|
|
Linha 3: |
Linha 3: |
| :*[[Paulo Henrique Oliveira Porto de Amorim]] | | :*[[Paulo Henrique Oliveira Porto de Amorim]] |
| :*[[Vicente Rodrigues de Almeida]] | | :*[[Vicente Rodrigues de Almeida]] |
|
| |
| =Conhecimentos=
| |
| Princípios da educação ambiental problematizadora; Teorias e práticas de educação ambiental no ensino formal e não formal; Fundamentos de educação ambiental em diversas abordagens: ecológica, filosófica e histórica; sujeitos da aprendizagem em educação ambiental, na interação com criança, jovem, adulto e idoso dos espaços educativos formais e não formais
| |
|
| |
| =Competências / Objetivos=
| |
| :*Conhecer processos de ensino, pesquisa e extensão de práticas pedagógicas em espaços educativos formais e não formais voltados à educação ambiental, almejando a construção de uma problemática para o projeto de pesquisa e/ou intervenção.
| |
| :*Realizar observações e/ou intervenções nos espaços educativos formais e/ou não formais voltados à educação ambiental.
| |
| :*Elaborar diário de campo como instrumento de registro e reflexão do processo de pesquisa
| |
|
| |
| =Bibliografia=
| |
| :ANDRÉ, M. E. D. A. de (Org.). '''O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores.''' 12. ed. Campinas: Papirus, 2012.
| |
| :FREIRE, P. '''Por uma pedagogia da pergunta.''' Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
| |
| :ZABALZA, M. A. '''Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional'''; tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
| |
| :ZAGO, N.; CARVALHO, M. P. de; VILELA, R. A. T. '''Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação.''' Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
| |
| :Obs. Outras referências serão definidas de acordo com as temáticas escolhidas pelos estudantes e com os espaços de ensino, pesquisa e extensão de práticas educativas voltadas à educação ambiental visitadas
| |
|
| |
| =Avaliação=
| |
| *Projeto de Intervenção conjunto com [[Currículo e Educação Ambiental]]
| |