Definem-se como Atividades Complementares (ACs) as atividades teórico-práticas, de natureza acadêmica, científica, artística e cultural que busquem a integração entre ensino, pesquisa e extensão, em áreas relacionadas ao curso de Engenharia de Telecomunicações. Essas práticas se distinguem das práticas pedagógicas previstas no desenvolvimento regular das Unidades Curriculares (UCs) obrigatórias do currículo. Tais atividades visam a incentivar o acadêmico a se tornar um profissional participativo e engajado em atividades que estão relacionadas à sua área de formação.
O estágio curricular visa a proporcionar ao discente a vivência no mundo do trabalho, o que facilita a sua adequação à vida profissional e permite a integração e a aplicação dos diferentes conhecimentos vistos ao longo da sua vida acadêmica. Sua presença é considerada como importante parte da formação discente, além de ser uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho.
O Projeto Final de Curso (PFC) é um componente curricular obrigatório no Curso de Engenharia de Telecomunicações, em que o discente será instigado a aprimorar a sua capacidade de realizar pesquisa técnico-científica e desenvolver habilidades de especificação, planejamento, concepção e execução de projetos. Assim, o discente deve demonstrar a sua aptidão para aplicar, sistematizar e relacionar os conhecimentos científicos e tecnológicos adquiridos nas diversas áreas que compõem o curso de Engenharia de Telecomunicações.