OficinaScratch-ExerciciosInterdisciplinares

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 13h13min de 23 de agosto de 2013 por Eraldo (discussão | contribs) (Geometria Analítica)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

1 Objetivos

Os alunos deverão ser capazes de, ao final da aula, usar o Scratch - estruturas de decisão, repetição, variáveis simples e expressões com operadores ariméticos e lógicos - de resolver pequenos problemas associados as disciplinas do semestre.

2 Exercícios Propostos

2.1 Cálculo 1

Exercício 1

Implementar um sprite com 4 funções:

  • (1)conversão de um número complexo representado na forma retangular para polar;
  • (2)conversão de um número complexo representado na forma polar para retangular;
  • (3)soma de dois números complexos no formato retangular;
  • (4)soma de dois números complexos no formato polar.

Cada função é acionada por uma mensagem(sinal). Os nomes destas mensagens são msgConvRetPolar, msgConvPolarRet, msgSomaPolar, msgSomaRet. Os parâmetros são passados nas variáveis globais parâmetro1, parâmetro2, parâmetro3 e parâmetro4. Os resultados são devolvidos em resultado1 e resultado2.

OBSERVAÇÃO: Considere sempre o primeiro quadrante, ou seja, as coordenadas reatngulares x e y positiva. Note que para um dado número complexo z:

Tem-se


r=|z|=x2+y2.
φ=arg(z)={arctan(yx)if x>0arctan(yx)+πif x<0 and y0arctan(yx)πif x<0 and y<0π2if x=0 and y>0π2if x=0 and y<0indeterminado if x=0 and y=0.

e

z=r(cosφ+isinφ).

onde

x=rcosφ
y=rsinφ


Exercício 2

Incrementar o Sprite do primeiro exercício para que este realize as conversões em todos os quadrantes.

Exercício 3

Representar no palco, os eixos x e y de uma função. Implementar um sprite que permite traçar uma senóide, dado a frequência, amplitude e a fase da senóide. O eixo dos x deve representar o tempo.

y(t)=Asin(2πft+ϕ)=Asin(ωt+ϕ)

onde:

  • A, é amplitude;
  • f, a frequência em ciclos por segundo.
  • ω = 2πf, a frequência angular;
  • φ, é a fase, em radianos computada em t = 0.

Exercício 4

Representar no palco, os eixos x e y de uma função. Implementar um sprite que permite traçar a soma das duas ou das três primeiras componentes frequenciais da onda quadrada.

A ordem de traçar a soma das duas ou das três componentes é acionada por uma mensagem(sinal). Os nomes destas mensagens são msgTracaDuasC, msgTraçaTresC. Os parâmetros que serão passados nas variáveis globais parâmetro1, parâmetro2, serão a amplitude e a frequencia da componente fundamental. Os resultados são devolvidos nestas variáveis.

As duas primeiras componentes frequencias da uma onda quadra são dados por:

y(t)=A/πsin(2πft)
y(t)=A/(3π)sin(2π3ft)

A terceira componente frequencial da onda quadrada é:

y(t)=A/(5π)sin(2π5ft)

2.2 Geometria Analítica

Exercício 1

Considere dois vetores A e B dados pelas coordenadas em (x,y) em um espaço n dimensional [1]:

𝐀=(a1,a2,,an)
𝐁=(b1,b2,,bn)

O produto escalar entre A e B é escrito como sendo:

𝐀𝐁=i=1naibi=a1b1+a2b2++anbn

Implemente um programa Scratch para calcular o produto escalar entre dois vetores representados no plano (2 dimensões).

2.3 Física I

Exercício 1

Considere um móvel cuja velocidade no tempo é dada pela equação abaixo.

v(t)=v0+5t3

Implemente um programa Scratch para calcular a a aceleração em um dado tempo td fornecido. Sugestão: o programa deve calcular v(td) e v(td+Δp) onde Δp é um passo extremamente pequeno, por exemplo, 0.001. A aceleração no ponto td é a derivada de v(t) no ponto, podendo ser aproximada por v(td+Δp)v(td)Δp.