Esclarecendo ICO

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Software

Definição

São conjuntos de instruções ao computador (Scripts) para que o Hardware realize o que seja pedido.

Software Livre

É um tipo de software que permite alterações no seu código fonte sem a necessidade da permissão do criador e/ou proprietário do software. Como exemplo, temos o GNU/Linux. Proprietário ou particular: É um tipo de software que é licenciado com direito exclusivo ao produtor. Ou seja, mudanças no código fonte são proibidas ou, para fazê-las, é necessária a permissão do produtor.

Sistema Operacional (SO)

É um tipo de Software que gerencia os recursos do sistema. Ele faz a intermediação entre o Software e o Hardware. Ele reveza a execução com outros programas, como se estivesse vigiando todo o processo computacional.

Linux

O que é

Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux. O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O núcleo tem seu código fonte sob a licença GNU/GPL, sendo assim, um software livre, permitindo alterações no seu código fonte.

História

Inicialmente desenvolvido e utilizado por entusiastas em computadores, os sistemas operacionais ganharam apoio de empresas como IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google, Mandriva e Canonical.

Distribuições do Linux: O Linux é dividido em várias distribuições, dentre elas, temos a Debian. Baseada nela, temos o Ubuntu.

Ubuntu

É um sistema operacional de código aberto, baseado no Debian. Patrocinado pela Canonical. Todas as versões deste SO são disponibilizadas sem custo algum.Um dos fatores que deixam o Ubuntu mais ‘versátil’ é o fato de, além da ferramenta ‘padrão’ do SO, virem instalados aplicativos para atender às necessidades ‘básicas’ de um usuário do SO, tais como LibreOffice e Firefox. Além disso, reprodutores de mídia, clientes de e-mail e jogos simples completam a parte ‘básica’ do SO.

Vantagens do Linux: O uso de comandos para tarefas simples ou complicadas, como alterar criar uma pasta ou até mudar permissões sobre ela.

Modo Gráfico (Linux)

O Modo Gráfico no Linux é o modo mais comum ao usuário que não gosta e/ou sabe como manejar os comandos irá utilizar o computador. É, basicamente, uma versão diferenciada do Windows, tendo os mesmos elementos (diretórios, arquivos, "Painel de Controle", etc.) e não é muito diferente a utilização em relação ao Windows.


Modo Texto no Ubuntu

O modo texto no Ubuntu baseia-se no bash, também conhecido como shell, que é um interpretador de comandos. Por meio desta ferramenta você pode fazer praticamente as mesmas coisas que faz na interface gráfica, com a vantagem de que se precisar alterar novamente, você só precisará mudar alguns parâmetros, ou sintaxes, do comando.

Exemplo: Você (usuário01) é dono de uma pasta (/home/usuário01/pasta01) e quer que somente você tenha a permissão para ler, escrever e executar, o grupo-dono da pasta (grupo01) poderá somente ler e executar, e todos os outros usuários que não são o dono ou são do grupo-dono podem somente ler, mas não escrever nem executar.

O comando usado seria:

usuário01:~$ chmod 754 /home/usuário/pasta01

Exemplo 2: Você teve alguns desentendimentos com os outros usuários do grupo-dono, e agora quer que eles somente tenham a permissão de leitura. Para fazer esta alteração,você pode simplesmente copiar o comando anterior, mudando apenas o valor de 754 para 744.

Então ficaria: usuário01:~$ chmod 744 /home/usuário01/pasta01


Referências

Foram utilizados como sites de pesquisa para esta página os sites:

http://pt.wikipedia.org/

http://wiki.sj.ifsc.edu.br/index.php/ICO-IntTel