Mudanças entre as edições de "Regulamento da Validação de Componentes Curriculares"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(Uma revisão intermediária pelo mesmo usuário não está sendo mostrada)
Linha 38: Linha 38:
 
===Modelos para pareceres dos docentes===
 
===Modelos para pareceres dos docentes===
 
Sugestão de redação dos pareceres para os processos de validação por Reconhecimento de Estudos (RE)
 
Sugestão de redação dos pareceres para os processos de validação por Reconhecimento de Estudos (RE)
 +
 +
<blockquote style="background: #CEF2CE; border: 1px solid black; padding: 1em;">
 
;PARECER FAVORÁVEL:
 
;PARECER FAVORÁVEL:
 
<pre>
 
<pre>
O(s) componente(s) curricular(es)  (inserir o nome constante do Histórico e Programa) ___________________, ___________________ e ___________________ cursados pelo discente na IES __________________ , contemplam mais de  75% do conteúdo do componente (inserir código do IFSC)____________ do curso de ____________________________, e também correspondem a mais de 75% da carga horária.  Assim sendo, sou favorável à validação pelo reconhecimento de estudos, sendo atribuído ao aluno o conceito (usar a média ponderada dos componentes envolvidos na validação) ____.  (nome do professor e data) (___________________, ___/____/2022)  
+
O(s) componente(s) curricular(es)  (inserir o nome constante do Histórico e Programa) ___________________, ___________________ e ___________________ cursados pelo discente na IES __________________ , contemplam mais de  75%% do conteúdo do componente (inserir código do IFSC)____________ do curso de ____________________________, e também correspondem a mais de 75%% da carga horária.  Assim sendo, sou favorável à validação pelo reconhecimento de estudos, sendo atribuído ao aluno o conceito (usar a média ponderada dos componentes envolvidos na validação) ____.  (nome do professor e data) (___________________, ___/____/2022)  
 
</pre>
 
</pre>
  
 
;PARECER DESFAVORÁVEL DEVIDO AO CONTEÚDO:
 
;PARECER DESFAVORÁVEL DEVIDO AO CONTEÚDO:
 
<pre>
 
<pre>
O(s) componente(s) curricular(es)  (inserir o nome constante do Histórico e Programa) ___________________, ___________________ e ___________________ cursados pelo discente na IES __________________ , não contemplam pelo menos  75% do conteúdo do componente (inserir código do IFSC)____________ do curso de ____________________________.  (nome do professor e data) (___________________, ___/____/2022)  
+
O(s) componente(s) curricular(es)  (inserir o nome constante do Histórico e Programa) ___________________, ___________________ e ___________________ cursados pelo discente na IES __________________ , não contemplam pelo menos  75%% do conteúdo do componente (inserir código do IFSC)____________ do curso de ____________________________.  (nome do professor e data) (___________________, ___/____/2022)  
 
</pre>
 
</pre>
  
 
;PARECER DESFAVORÁVEL DEVIDO À CARGA HORÁRIA:
 
;PARECER DESFAVORÁVEL DEVIDO À CARGA HORÁRIA:
 
<pre>
 
<pre>
O(s) componente(s) curricular(es)  (inserir o nome constante do Histórico e Programa) ___________________, ___________________ e ___________________ cursados pelo discente na IES __________________ ,  não correspondem a pelo menos 75% da carga horária do componente (inserir código do IFSC)____________ do curso de ____________________________.  (nome do professor e data) (___________________, ___/____/2022)  
+
O(s) componente(s) curricular(es)  (inserir o nome constante do Histórico e Programa) ___________________, ___________________ e ___________________ cursados pelo discente na IES __________________ ,  não correspondem a pelo menos 75%% da carga horária do componente (inserir código do IFSC)____________ do curso de ____________________________.  (nome do professor e data) (___________________, ___/____/2022)  
 
</pre>
 
</pre>
 +
</blockquote>

Edição atual tal como às 18h21min de 11 de outubro de 2022

A validação de disciplinas do curso de Engenharia de Telecomunicações do IFSC será realizado conforme definido no Regulamento Didático-Pedagógico do IFSC. A seguir o extrato dos artigos que regulamentam o processo para os cursos superiores.

CAPÍTULO XII – DA VALIDAÇÃO DE COMPONENTES CURRICULARES
Art. 157. A validação de componentes curriculares poderá ocorrer:
I - para estudos realizados em outro curso de mesmo nível ou superior em que obteve êxito, no IFSC;
II - para reconhecimento de saberes (RS) relativos a uma profissão, adquiridos por trabalhadores, ao longo da sua experiência profissional.
III - para o reconhecimento de estudos (RE) realizados em outro curso de mesmo nível ou superior em que obteve êxito, em outra instituição.
Parágrafo único. A validação com base em componentes curriculares cursados no IFSC, definidas no inciso I, deverá ser registrada mediante equivalências no sistema acadêmico, após avaliação pela Coordenadoria de Curso.
Art. 158. O requerimento de solicitação de validação será formalizado pelo aluno à Coordenadoria de Curso, no prazo estipulado no calendário acadêmico.
§ 1º A validação pelo reconhecimento de estudos será decidida pela Coordenadoria de Curso, mediante consulta ao professor do componente curricular, fundamentada no programa de ensino e no histórico escolar do aluno, o qual deverá conter: carga horária, aproveitamento e frequência de aprovação.
§ 2º Para a aceitação da validação, o programa do componente curricular cursado deverá contemplar no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) do componente a ser validado. Além disso, a carga horária do componente curricular cursado deverá corresponder a no mínimo a 75% (setenta e cinco por cento) do componente a ser validado.
§ 3º Para a validação pelo reconhecimento de saberes o aluno será analisado por uma comissão de pelo menos 2 (dois) professores do curso, mediante realização de atividade avaliativa.
§ 4º Para os casos em que o aluno estiver matriculado no componente curricular que houver solicitado a validação, deverá frequentar as aulas até a divulgação do resultado.
§ 5º A Coordenadoria de Curso poderá solicitar documentação complementar ao solicitante.
§ 6º No caso de deferimento o resultado será registrado no sistema acadêmico fazendo parte dos documentos oficiais do aluno.
§ 7º Para os casos em que o aluno estiver matriculado no componente curricular compete à Coordenadoria de Curso emitir parecer final do processo de validação em até 15 (quinze) dias após a data final para solicitação de validação prevista no calendário acadêmico.
§ 8º Para os casos em que o aluno não esteja matriculado no componente curricular o prazo para a Coordenadoria de Curso emitir o parecer final é o último dia do semestre letivo em curso.
Art. 159. A validação poderá ser solicitada apenas para componente curricular que o aluno se encontra apto a cursar atendendo aos prerrequisitos previstos no PPC.
§ 1º Em curso em implantação apenas componente curricular de fase já implantada poderá ser validada.
§ 2º A validação de componentes curriculares pode ser solicitada uma única vez durante o período letivo.

Validação de Componentes Curriculares por Reconhecimento de Saberes (RS)

Para a Validação de Componentes Curriculares por Reconhecimento de Saberes (RS) consulte a página Validação de Componentes Curriculares por Reconhecimento de Saberes (RS) - Engenharia de Telecomunicações.

Validação de Componentes Curriculares por Reconhecimento de Estudos (RE)

Para a Validação de Componentes Curriculares por Reconhecimento de Estudos (RE) consulte a página Validação de Componentes Curriculares por Reconhecimento de Estudos (RE) - Engenharia de Telecomunicações

Modelos para pareceres dos docentes

Sugestão de redação dos pareceres para os processos de validação por Reconhecimento de Estudos (RE)

PARECER FAVORÁVEL
O(s) componente(s) curricular(es)  (inserir o nome constante do Histórico e Programa) ___________________, ___________________ e ___________________ cursados pelo discente na IES __________________ , contemplam mais de  75%% do conteúdo do componente (inserir código do IFSC)____________ do curso de ____________________________, e também correspondem a mais de 75%% da carga horária.  Assim sendo, sou favorável à validação pelo reconhecimento de estudos, sendo atribuído ao aluno o conceito (usar a média ponderada dos componentes envolvidos na validação) ____.   (nome do professor e data) (___________________, ___/____/2022) 
PARECER DESFAVORÁVEL DEVIDO AO CONTEÚDO
O(s) componente(s) curricular(es)  (inserir o nome constante do Histórico e Programa) ___________________, ___________________ e ___________________ cursados pelo discente na IES __________________ , não contemplam pelo menos  75%% do conteúdo do componente (inserir código do IFSC)____________ do curso de ____________________________.   (nome do professor e data) (___________________, ___/____/2022) 
PARECER DESFAVORÁVEL DEVIDO À CARGA HORÁRIA
O(s) componente(s) curricular(es)  (inserir o nome constante do Histórico e Programa) ___________________, ___________________ e ___________________ cursados pelo discente na IES __________________ ,  não correspondem a pelo menos 75%% da carga horária do componente (inserir código do IFSC)____________ do curso de ____________________________.   (nome do professor e data) (___________________, ___/____/2022)