrador. Esta avaliação será decomposta em duas partes: BE e BP. A parte BE tem peso 0.4 e será computada pela média simples (aritmética) de pequenas tarefas ou questionários realizados ao longo das partes 3 e 4, servindo também como referência para registrar a participação das ANP, no caso de sábados letivos. A avaliação BP terá peso 0.6 e será uma PROVA escrita (TEÓRICA/PRÁTICA) contemplando todo conteúdo envolvido com estas partes da unidade curricular.
    • Avaliação C: referente as partes 5 e 6 do projeto integrador. Esta avaliação será decomposta em duas partes: CE e CP. A parte BE tem peso 0.4 e será computada pela média simples (aritmética) de pequenas tarefas ou questionários realizados ao longo das partes 5 e 6, servindo também como referência para registrar a participação das ANP, no caso de sábados letivos. A avaliação CP terá peso 0.6 e será uma PROVA escrita contemplando todo conteúdo envolvido com esta parte da unidade curricular.
  2. Eventuais trabalhos em equipe poderão resultar em notas diferentes para cada membro. Os critérios de avaliação dos trabalhos serão divulgados na proposição do mesmo.
  3. A nota final NF da disciplina será computada através da média ponderada em carga horária entre A (peso 0.4 de NF), B (peso 0.3 de NF) e C (peso 0.3 de NF) sendo o arredondamento realizado pelo sistema SIGAA. Este mesmo arredondamento será usado na formação das notas de A, B e de C.
  4. No sistema acadêmico SIGAA, na parte referente às notas dos alunos, serão registradas todas as avaliações realizadas. O sistema calcula A, B e C usando os pesos previstos e também a nota final NF. As avaliações AE, BE e CE serão apresentadas numeradas sequencialmente conforme a quantidade de tarefas/questionários repassadas em cada parte do projeto.
  5. A NF sempre tem arredondamento segundo os critérios do SIGAA. Arredondamentos para valores inteiros acima ou abaixo da NF calculada poderão ser também ajustados pelos critérios do professor mediante avaliação da evolução do(a) estudante ao longo do semestre E SEMPRE DEFINIDAS SOMENTE NO ÚLTIMO DIA LETIVO DO SEMESTRE.

Do limite de tempo para execução das atividades avaliativas

  1. O termo atividade avaliativa se refere a qualquer tarefa ou questionário registrado e notificado pelo SIGAA.
  2. Toda atividade avaliativa para composição da A, B e de C será registrada no SIGAA e terá uma data limite de entrega. O aluno deverá registrar a atividade até esta data. O sistema não aceitará entrega fora do prazo e não será permitido envio de tarefa por e-mail fora do prazo.
  3. As notas das atividades avaliativas serão registradas no espaço de correção correspondente e disponibilizadas/notificadas automaticamente pelo SIGAA.
  4. Quaisquer mudanças necessárias dos critérios aqui destacados, serão antecipadamente discutidos e consensualizados com a turma.

Da reprovação por falta de frequência

  1. O aluno deve participar de pelo menos 75% das aulas (incluindo os sábados letivos) ao longo do semestre para que seja considerado aprovado na disciplina.

Da aprovação

  1. Será considerado aprovado o aluno que obtiver NF >= 6 e que obteve A>=6, B >=6 e C>=6.

Da recuperação

  1. Será prevista uma recuperação para cada uma das componentes das avaliações previstas em A, B e C. A nota da recuperação substituirá a nota da respectiva avaliação, caso seja maior. As condições de aprovação serão então aplicadas.
  2. A recuperação prevista é uma segunda tentativa para cada componente das avaliações A, B e C.

Do encaminhamento para cancelamento de matrícula

  1. Caso o(a) estudante deixe de comparecer presencialmente às aulas, por mais de 15 dias decorridos consecutivos, o seu nome será encaminhado para a coordenação para o cancelamento de matrícula conforme previsto no RDP do IFSC.
  2. TODAS AS ATIVIDADES AVALIATIVAS SERÃO LANÇADAS E NOTIFICADAS FORMALMENTE PELO SIGAA E TERÃO LIMITES DE TEMPO PARA A EXECUÇÃO.


IMPORTANTE

Uma avaliação poderá ser recuperada somente se existir justificativa reconhecida pela coordenação. Desse modo, deve-se protocolar a mesma no prazo máximo de 48 horas, contado a partir da data e horário da avaliação, e aguardar o parecer da coordenação. O não cumprimento desse procedimento implica a impossibilidade de fazer a recuperação da respectiva atividade avaliativa.

Material de Apoio

Recursos pedagógicos previstos
  • Apostilas e Tutoriais
  • Apresentação de Slides
  • Glossários de Conceitos
  • Manuais e outros
  • Videoaulas assíncronas
  • Vídeos de apoio
  • Links de apoio
Ferramentas para Atividades Interativas e Exercícios Colaborativos


Bibliografia Básica
1.COELHO, P. E. Projetos de redes locais com cabeamento estruturado. 1a ed. Belo Horizonte: Instituto OnLine, 2003.
2.Forouzan, Behrouz A. Comunicação de dados e redes de computadores; 5ª ed. São Paulo:McGraw-Hill, 2008. 1134p. ISBN 9788586804885
3.MIYOSH, E. M., SANCHES, C. Projetos de sistemas rádio. 2a ed, São Paulo: Érica, 2002.
4.CREDER, H. Instalações elétricas. 15a ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2010.
Bibliografia Complementar
1.CAVALIN G., CERVELIN, S. Instalações elétricas prediais: conforme norma NBR 5410:2004. 20a ed. São Paulo: Érica 2010


Parte 1 - Apresentação da disciplina

OBJETIVOS DA AULA
  • Apresentar a disciplina e plano de ensino bem como os critérios de avaliação;
CONTEÚDO
Apresentação do Projeto do Semestre - Da Rede de Acesso ao Projeto Elétrico

O propósito do Projeto Integrador 1 é proporcionar o primeiro contato com a maior fatia possível de tecnologias mais atuais presentes nas infraestruturas de redes telecomunicações, alinhadas, mas não limitadas, com a ementa prevista no PPC. Nessa perspectiva, os assuntos serão segmentados em seis partes de conteúdos que se completam a medida que o cronograma de aulas avança. Dessa forma fica então a divisão:

  1. Parte 1 Rede Externa de Telefonia Fixa - Última Milha com serviços de telefonia e dados.
  2. Parte 2 Fibras Ópticas
  3. Parte 3 Rede Interna de Telefonia, CATV e CFTV;
  4. Parte 4 Cabeamento Estruturado;
  5. Parte 5 Wireless;
  6. Parte 6 Projeto Elétrico.


Nessa perspectiva, teremos condições de aplicar na prática, uma boa parcela dos assuntos tratados nas seis partes do projeto integrador, manipulando componentes, instrumentos e ferramental específicos. Fique atento sobre todas as notificações enviadas por email através do SIGAA e não perca os prazos e orientações de todas nossas atividades






Voltar

Curso Técnico em Telecomunicações