Uso do Partsim para simulação de circuitos de corrente alternada
Neste tutorial, vamos aprender a realizar simulações de circuitos em corrente alternada usando o simulador online gratuito PartSim.
1 Acesso
- Acesse [1]
- Na tela de acesso, você pode escolher criar uma conta, em "Free Sign-Up" ou iniciar a simulação diretamente, em "Try It Now". Criar uma conta permitirá salvar os projetos para continuar depois. Neste tutorial, não iremos criar a conta, clicando em "Try It Now":

2 Circuito de exemplo
Neste tutorial, montaremos o circuito abaixo, com os seguintes parâmetros:
- volts
- ohms
- farad

3 Incluindo os componentes na área de trabalho
Iniciaremos colocando todos os componentes na área de trabalho.
- Na janela principal do PartSim, abra o menu "Generic Parts" na parte esquerda, e dentro dele abra o submenu "Passives":

- Clique e arraste os componentes para a área de trabalho. Para girar um componente, clique com o botão direito e selecione "Rotate".
- Para colocar a fonte, abra o submenu "Sources", e inclua o tipo "Voltage Source AC".
- Precisamos neste simulador incluir um ponto de referência. Para isso, no submenu "Ports", adicione um "GND" ao projeto.
Estamos com os componentes distribuídos na tela:

4 Alterando os valores dos componentes adicionados
Vamos agora alterar os valores dos componentes adicionados.
- Clique no componente e altere os valores no menu que aparece na lateral direita da tela:

- A configuração dos componentes passivos é simples, bastando alterar o campo "Value". Os multiplicadores mega (M), kilo (k), mili (m), micro (u), nano (n), etc, podem ser utilizados.
Nome | Potência | Letra |
---|---|---|
Giga | G | |
Mega | M | |
Kilo | k | |
Mili | m | |
Micro | u | |
Nano | n | |
Pico | p |
Para a configuração da fonte precisamos de um pouco mais de atenção. Veja os passos abaixo:
- Como estamos interessados numa simulação de corrente alternada, podemos desmarcar o campo "Enable DC Voltage".
- Certifique-se que o campo "Enable AC" está marcado, e coloque a magnitude e a fase da fonte, no caso, 10 e 0, respectivamente.
- No campo "Transient Source", selecione "Sine".
- Inclua os valores dos campos que surgiram, prestando atenção no campo "Delay", que representa o ângulo de fase da fonte. Como o próprio valor padrão do campo sugere (0.0S), o campo espera um valor em segundos, mas estamos acostumados a trabalhar com graus. No caso do nosso exemplo, usamos zero segundos mesmo, mas caso seja necessário, para converter, use a equação:
- , caso tenha o deslocamento de fase da onda (, em graus) e a frequência angular (, em radianos por segundo) e queira o atraso (, em segundos)
- , caso tenha o deslocamento de fase da onda (, em graus) e o período (, em segundos) e queira o atraso (, em segundos)
- , caso tenha o atraso (, em segundos) e o período (, em segundos) e queira o deslocamento de fase (, em graus)
- O valor obtido deve ser incluído no campo com o sinal invertido:
- Para uma fase somada (), inclua um atraso negativo
- Para uma fase subtraída (), inclua um atraso positivo
- Após a configuração, clique no botão "Confirm"
E após a configuração de todos os componentes, temos a tela abaixo:

5 Fazendo a ligação dos componentes
Vamos agora ligar os componentes. Para isso, posicione o mouse num dos terminais dos componentes até um quadrado verde aparecer e clique. Repare que agora um tracejado verde segue o mouse. Leve o mouse até o terminal em que se deseja fazer a ligação e clique novamente. Você pode clicar numa área vazia da tela para fazer uma melhor distribuição do fio. Estamos agora com o circuito montado:

Podemos dar nomes aos nós para facilitar a análise. Para isso, clique com o botão direito num fio e depois em "Set Net Name". Não use caracteres especiais (cedilha, acentos, etc) nem espaços nos nomes.

6 Posicionando os medidores
Precisamos agora indicar onde faremos as medições. Para isso, no menu esquerdo, clique na aba "Probes". Selecione os nós em que quer medir a tensão, e os componentes em que quer medir a corrente, selecionando no menu e clicando em "Add Probe".
7 Executando a simulação
Está agora tudo pronto para rodarmos a simulação. Clique no botão "Run" na barra superior. Podemos então realizar a configuração da simulação:
- Na janela "Run Simulation" que se abriu, marque apenas o campo "Transient Response".
- Certifique-se que o campo "Use Initial Conditions of Components" esteja desmarcado, e inclua os valores nos campos como abaixo:
- "Start Time": use zero.
- "Stop Time": inclua um valor que compreenda 3 ou 4 períodos da onda. Para o exemplo, como tempos um período de 1ms, usaremos 4ms.
- Deixe os outros campos com o valor padrão.
- Clique em "Run"

8 Análise dos resultados
Temos após alguns segundos a tela com o resultado:

Os itens abaixo ajudam a entender a interface:
8.1 Legenda dos sinais
Repare que temos 3 sinais senoidais sendo exibidos, e no canto superior esquerdo temos uma legenda. Ao aproximar o mouse da legenda, observamos que os três sinais são:
- v(fonte): Tensão do nó nomeado como "fonte".
- v(capacitor): Tensão do nó nomeado como "capacitor".
- i(cp_c1.0): Corrente da malha em que se encontra o capacitor, que no caso é a corrente total.
Ao clicar nos itens da legenda, podemos ligar ou desligar a exibição do sinal na tela, visando facilitar a análise.
8.2 Informação do ponto
Ao aproximar o mouse do sinal, a caixa no canto superior esquerdo do gráfico exibe os valores de tempo e tensão ou corrente no ponto correspondente. Podemos desligar a caixa clicando no botão "Legend Info" no canto superior direito. Podemos também mudar a posição da caixa clicando e arrastando para outro lugar.
8.3 Zoom
Podemos efetuar um zoom na visualização, clicando com o mouse em uma área vazia e arrastando para a área desejada. Neste caso, o botão "Reset zoom" aparece para que a visualização original seja restaurada.
8.4 Cursor
Podemos incluir cursores para comparar valores obtidos, para isso, siga os passos abaixo:
- Clique no botão "A" na aba superior.
- Selecione um ponto numa onda e clique. No exemplo, vamos selecionar o ponto próximo a 2ms, onde a onda v(fonte) cruza o eixo.
- Clique no botão "B" na aba superior.
- Selecione um ponto numa onda e clique. No exemplo, vamos selecionar o ponto próximo a 2.25ms, onde a onda v(capacitor) cruza o eixo.
- Perceba na aba superior que o campo após o "=" recebeu valores. No exemplo, temos uma diferença de tempo de 220μs e uma diferença de tensão de -80,096mV.
Ao usar a equação do cálculo do deste tutorial, percebemos que uma fase de 80° gera um delay de 222μs, o que aproxima do esperado.