Modo Gráfico no Linux

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

O que é?

O Modo Gráfico no Linux é o modo mais comum ao usuário que não gosta e/ou sabe como manejar os comandos irá utilizar o computador. É, basicamente, uma versão diferenciada do Windows, tendo os mesmos elementos (diretórios, arquivos, "Painel de Controle", etc.) e não é muito diferente a utilização em relação ao Windows.

Aqui temos um link que mostra uma imagem do diretório principal de uma das distribuições do Linux, o Ubuntu 12.04 onde é possível perceber que o esquema de diretórios e arquivos não é muito diferente do Windows. As diferenças são apenas estéticas, como no desenho do diretório, disposição dos elementos na página, etc.

Abaixo é mostrada uma tarefa relativamente simples, onde temos o Sistema Operacional Windows XP e queremos alterar o DNS. O processo será todo mostrado abaixo no modo gráfico do windows e, após isto, será apresentado no modo texto no Ubuntu o mesmo processo, para mostrar a diferença de trabalhos e também a facilidade do modo texto em relação ao modo gráfico.

1. O Primeiro passo é entrar no Painel de Controle e então, clicar em "Conexões de Rede e de Internet".

http://goo.gl/hdzqJZ

2. Feito isto, temos de clicar em "Conexões de Rede".

http://goo.gl/JgbHeZ

3. Serão apresentadas então, as suas conexões de internet. Clique na conexão desejada com o botão direito do mouse e, então, clique em "Propriedades".

http://goo.gl/F0eZ6c

4. Na aba "Geral", selecione "Protocolo TCP/IP" e clique em "Propriedades".

http://goo.gl/8GYsMg

5. Na janela que abrirá, clique em "Usar os seguintes endereços de servidor DNS:". Então, digite o número do DNS desejado. No caso abaixo foram usados os DNS do Google, que são 8.8.8.8 ou 8.8.4.4

http://goo.gl/IxvOMa

Feito, seu DNS foi alterado.( Imagens retiradas do site https://suporte.hostrevenda.com )

Agora faremos o mesmo processo no Ubuntu 12.04

1. Abra o terminal com Ctrl+Shift+t e digite: sudo apt-get install resolvconf . Se já estiver instalado, procederemos ao próximo passo. Se não estiver, apenas aguarde a instalação.

2. Após isto, digite no terminal: sudo nano /etc/resolvconf/resolv.conf.d/head . Será aberta uma janela:

http://goo.gl/IttWQ0

3. Abaixo do conteúdo já existente no arquivo, devemos digitar os valores do DNS desejado. No exemplo foram colocados o DNS do Google (8.8.8.8) e o DNS raiz (4.2.2.2) . A sintaxe (forma como deverá ser escrita a linha) deverá ser esta: nameserver (IP_do_DNS) . O arquivo deve ficar como a tela abaixo.

http://goo.gl/l3cBNF

4. Agora, pressione Ctrl+x e então S e salve o arquivo como /etc/resolv.conf .

http://goo.gl/Qc21eB

5. Reinicie seu computador e então abra seu gerenciador de redes onde, se estiver tudo correto, estarão apresentados os DNS's escritos por você.

http://goo.gl/1RAanN

Imagens retiradas do site: http://sejalivre.org/


Foram apresentadas as duas formas de se fazer o mesmo processo. Após vê-las, qual imagina que é a mais rápida e fácil de fazer? Imagine agora que você tenha que repetir todo o processo, após fechar todas as abas e terminal (no ubuntu). No modo gráfico, você terá de clicar novamente em Painel de Controle e então em Conexões de Rede e de Internet, etc. Já no modo texto do Ubuntu, você simplesmente repete os comandos, alterando apenas os valores do DNS para os que você quiser. Então, após serem apresentados e explicados os dois métodos, qual você prefere no quesito facilidade?