Desenvolver software de média complexidade e de acordo com o paradigma da programação orientada a objetos;
Criar modelos de software usando a linguagem de modelagem unificada (UML), para fins de projeto e documentação de software;
Aplicar técnicas de desenvolvimento de software orientadas a testes;
Usar de forma efetiva ferramentas como ambiente integrado de desenvolvimento e sistema de controle de versão para trabalhar de forma colaborativa.
Ementa
Introdução ao paradigma da orientação a objetos. Introdução a uma linguagem de programação orientada a objetos. Introdução à linguagem de modelagem unificada (UML). Introdução sobre processo unificado de desenvolvimento de software. Uso de sistemas de controle de versão. Testes de unidade.
Metodologia
O conteúdo da unidade curricular será apresentado por meio de aulas expositivas e aulas práticas de maneira articulada com aplicações do conhecimento. As aulas práticas serão conduzidas nos laboratórios voltados para o desenvolvimento de software, como o Laboratório de Sistemas Digitais ou Laboratório de Programação. Serão desenvolvidos exercícios e realização de trabalhos individuais.
Bibliografia Básica
BEZERRA, E. Princípios de análise e projeto de sistemas com UML. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
HORSTMANN, C. S.; CORNELL, G. Core java: volume 1 : fundamentos. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
Bibliografia Complementar
DEITEL, P. J.; DEITEL, H. M. Java: como programar. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
LARMAN, C.; BRAGA, R. V. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.