Software para Avaliação de Atividades de natação com RFID

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo

O trabalho terá o objetivo de dar continuidade e complementar os projetos realizados pelos alunos Mario Felipe Raulino, Daniel Cogo de Vargas e Ismael Matiola. O qual também terá a função de ajudar a comprovar o pedido de patente PI0904947-9A2 com o titulo “Sistema de Monitoramento de Atividades de Natação (MAN)” (DONIAK; GREFF, 2009). O Monitoramento de Atividades de Natação (MAN ) com RFID (Identificação por Radiofrequência) – MAN-RFID - usa uma infra-estrutura composta por leitores de RFID, antenas, etiquetas de RFID, e um middleware e uma unidade de processamento de dados que depende da aplicação envolvida. Para usar a tecnologia RFID na natação devemos ter associado um software responsável pelo acompanhamento do treino de natação. O Monitoramento de Atividades de Natação (MAN) com RFID (MAN-RFID) pode ser realizado sem o emprego de banco de dados. Mas se assim for, uma avaliação do treino se limitará a ser apresentada logo ao final do treino e depois, as informações serão apagadas. Então, para preservar o histórico de treinos do nadador deve ser construído um banco de dados onde serão salvos todos os treinos propostos e realizados pelo nadador. O software de monitoramento será divido em três partes:


1- Software para Planejamento de Atividades de natação com RFID. Será desenvolvido por Ismael Matiola.

2- Software Embarcado em RaspberryPI para Monitoramento de Atividades de Natação com RFID. Será desenvolvido por Daniel Cogo de Vargas.

3- Software para Avaliação de Atividades de natação com RFID. Será desenvolvido neste projeto.


A proposta inicial é trabalhar com as informações dos treinos dos atletas salvas no banco de dados, onde as informações serão geradas após um treino realizado utilizando o software do Ismael e do Daniel. Tendo estas informações, o usuário poderá analisar seu treino utilizando o software desenvolvido neste projeto. O mesmo vai gerar gráficos que irá mostrar o seu desempenho no treino de natação, porém isto deve ser feito da melhor maneira possível, para que o atleta possa perceber facilmente o que está faltado e melhorar seu desempenho. Umas das vantagens desse software e que ele vai ser uma aplicação web desenvolvida em PHP, onde o atleta poderá acompanhar seu desempenho de onde quer que ele esteja, basta ter acesso à internet.

Cronograma

  • 1ª e 2ª quinzena de Janeiro – Estudo das tecnologias e das Atividades de Natação. (RFID,PHP).
  • 1ª e 2ª quinzena de Fevereiro – Desenvolvimento do projeto utilizando o NetBeans.
  • 1ª e 2ª quinzena de Março - Desenvolvimento da aplicação que comunica com o banco de dados e inicio dos testes
  • 1ª e 2ª quinzena de Abril - Testes com aquisição de dados referente a treinos.
  • 1ª e 2ª quinzena de Maio - Testes finais e inicio da elaboração do documento final.
  • 1ª e 2ª quinzena Junho - Elaboração do documento final e apresentação


Referências

DONIAK, M. H.; GREFF, P. d. A. Sistema de monitoramento de atividades de natação (man). Pedido de patente número PI0904947-9A2 junto ao Instituto Nacional d de Propriedade Industrial, 2009.

RAULINO, M. F. Uso de rfid no monitoramento de atividades de natação. Instituto Federal de Santa Catarina - Trabalho de Conclusão de Curso , 2013.

COGO, D. V. Software Embarcado em RaspberryPI para Monitoramento de Atividades de Natação com RFID. Instituto Federal de Santa Catarina - Trabalho de Conclusão de Curso, 2013.

MATIOLA,I. Software para Planejamento de Atividades de natação com RFID. Instituto Federal de Santa Catarina - Trabalho de Conclusão de Curso , 2013.