Reunião de 03/fev/2010

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Reunião n° 01/ Comissão Engenharia IF-SC São José, 3 de fevereiro de 2010.

Pauta: Analise da minuta das Diretrizes das Engenharias do IF-SC;

Relato: O professor Evandro abriu os trabalhos da Comissão de Engenharia do Campus São José, iniciando com um relato das discussões de planejamento realizadas pela área de telecomunicações ao longo de 2009. Estas reuniões culminaram com a criação da Comissão de Engenharia, a qual terá como objetivo encaminhar o processo de construção de uma proposta de currículo para a oferta de Curso de Engenharia no Campus São José, inicialmente para a área de Telecomunicações.

Em seguida o professor Fábio fez um relato sobre o trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho das Engenharias do IF-SC, o qual tem como função elaborar um conjunto de diretrizes para serem seguidas por todos os Campi do IF-SC que desejarem implementar cursos de engenharia. O documento com a minuta das Diretrizes das Engenharias do IF-SC foi então analisado e debatido, ponto por ponto pelos presentes.

O professor Eraldo mostrou-se preocupado com a viabilidade de um curso de Engenharia no Campus, tendo em vista a implementação do Núcleo Básico, o qual vai envolver docentes de várias áreas da Cultura Geral. Professores da área de Refrigeração presentes colocaram-se a disposição para colaborar em um possível curso, atuando em disciplinas como Fenômeno dos Transportes, Desenho Técnico, Mecânica dos Sólidos, etc.

O professor Joaquim mostrou preocupação com a questão do foco de ofertas de curso da instituição e também com o espaço físico, pois o Campus não apresenta possibilidades de expansão.

No fechamento da reunião foram sugeridos os seguintes encaminhamentos:

  • Acompanhar as discussões das Diretrizes das Engenharias do IF-SC, a qual terá uma agenda de discussão aberta com a comunidade;
  • Uma vez aprovadas as diretrizes, formalizar no IF-SC o Projeto de Engenharia de Telecomunicações;
  • Formação de um sub-grupo (professores Evandro, Volmir, Felipe e servidora Maria Leda) para estudar os princípios norteadores para as engenharias proposto pelo MEC e organizar uma atividade de formação com os demais professores com um convidado externo;
  • Formação de um sub-grupo (professores Eraldo, Joaquim, Jair) para estudar a viabilidade da implementação do Núcleo Básico no Campus, relacionando com o quadro docente atual da instituição;
  • Os professores Joaquim, Fábio e Evandro ficaram de organizar uma atividade para debater a Engenharia junto à área de RAC;
  • O professor Moecke organizou e disponibilizou na WIKI (http://wiki.sj.ifsc.edu.br) um repositório de documentos sobre as engenharias no IF-SC.

Presentes: Tele: André, Ederson, Elen, Eraldo, Emerson, Evandro, Márcio Doniak, Moecke, Mário, Pedro Armando, Cultura Geral: Silviana, Volmir, Jair, Felipe, Rac: Joaquim, Franco, Sérgio, Anastácio, Suporte: Leda, Mariangela.

EC