Modo texto no Ubuntu

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Arquivos e Diretórios

São nos arquivos e nos diretórios que estão armazenadas as suas informações pessoais de cada usuário no Ubuntu. Um exemplo de arquivo que guarda informações de usuários é o /etc/passwd

Comandos básicos

cd (change directory): Muda para o diretório escolhido.

ls (list): Lista o conteúdo de determinado diretório.

 aluno@ico01:~$ ls -a
 aluno@ico01:~$ ls -l
 aluno@ico01:~$ ls -d
 aluno@ico01:~$ ls -R

cat: Lê determinado arquivo.

mkdir (make directory): Cria um novo diretório.

touch: Cria um novo arquivo.

history: Mostra o histórico de comandos.

pwd: Mostra o diretório corrente.

rm: Remove um arquivo.

rm -r: Remove um diretório

file: Descreve o arquivo solicitado.

su: Entra no superusuário

mv: Move ou renomeia arquivos/diretórios.

cp: Copia arquivos/diretórios.

Usuários e Grupos

Os usuários são quem usam o computador. Num mesmo computador podemos ter vários usuários. Num computador com vários usuários, os mesmos podem estar divididos em grupos. Por exemplo, temos 5 usuários (usuário01, usuário02, usuário03, usuário04, usuário05)divididos em 2 grupos (grupo01, grupo02), onde estão no grupo01 o usuário01, usuário02 e usuário03 e estão no grupo02 o usuário04 e usuário05. Uma pasta com permissionamento 750, criada pelo usuário01 e tendo como grupo-dono o grupo01, poderá ser lida, escrita e executada pelo dono dela e lida e executada pelo grupo-dono, ou seja, todos os membros do grupo01.

Permissionamento

Para que os usuários não tenham seus arquivos e pastas acessados por qualquer outro usuário do computador, existe o permissionamento, que é uma forma de controle sobre o que outros usuários, sendo de seu grupo ou não, poderão fazer em seus arquivos/pastas.

Exemplo 1: Você (usuário01) é dono de uma pasta (/home/usuário01/pasta01) e quer que somente você tenha a permissão para ler, escrever e executar, o grupo-dono da pasta (grupo01) poderá somente ler e executar, e todos os outros usuários que não são o dono ou são do grupo-dono podem somente ler, mas não escrever nem executar. O comando usado seria: usuário01:~$ chmod 754 /home/usuário/pasta01

Exemplo 2: Você teve alguns desentendimentos com os outros usuários do grupo-dono, e agora quer que eles somente tenham a permissão de leitura. Para fazer esta alteração, você pode simplesmente copiar o comando anterior, mudando apenas o valor de 754 para 744.

Então ficaria: usuário01:~$ chmod 744 /home/usuário01/pasta01

Redirecionamento de Entrada e Saída

Com esse recurso presente no shell, você consegue redirecionar comandos para dispositivos ou arquivos ao invés da saída padrão (tela).

Comandos de Hardware

Os comandos de hardware são comandos executados no terminal do ubuntu com resultados diretamente relacionados ao hardware do computador.

Abaixo estão listados alguns comandos referentes ao hardware:

cat /proc/cpuinfo: Mostra o modelo do processador.

free -m: Informações de uso da memória RAM.

lspci -tv: Mostra os dispositivos PCI conectados.

lsusb -tv: Exibe os dispositivos USB conectados.

dd if=/dev/mem bs=1k skip=768 count=256 2>/dev/null | strings -n 8: Faz a leitura da BIOS.

Scripts

Os Scripts são um tipo de 'roteiro' a ser seguido por qualquer sistema computacional e trazem informações a serem processadas e transformadas em ações que serão executadas por um programa principal.

VIM

O VIM é um editor de texto que acompanha a maioria das distribuições Linux, sendo mantido como software livre. O VIM foi criado por Bram Moolenaar.



Todos textos foram escritos por Jorge Liberato Delfino em colaboração com Bruno Fontana da Silva e tiveram como fonte de referências o site Wikipedia.