Projeto Integrador 2016-2

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Trabalho desenvolvido com os alunos da oitava fase do Curso Técnico Integrado de Telecomunicações do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) campus São José - SC.

Este projeto consiste no desenvolvimento de uma ideia de produto ou serviço para atender a uma necessidade específica ou um problema da sociedade.

Os alunos se organizam em equipe, no formato de uma empresa, onde são responsáveis por todas as etapas de criação, desenvolvimento e divulgação do produto ou serviço oferecido.

A seguir, temos a descrição do projeto da turma 6080821, desenvolvido no semestre 2016-2.




Sensoritech

SOBRE A EMPRESA

Nascida à partir da iniciativa dos formandos do curso Técnico Integrado em Telecomunicações do IFSC São José, a Sensoritech é um empreendimento focado em oferecer soluções para a segurança e independência de pessoas vulneráveis a acidentes domésticos e a seus familiares.

Buscamos levar em conta a privacidade das pessoas, o elo entre os familiares e comprometimento em levar a melhor solução para os nossos clientes.

O nome Sensoritech é derivado da fusão das palavras sensor e technology, dois pilares do funcionamento de nossas soluções.


ORGANIZAÇÃO

  • Presidente: Igor Possamai Mariano
  • Vice-presidente: Gabriel Machado da Roza


SETORES DA EMPRESA

  • Marketing: responsável pela criação do site, pelas redes sociais, campanhas e divulgação dos produtos e serviços oferecidos da empresa.
- Integrantes: Rodrigo (líder), Matheus Muller, Marlon, Vanessa, Bruno Barotto
  • Programação: responsável pelo desenvolvimento das aplicações dos serviços oferecidos pela empresa, envolvendo as implementações de redes de computadores e programação em linguagem Java.
- Integrantes: Gabriel Marassati (líder), Felipe, Augusto, Bruno Hass, Marcele, Patrick, Matheus Cadorin, Gabriel Espíndola
  • Eletrônica: responsável pelo desenvolvimento dos dispositivos eletrônicos das soluções da empresa, englobando as implementações com a plataforma Arduino, sensores, atuadores e programação em linguagem C/C++.
- Integrantes: Jaqueline (líder), Arthur (líder), Juliano, Marlon, Guilherme, Rosa, Rodrigo, Natalia, Bruno Barotto
  • Admistrativo/Financeiro: responsável pelo acompanhamento das atividades da empresa através de relatórios, bem como pelo controle financeiro da empresa, orçamentos de materiais e serviços em geral.
- Integrantes: Marcele (líder), Natalia, Jaqueline*
  • Recursos Humanos: responsável por mediar conflitos internos entre os colaboradores da empresa e, se necessário, organizar trocas de setores.
- Integrante: Arthur (líder)

OBS: Integrantes dos setores de Marketing, Administrativo/Financeiro e Recursos Humanos trabalharão nos setores de Programação e Eletrônica dada a necessidade da empresa ou quando não houver atividades em suas áreas.


Produto

Oferecemos uma solução modular de monitoramento personalizável dentro de uma gama de opções para prevenção de acidentes domésticos, tais como vazamentos de gás, detecção de fumaça e incêndios, entre outros.

A partir da detecção de riscos de acidentes, nossos clientes são informados e podem escolher quais ações devem ser tomadas por nossa equipe de monitoramento:

a) entrar em contato com o próprio morador do ambiente monitorado;
b) entrar em contato com o responsável familiar;
c) soluções com respostas automatizadas.


- Público-alvo

Pessoas vulneráveis e susceptíveis a acidentes domésticos e seus familiares.

- Concorrência

Apesar de não existirem concorrentes diretos que ofereçam um sistema focado na prevenção de acidentes domésticos, a principal concorrência são as empresas de segurança e monitoramento em geral, bem como outros serviços de monitoramento e atendimento para idosos. Embora estes sejam menos automatizados e completos, além de serem mais invasivos.

- Desenvolvimento do produto

O objetivo para este semestre é criar um sistema capaz de enviar os sinais coletados pelos sensores, interpretá-los em um servidor, acionar e informar aos os riscos do ambiente monitorado, permitindo gerenciamento através de uma aplicação.

- Desenvolvimentos Futuros

Após a conclusão do curso Técnico Integrado em Telecomunicações, alguns alunos pretendem continuar com a empresa. Seus objetos, a partir de então, serão aumentar as possibilidades de monitoramento para prevenção de acidentes domésticos.


Cronograma

DISCIPLINAS

ARC - coordenação e orientação do projeto integrador, bem como auxílio no desenvolvimento do projeto, ministrando tópicos especiais para implementação da solução.

  • As aulas de TIP passarão a fazer parte do cronograma de ARC para que o professor Fernando possa nos auxiliar nos tópicos especiais de Eletrônica.

TIP - orientação e auxílio no desenvolvimento do projeto, ministrando tópicos especiais para implementação da solução.


TÓPICOS ESPECIAIS

  • Arduino, sensores e linguagem C (Professor Fernando)
  • Programação em JavaScript e armazenamento em nuvem (Professor Ederson)


Diário de Bordo

Sobre o andamento do projeto integrador, com informações sobre as principais decisões e atividades na construção do projeto, além de fotos, vídeos, material promocional, entre outros.

Link: Diário de Bordo - Sensoritech

Relações Externas

A Sensoritech está tentando parceria com empresas de eletrônicos que queiram fornecer os equipamentos ou, pelo menos, nos dar um desconto na compra destes.


Apresentação Final

  • LOCAL, DATA E HORA
- Local: ainda não definido
- Data: 02/12/2016
- Hora: ainda não definido


  • CONVIDADOS E VISITANTES
- IFSC (professores, técnicos, alunos)
- Empresas
- Pais

Curso Técnico Integrado de Telecomunicações