Reuniões de Integração dos Professores da Fase I de Engenharia de TELECOM

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

ATA DO DIA 28/11/2011

Professores presentes

Silviana, Elenira, Sérgio,Pedro Armando, Evandro, Eraldo

Assuntos Discutidos

Inicialmente os conteúdos das disciplinas foram rapidamente revistos. Um link para a matriz curricular pode ser encontrado aqui:

Os professores de matemática identificaram possíveis modificações nas ementas de cálculo 1,2 e Geometria Analítica. Por exemplo, números complexos de CALC de I e coordenadas polares, esféricas e cilíndricas, podem ser repassados para G. Analítica I. Foi colocado a necessidade de motivar os alunos no sentido de evitar a evasão. A ideia de implementar projetos do tipo contrato pedagógico usando tutores (preceptores segundo a Elenira) foi apoiada pelos professores. É necessário no entanto, definir uma dinâmica correta para esta ação. O desenvolvimento das disciplinas, no sentido de focar conceitos e não necessariamente a mecanização da solução (por exemplo, integrais) foi ressaltada. Esta abordagem modifica radicalmente a forma de desenvolver a disciplina.

Foi colocado a dúvida na aplicação de conceitos e a necessidade de se ter um treinamento dos professores neste sentido (oficina). A necessidade de uma reunião somente para discutir a nova origanização didática foi colocada.

Uma dúvida quanto a forma de divisão das turmas foi colocada pelo Pedro Armando. O Evandro (coordenação) vai verificar como será realizada esta divisão. A eletricidade será dividida com o desenho? Existe necessidade de dividir a turma para o PI?

O Eraldo ressaltou a necessidade de todos os professores contribuirem para a construção do projeto integrador. Existe uma página do projeto onde todos podem colaborar. A Elenira citou a possibilidade de se utilizar de projetos de Nicolellis. O professor Sérgio levantou a possibilidade de recuperação de nota de disciplinas no PI. Um link para as primeiras ideias do PI fase 1 pode ser encontrado aqui:

Ficou definido que será implementada uma dinâmica de reuniões com todos os professores da fase 1 a cada 15 dias. Estes dias serão agendados na confecção dos horários.

Foi de consenso geral a necessidade de se padronizar ferramentas pedagógicas do tipo wiki/Moodle.

Foi decidido também que mais uma reunião deve ser agendada até o final do ano (org.didatica, PI, preparação da primeira semana); A Elenira ficou de averiguar ferramentas para apoio ao desenvolvimento da disciplina de lógica. A Silviana colocou que pretende utilizar ferramentas tais como matlab (? foi isto mesmo?) etc;

Avaliação da reunião

Eraldo: Considero bastante positiva esta primeira reunião. É um início de uma integração duradoura entre as áreas da nossa instituição. Talvez tenha faltado encaminhamentos mais concretos mas acho que não era este o objetivo para esta primeira reunião.