Recomendações para trabalhos escritos

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Como apresentar trabalhos escritos
Como fazer o Resumo

O Resumo é uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. O resumo deve ser um parágrafo único que ressalte o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento. Recomenda-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular usando de uma seqüência de frases concisas e afirmativas. O resumo não deve ser uma enumeração de tópicos. Segundo a NBR 6028, em trabalhos acadêmicos e relatórios técnico-científicos os resumos devem ter entre 150 a 500 palavras. No caso de artigos de periódicos a quantidade é reduzida para 100 a 250 palavras.

FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028:2003 - Informação e documentação - Resumo - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
VER TAMBÉM:
How to Write an Abstract
Uso de palavras-chave

Uma palavra-chave é representativa do conteúdo do documento. Preferencialmente deve ser escolhida a partir de um vocabulário controlado. As palavras-chave seguem o resumo, sendo antecedidas da expressão "Palavras-chave:", separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

Palavras-chave: Resumo.  Palavra-chave. ABNT.
FONTE: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028:2003 - Informação e documentação - Resumo - Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
VER TAMBÉM:
2014 IEEE Taxonomy - Version 1.0
Como escolher a melhor palavra-chave para seus artigos
Google Trends
Como fazer citações e referências
Recomendações sobre a apresentação de trabalhos