Práticas educativas em Educação Ambiental

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Professores

Conhecimentos

Princípios da educação ambiental problematizadora; Teorias e práticas de educação ambiental no ensino formal e não formal; Fundamentos de educação ambiental em diversas abordagens: ecológica, filosófica e histórica; sujeitos da aprendizagem em educação ambiental, na interação com criança, jovem, adulto e idoso dos espaços educativos formais e não formais

Competências / Objetivos

  • Conhecer processos de ensino, pesquisa e extensão de práticas pedagógicas em espaços educativos formais e não formais voltados à educação ambiental, almejando a construção de uma problemática para o projeto de pesquisa e/ou intervenção.
  • Realizar observações e/ou intervenções nos espaços educativos formais e/ou não formais voltados à educação ambiental.
  • Elaborar diário de campo como instrumento de registro e reflexão do processo de pesquisa

Bibliografia

ANDRÉ, M. E. D. A. de (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 12. ed. Campinas: Papirus, 2012.
FREIRE, P. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional; tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ZAGO, N.; CARVALHO, M. P. de; VILELA, R. A. T. Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
Obs. Outras referências serão definidas de acordo com as temáticas escolhidas pelos estudantes e com os espaços de ensino, pesquisa e extensão de práticas educativas voltadas à educação ambiental visitadas

Avaliação


Plano de ensino 2017
Aula Data Horas Conteúdo Recursos
01 12/05 4 Apresentação e definição temática projeto de intervenção Levantamento de referencial teórico para projeto de intervenção e postagem no Moodle; Elaboração de questões para questionário com alunos do PROEJA; Elaboração de termo de livre consentimento e esclarecido; Leitura do PPC do curso de especialização PROEJA do IFSC Câmpus São José.
02 19/05 4 Memorial acadêmico Elaboração do memorial acadêmico
03 26/05 4 Testemunho com palestrante Paulo Bodner e recolha de dados Tarefa: A partir da palestra, o que eu posso relacionar com o projeto de intervenção em construção?
04 02/06 4 Teorias do Currículo Tarefa: Postar Prévia do projeto de intervenção
05 03/06 4 Saída de estudo - Instituto Çarakura Tarefa: A partir da saída de campo, o que eu posso relacionar com o itinerário do projeto de intervenção em construção?
06 09/06 4 Intervenção - Desenvolvimento das oficinas no PROEJA
07 23/06 4 Avaliação da intervenção e polinização
08 30/06 4 Avaliação final Tarefa: Avaliação final dos componentes curriculares.
TOTAL 36

Cronograma Detalhado