Projeto Integrador 2016-2: mudanças entre as edições
Linha 77: | Linha 77: | ||
'''- Desenvolvimentos Futuros''' | '''- Desenvolvimentos Futuros''' | ||
: | :Após a conclusão do curso Técnico Integrado em Telecomunicações, alguns alunos pretendem continuar com a empresa. Seus objetos, a partir de então, serão aumentar as possibilidades de monitoramento para prevenção de acidentes domésticos. | ||
= Cronograma = | = Cronograma = |
Edição das 10h32min de 3 de outubro de 2016
Trabalho desenvolvido com os alunos da oitava fase do Curso Técnico Integrado de Telecomunicações do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) campus São José - SC.
Este projeto consiste no desenvolvimento de uma ideia de produto ou serviço para atender a uma necessidade específica ou um problema da sociedade.
Os alunos se organizam em equipe, no formato de uma empresa, onde são responsáveis por todas as etapas de criação, desenvolvimento e divulgação do produto ou serviço oferecido.
A seguir, temos a descrição do projeto da turma 6080821, desenvolvido no semestre 2016-2.
1 Sensoritech
SOBRE A EMPRESA
Nascida à partir da iniciativa dos formandos do curso Técnico Integrado em Telecomunicações do IFSC São José, a Sensoritech é um empreendimento focado em oferecer soluções para a segurança e independência de pessoas vulneráveis a acidentes domésticos e a seus familiares.
Buscamos levar em conta a privacidade das pessoas, o elo entre os familiares e comprometimento em levar a melhor solução para os nossos clientes.
O nome Sensoritech é derivado da fusão das palavras sensor e technology, dois pilares do funcionamento de nossas soluções.
1.1 ORGANIZAÇÃO
- Presidente: Igor Possamai Mariano
- Vice-presidente: Gabriel Machado da Roza
SETORES DA EMPRESA
- Marketing: responsável pela criação do site, pelas redes sociais, campanhas e divulgação dos produtos e serviços oferecidos da empresa.
- - Integrantes: Rodrigo (líder), Matheus Muller, Marlon, Vanessa, Bruno Barotto
- Programação: responsável pelo desenvolvimento das aplicações dos serviços oferecidos pela empresa, envolvendo as implementações de redes de computadores e programação em linguagem Java.
- - Integrantes: Gabriel Marassati (líder), Felipe, Augusto, Bruno Hass, Marcele, Patrick, Matheus Cadorin, Gabriel Espíndola
- Eletrônica: responsável pelo desenvolvimento dos dispositivos eletrônicos das soluções da empresa, englobando as implementações com a plataforma Arduino, sensores, atuadores e programação em linguagem C/C++.
- - Integrantes: Jaqueline (líder), Arthur (líder), Juliano, Marlon, Guilherme, Rosa, Rodrigo, Natalia, Bruno Barotto
- Admistrativo/Financeiro: responsável pelo acompanhamento das atividades da empresa através de relatórios, bem como pelo controle financeiro da empresa, orçamentos de materiais e serviços em geral.
- - Integrantes: Marcele (líder), Natalia, Jaqueline*
- Recursos Humanos: responsável por mediar conflitos internos entre os colaboradores da empresa e, se necessário, organizar trocas de setores.
- - Integrante: Arthur (líder)
OBS: Integrantes dos setores de Marketing, Administrativo/Financeiro e Recursos Humanos trabalharão nos setores de Programação e Eletrônica dada a necessidade da empresa ou quando não houver atividades em suas áreas.
2 Produto
Oferecemos uma solução modular de monitoramento personalizável dentro de uma gama de opções para prevenção de acidentes domésticos, tais como vazamentos de gás, detecção de fumaça e incêndios, entre outros.
A partir da detecção de riscos de acidentes, nossos clientes são informados e podem escolher quais ações devem ser tomadas por nossa equipe de monitoramento:
- a) entrar em contato com o próprio morador do ambiente monitorado;
- b) entrar em contato com o responsável familiar;
- c) soluções com respostas automatizadas.
- Público-alvo
- Pessoas vulneráveis e susceptíveis a acidentes domésticos e seus familiares.
- Concorrência
- Apesar de não existirem concorrentes diretos que ofereçam um sistema focado na prevenção de acidentes domésticos, a principal concorrência são as empresas de segurança e monitoramento em geral, bem como outros serviços de monitoramento e atendimento para idosos. Embora estes sejam menos automatizados e completos, além de serem mais invasivos.
- Desenvolvimento do produto
- O objetivo para este semestre é criar um sistema capaz de enviar os sinais coletados pelos sensores, interpretá-los em um servidor, acionar e informar aos os riscos do ambiente monitorado, permitindo gerenciamento através de uma aplicação.
- Desenvolvimentos Futuros
- Após a conclusão do curso Técnico Integrado em Telecomunicações, alguns alunos pretendem continuar com a empresa. Seus objetos, a partir de então, serão aumentar as possibilidades de monitoramento para prevenção de acidentes domésticos.
3 Cronograma
Disciplinas
- Descrição das disciplinas da 8ª fase do curso Técnico Integrado de Telecomunicações envolvidas na elaboração e desenvolvimento do projeto integrador.
- Quais as contribuições de cada disciplina no projeto e o que altera em sua dinâmica para se adequar ao trabalho.
Tópicos Especiais
- Quais tópicos especiais se fazem necessários para o projeto e quais pontos adicionais devem ser acrescentados nas disciplinas para atender às necessidades de implementação do projeto da equipe.
4 Relações Externas
Existe algum cliente em potencial, ou talvez interessado em auxiliar no desenvolvimento de um protótipo?
"Padrinhos": a empresa possui algum contato, pessoa física ou jurídica, que apoie o projeto?
5 Apresentação Final
- Local e data da apresentação final
- Convidados e visitantes
- - IFSC (professores, técnicos, alunos)
- - Empresas
- - Pais