Rádio Digital DAB

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

O que é o DAB?

DAB é a sigla para Digital Audio Broadcasting Transmissão Digital de Áudio. Esse sistema vem sendo desenvolvido na Europa pelo grupo EUREKA, para ser o novo padrão de rádio digital na Europa e possivelmente no mundo.

O DAB é um padrão de rádio, onde o som tem qualidade praticamente igual à de CD, sem interferências. Além disso, o DAB permite envio de dados para outras aplicações, permitindo assim outros serviços digitais, tornando o DAB mais do que um sistema de Rádio Transmissão Digital de Áudio e sim um sistema de Rádio Transmissão Digital de DADOS.

Este sistema é mais econômico que o FM, pois além de permitir que várias rádios utilizem o mesmo emissor, a potência de emissão é substancialmente menor para cobrir uma mesma área o que leva a grandes economias.

O sistema de radiodifusão digital DAB funciona para as transmissões em FM num ambiente multi-serviços, que foi projetado para ter uma recepção robusta em estações móveis, portáteis e fixas, usando uma antena não diretiva. O DAB é baseado em dois elementos principais: as tecnologias MUSICAM (MPEG) e COFDM.

No contexto atual o sistema DAB, pode ser considerado sinônimo para Rádio Digital.

Descrição Básica do sistema DAB

Título

O DAB é sistema simples, sua rede funciona da seguinte forma: provedores de conteúdo chamados de Service Component Provider (provedores de componentes dos serviços) geram programas de rádio, que podem carregar em suas transmissões áudio e/ou dados. Esses programas são enviados através de uma rede até um operador de rede conhecido como Ensemble Provider ou Transmission Network Provider que pega esses programas, se necessário transforma-os para o padrão digital do DAB, e agrupa-os em grupos chamados de multiplexer de acordo com algum critério, como por exemplo o estilo musica. Cada grupo deste é empacotado em um único trem de bits que possui sua freqüência, sendo então transmitido para os usuários.

Como conseqüência do agrupamento de programas (rádios), com o DAB não haverá mais a necessidade de decorar as frequências das emissoras. Um único bloco de freqüências (grupo), conhecido como multiplex é utilizado para transportar uma serie de programas de rádios. A taxa transmissão de bits para cada canal (grupo multiplex) fica entre 1,5Mbps e 1,7Mbps, dependendo dos parâmetros de configuração adotados pelo operador de rede e pelos programas transmitidos. Esses canais pode estar no espectro de freqüência em qualquer lugar entre 30 MHz e 3 GHz.

O sistema DAB atual está trabalhando com transmissão de seis a oito programas de áudio estéreo ou mono e/ou dados. Levando em consideração que a taxa de transmissão pode varia e ainda não está muito bem definida, e a quantidade de programas também varia, considera-se que cada provedor (rádio), no geral tenha para o seu programa um taxa de transmissão de no mínimo 192kbps, que sendo utilizada em conjunto com uma boa compressão de áudio, produz sons com qualidade de CD.

Codificação áudio

A qualidade do som que o DAB produz é assegurada por uma compressão de som altamente eficiente, conhecida por MUSICAM, que funciona removendo freqüências dos sons que não são perceptíveis pelo ouvido humano. Este processo de codificação áudio permite que a grande quantidade de informação digital seja reduzida, fazendo um ótimo uso do espectro hertziano disponível. O MUSICAM, também conhecido por MPEG Layer II, tem no sistema DAB uma taxa de amostragem de 24 ou 48kHz. O codificador processa o sinal já amostrado e o nível de compressão vai depender do conteúdo do áudio a ser transmitido. Assim, para caso da fala Humana, um taxa de bit de 64kb/s é suficiente num canal mono, uma emissão musical já fica na faixa entre é 128kb/s e 192kb/s. A escolha do nível de compressão e do modo de áudio é usualmente de responsabilidade dos provedores de conteúdo.

Link para escutar um trecho de uma transmissão DAB da rádio BBC http://www.worlddab.org/images/BBC-Radio2.mp3

Para escutar outros exemplos de Transmissão DAB acesse: http://www.worlddab.org/listen.aspx

Geração e Transmissão do sinal DAB

joio

O sistema de multiplexação, codificação e transmissão do sinal DAB funciona da seguinte maneira:

O número dentro da ilustração indica o tópico no qual está explicado cada item.

Distribuição e multiplexação dos canais de Informação

O sistema DAB foi projetado para suportar vários sinais de áudio digital junto com sinais de dados. Esses sinais dados, são considerados componentes de serviços que podem ser agrupados em um único meio (dado binário). Estes sinais de dados multiplexados (juntos) são chamados de Ensemble DAB ou multiplex, e possui uma capacidade total de transmissão de 2.3Mbps. O sistema encarregado de multiplexar as informações digitais e repassar a mesma para o transmissor analógico é chamado de TM (Transmission Multiplexer). O TM recebe e combina três canais de dado o MSC (Main Service Channel), o FIC (Fast Information Channel) e o Channel Synchronization (Canal de Sincronização).

Transmission frame 1.jpg

Main Service Channel (MSC)

O MSC (canal de serviço principal) é utilizado para transportar componentes do serviço de Áudio (dados do Áudio) e componentes de serviço de dados, sendo que a maior parte do canal é utilizada para transportar o dados do Áudio. Os dados são transportados através de subcanais multiplexados no tempos, que pode possuir taxa de transmissão de dados diferentes dependendo da qualidade desejada do serviço. Cada subcanal pode transporta uma ou mais componentes de serviço. A todos os subcanais é adicionado a informação de redundância a correção de erros, sendo que canal podem ser codificados individualmente com o tipo de proteção desejada para cada um, EEP ou UEP (os tipos de proteções seram explicada mais a frente em COFDM). Aplicada à correção de erros a cada subcanal, a capacidade de transmissão do MSC é reduzida para uma algo entre 1.7Mbps e 1.5Mbps. A organização da estrutura dos subcanais é chamada de configuração do multiplex.

Serviço de Áudio e Serviços de dados

O serviço de áudio do DAB é o sistema MUSICAM, já aqui explicado, ele tem a função de transforma o som analógico em digital e fazer a compressão para o padrão MUSICAM. Serviços de dados possuem 3 canais, o canal FIDC, canal PAD e o canal N-PAD.

  • O canal FIDC é um Serviço de dados que NÃO faz parte do MSC, e sim do FIC (que será visto a frente), esse Serviço de dados possui uma baixa transmissão menor que 4Kbps, e por ele pode ser enviar e receber mensagens de emergência (EWS) e mensagens de tráfego (TMC).
  • O canal PAD permite enviar informações que estão restritamente relacionadas com o programa de Áudio, como por exemplo tipo de conteúdo, controle de parâmetros da musica, letra da musica o origem do conteúdo, comandos para o receptor.
  • O canal N-PAD inclui dados que não estão associados de forma direta com os canais de áudio. Taxa de transmissão deste canal varia entre 8Kbps e 1,7Mbps, dependendo do nível de proteção contra erro escolhido e da ocupação dos outros serviços. Este canal possui serviços similares ao do PAD, no entanto com uma taxa de transmissão maior, com intuito de ser uma via de comunicação Multimídia. Exemplo de serviços já existentes e em desenvolvimento: Informação de trânsito e viagem, sistema de navegação, informação turística, transmissão de texto, jornais digitais, e transmissão de pacotes TCP/IP, entre outros.

Fast Information Channel (FIC)

É um canal utilizado pelo receptor para acessar de forma rápida informações necessárias de configurações do decodificador OFDM. O FIC (canal de informação rápida) envia informações de controle do Multiplex (MCI), e opcionalmente serviços de dados e de informação. O canal FIC não é intercalado no tempo, possui uma taxa de proteção de erros de tamanho fixo e uma capacidade de transmissão de 4Kbps.

Synchronization Channel

Dentro do sistema de transmissão o Synchronization Channel (canal de sincronização) é utilizado para funções básicas do demodulador, como sincronização, controle de freqüência e identificação do transmissor.

Modulação e Transmissão DAB

Modulação OFDM

Num sistema convencional de transmissão, os símbolos são enviados em seqüência através de uma única portadora (modulada na taxa de símbolo da fonte de informação), cujo espectro ocupa toda a faixa de freqüência disponível. A técnica OFDM Orthogonal Frequency Division Multiplexing (Multiplexação por Divisão de Freqüência Ortogonal) consiste na transmissão paralela de dados em diversas subportadoras com modulação QAM ou PSK e taxas de transmissão por subportadoras tão baixas quanto maior o numero destas empregadas.

Espectro de um sinal QAM

A redução na taxa de transmissão (aumento na duração dos símbolos transmitidos em cada subportadora) implica uma diminuição da sensibilidade à seletividade em frequencia (dispersão no tempo) causada por multipercurso. Além disso, a utilização de símbolos ciclicamente estendidos torna a técnica de modulação OFDM ainda mais eficaz no combate a desvanecimentos desta natureza. A próxima figura ilustra o espectro de um pulso gerado na modulção QAM, o qual é da forma sinc(fT), com cruzamentos de zeros em pontos múltiplos de 1/T, sento T a duração de um símbolo QAM. Cabe notar que o valor 0 no eixo horizontal desta figura corresponde de fato a freqüência da portadora.

Espectro das subportadores de um sinal OFDM

Num sistema OFDM o espaçamento entre subportadoras é cuidadosamente selecionado de forma que cada subportadoras seja locada em pontos de cruzamento de zero do espectro das demais, conforme ilustrados na figura abaixo.


Embora exista sobreposição espectral de subportadoras moduladas, a informação conduzida por cada uma delas poderá ser isolada das demais através de um correlator (ou filtro casado) adequado. Admitindo sincronização de relógio, a saída deste correlator correspondera à projeção do sinal OFDM recebido sobre a subportadora a ele associada. É possível mostrar que tal projeção depende apenas da informação conduzida por esta subportadora (as projeções das outras subportadoras são nulas). Em outras palavras, existe ortogonalidade entre as subportadoras, a qual se deve ao espaçamento de freqüência empregado. No entanto, para que se tenha ortogonalidade entre os subcanais na recepção, é necessário que as subportadoras estejam centradas nas respectivas freqüências dos subcanais OFDM, alem de se ter a devida sincronização de relógio. Cabe notar ainda que esta sobreposição espectral particular produza uma economia significativa de banda relativamente à técnica FDM tradicional, conforme ilustrado na figura abaixo. Pode-se obter uma economia de banda de aproximadamente 50%.

OFDM3.jpg

Em relação ao domínio do tempo, a característica de ortogonalidade entre subportadoras implica que duas subportadoras quaisquer diferem exatamente por um número inteiro de ciclos durante um intervalo de símbolo OFDM, uma vez que estas estarão separadas em freqüência por um valor múltiplo de 1/T. A próxima figura ilustra esta propriedades para o caso de quatro subportadoras OFDM.

OFDM4.jpg

Em principio a geração direta e a demodulação do sinal OFDM requerem conjuntos de osciladores coerentes, resultando numa implementação complexa e cara, particularmente quando o numero de subportadoras é elevado. Entretanto, esses processos de modulação e demodulação podem ser executados de forma mais simples utilizando-se respectivamente algoritmos IFFT, Inverse Fast Fourier Transform (transformada rápida inversa de Fourier) e FFT Fast Fourier Transform (transformada rápida de Fourier). A largura de faixa dos subcanais de um sistema OFDM é dada pela divisão da largura de faixa total destinada ao sistema pelo numero de subportadoras empregadas. Trabalhar com canais mais estreitos ao invés de um único canal mais largo traz um grande beneficio no que diz respeito à seletividade em freqüência. A possível natureza de desvanecimento seletivo em freqüência apresentado por um canal para uma transmissão de portadora única, pode ser revertida numa natureza de desvanecimento plano ou quase plano apresentada pelas frações deste canal, quando do emprego da técnica OFDM. Isso elimina ou reduz significativamente a necessidade de equalização. Embora a técnica leve o termo multiplexação em sua denominação, deve-se ter em mente que a rigor não ocorre multiplexação num sistema OFDM, mas sim a transmissão paralela de uma seqüência de bits originalmente única.

Codificação COFDM

Como todo sinal transmitido através de ondas eletromagnéticas está sujeito a interferência, e conseqüentemente a perda de informação, a transmissão de sinal do sistema DAB pelo método conhecido como OFDM, é reforçada contras perdas de dados (bits), inerentes à interferência na transmissão, com codificação de canal (Channel Coding), que faz a adição controlada de dados (bits) redundantes, para que a codificação de canal possa recuperar dados perdidos, a fim de possibilitar a correção de erros, inerentes a interferência na transmissão. Em outras palavras, os mesmo dados (bits) são enviados mais de uma vez, isso se aplica ao conceito do FEC, Forward Error Correction (correção de erros por prevenção).

A aplicação de uma codificação de canal em conjunto com a transmissão OFDM é chamada de COFDM, Coded Orthogonal Frequency Division Multiplexing (multiplexação por divisão de freqüência ortogonal codificada).

Pelo fato do OFDM usar um grande numero de subportadoras de banda estreita, e estarem sujeitas a desvanecimentos, o DAB usa o COFDM para garantir que os dados transmitidos nas subportadoras sejam protegidos pela codificação do Canal Codificador. O tipo de codificação de correção de erros que é usado pelo COFDM é a Codificação Convolucional. O efeito desta é que para cada dado que entre no Canal Codificador é adicionado a ele mais bits (informação redundante) de forma controlada, afim de utilizá-la para detecção e correção de erros dependendo da taxa de codificação que estiver sendo utilizada, permitindo assim que diferentes grupos de dados, mais importantes ou menos importantes, sejam protegidos com diferentes taxas de codificações, no DAB isso é conhecido como UEP Unequal Error Protection (Proteção desigual de erro), também pode utilizar-se do EEP Equal Error Protection (Proteção igual de erro), caso não seja necessária diferenciação entre bits.

Transmissão

SymbolDuration1.jpg

A transmissão do sinal no sistema DAB utilizando a modulação OFDM vai de encontro às especificações necessárias de emissão digital com altas taxas para receptores móveis, portáteis e fixos, tendo em conta ambientes multipercurso (ambiente onde há vários obstáculos que atrapalha a propagação do sinal refletindo-o e/ou atenuando-o) com reflexão de sinal. Antes da transmissão, a informação é dividida e um grande número de canais de dados (bits), cada um com baixa taxa de transmissão de bits. Esses canais são depois utilizados para modular as portadoras ortogonais individualmente de tal maneira que a duração correspondente dos símbolos seja maior que o atraso de propagação dos canais de transmissão. Inserindo um intervalo tempo de guarda entre símbolos sucessivos, assim a seletividade dos canais e a propagação reflexiva não vai causar interferências entre os símbolos.

O sistema DAB foi concebido para operar em quatro modos de transmissão que permite uma faixa de entre os 30MHz e os 3GHz e várias configurações da rede. Para as escalas de freqüências nominais, as modalidades de transmissão foram projetadas para não sofrer os efeitos da propagação de Doppler(1) nem de atraso de propagação, ambos inerentes em recepção móvel.

  • Modo I - Apropriado para uma rede terrestre SFN, Single-Frequency Netwok (rede de freqüência única) no espectro VHF, pois permite uma distância maior entre emissores.
  • Modo II - Preferível para a escala média SFN na banda L e para aplicações de rádio local no qual requer um transmissor terrestre. Maior distância entre emissores pode ser conseguida inserindo atrasos artificiais no transmissor e utilizando antenas direcionais
  • Modo III - Para transmissão terrestre via cabo e transmissão via satélite, desde que este possa ser operado em todas as freqüências desde AM até 3GHz. Para recepção móvel o modo III tenha maior tolerância ao ruído de fase.
  • Modo IV – Utiliza também da banda L e permite um grande afastamento entre os transmissores na SFN. No entanto é menos resistente à degradação em recepção móvel a grande velocidade, em automóveis por exemplo.

Como o sinal se propaga por multipercurso, algumas portadoras serão amplificadas por sinais construtivos, enquanto outras sofreram interferências destrutivas. No entanto o sistema OFDM fornece freqüências intercaladas pelo rearranjo dos canais digitais entre as portadoras, de modo que sucessivas amostras não sejam afetadas pela Selective Fade (Enfraquecimento Seletivo). Em receptores estacionários, esta diversidade de freqüências intercaladas no domínio freqüência é o principal meio para garantir uma recepção não enfraquecida; a diversidade no domínio do tempo é devido à intercalação no tempo provendo com isso um auxilio adicional ao receptor móvel. Conseqüentemente, a propagação multipercurso é uma forma de diversidade do qual o DAB tira vantagem, em contraste com a FM convencional ou sistemas digitais de faixa estreita, onde isto pode destruir completamente um serviço.

(1) O efeito Doppler é a percepção de uma freqüência diferente daquela que está sendo transmitida por uma determinada fonte. Esse efeito acontece devido ao movimento relativo entre a fonte e o receptor. Quanto maior a velocidade de deslocamento do receptor em relação à direção de propagação da onda de rádio, maior o desvio de freqüência percebido.

Recepção do Sinal de Informação DAB

Título

A recepção do sinal de informação DAB é mais simples do que o processo de transmissão.

O sinal DAB é selecionando no Tuner (Sintonizador) que deixa passar somente os sinais nas faixas de freqüências selecionadas para a estação desejada. Esses sinais vão para o demodulador OFDM que se encarrega de transformar o sinal analógico recebidos em bits digitais que serão enviados para o Channel Decoder (Decodificador de Canal). O demodulador OFDM possui também a tarefa de derivar o sinal FIC do sinal de informação e envia-lo diretamente ao Controller (controlador), que é a interface de controle do usuário, no qual ele ira ajustar o receptor apropriadamente para o serviço desejado. O dados binários recebidos pelo decodificador de canal do demodulador, serão, tratados pelos códigos corretores de erros, demutiplexados, identificados e cada qual será em enviado ao seu respectivo destino, o Audio Decoder (Decodificador de Áudio) do formado MUSICAM, para os dados de áudio, o Packet Demux (demultiplexador de pacotes) para os dados de serviços de dados, ou ainda para o canal Independent Data (Dado Independente) para uma aplicação externa de dados.

Para a recepção de serviços DAB, os consumidores terão de comprar novos receptores. Estes receptores também conterão a hipótese de recepção AM e FM, que embora inicialmente analógicos, passaram, num futuro próximo, a digitais. Estes receptores AM/FM/DAB digitais serão todos baseados em tecnologia avançada de computadores, que permitirão o download de grandes quantidades de informação para a configuração dos conjuntos de rádio e dos outros equipamentos associados (gravadores de cassetes digitais, Mini Disc, PC’s, etc.)

Sendo estes conteúdos de alto valor comercial, a industria mantém a investigação para o desenvolvimento de aplicações cada vez mais variadas e baratas para sistemas DAB, tais como:

  • Receptor só de informação;
  • Rádios de imagem e com sistemas avançados de vídeo;
  • Sistemas de navegação;
  • GPS diferencial;
  • Sistemas de informação de trânsito;
  • TMC, Traffic Message Control (Controle de message de tráfico) ;
  • Fax;
  • Videotext;
  • Áudio em conjunto com radiotext (legenda dinâmica);
  • Publicação de jornais electrónicos;
  • Armazenamento de alta capacidade usando Mini Disc.

Estado atual do DAB

O DAB encontra-se em um estagio de implementação e utilização a nível comercial em vários países em volta do mundo. Ele se encontra mais difundido na Comunidade Européia, que já definiu a alocação de 73 blocos nas bandas II, III e L, permitindo pelo menos dois blocos de 1,5 MHz para cada país da Comunidade. Cerca de 16 países europeus já possuem, na maioria deles, o serviço em operação comercial como Suécia, Bélgica, Espanha, Itália, Suíça e Holanda, ou em fase de implementação. Em estagio mais avançado destacasse países como Reino Unido, que caminha para a extinção do sinal de rádio FM analógico, e Alemanha, que está explorando a transmissão multimídia e as aplicações móveis.

Em volta do mundo paises como Taiwan, Indonésia, China e Austrália, entre outros já estão em fase de estudo ou implementação do sistema DAB. O Canadá é país no qual o DAB está em um estágio avançado de implementação, no qual já há rádios a nível comercial utilizado DAB. No caso do Canadá, foram alocados 40 MHz na banda L, de modo a possibilitar uma integração direta com a distribuição via satélite que já está em fase de estudo e implementação. Em Cingapura o sistema já se encontra em um nível comercial. A Coréia do sul, embora tenha realizado experiências com o DAB, resolveu partir para uma tecnologia derivada do DAB o T-DMB, que é capaz de transmitir sinal de TV e de rádio.

Para a utilização do sistema do DAB, os usuários finais (ouvintes) necessitaram de receptores configurados com o modo de transmissão DAB. Existe no mercado uma serie de modelos de receptores e rádios DAB, para veículos, para fixos, para portáteis, para computadores, com varias modos de recepções e de serviços DAB, como por exemplo receptores e rádios com telas lcds para recepção de serviços de dados. Para o computador existem receptores DAB que são na verdade uma placa PCI, que podem ser instaladas facilmente, e utilizam a interatividade do computador em conjunto com os serviços de dados oferecidos pelo DAB.

Os preços dos receptores e dos rádios variam muito em relação ao modelo, marca, modo de operação DAB, tecnologias e serviços DAB oferecidos. Receptores e rádios portáteis e fixos simples variam os seus preços entre 35 a 60 euros, modelos fixos mais avançados tem uma variação de preços entre 70 a 700 euros. Nos receptores moveis a variação é muito grande devido a gama de serviços variados que podem ser oferecidas, o valor deste podem passar dos 1000 euros, no entanto é encontrado modelos a partir de 80 euros.

Contexto mundial dos sistemas de Rádio Digital

Atualmente existe quatro tipos de Padrões de Rádio Digital no mundo, estes são: IBOC In Band on channel (Na Banda do Canal) Americano, o DAB Digital Audio Broadcasting (Transmissão Digital de Áudio) e o DRM Digital Radio Mondiale ambos do grupo europeu EUREKA e por fim o ISDB-Tsb Integrated Services Digital Broadcasting, Terrestrial, Segmented Band (Serviço Integrado de Transmissão Digital, Terrestre, Banda Segmentada) japonês. Worldsystem.jpg

IBOC
IBOC.jpg

“In Band On Channel” é o modelo que os Estados Unidos estão tentando adaptar para a rádio digital, e tem como principal vantagem à manutenção no mesmo espectro de freqüências do FM para transmitir o som digital. O IBOC possibilita a transmissão simultânea dos sinais digitais dentro da mesma banda alocada para o sinal analógico da emissora, ou seja, é possível às rádios continuarem a emitir no modo analógico e começarem a emitir de forma digital. Existem duas versões do IBOC: uma para a faixa de ondas médias (IBOC AM) e outra para a faixa de 88-108 MHz (IBOC FM). O sistema tem a desvantagem de possuir uma largura de banda, no modo com transmissão do sinal analógico de rádio junto com o digital, que não passa dos 96Kbps. Há também problemas sérios de recepção em movimento e de reflexão de multipercurso, que ainda não foram totalmente superados, além do fato da rede do sistema ser implementada no sistema de FM analógico atual, o que manterá os custo de difusão do FM. Outra questão é que o sistema DAB necessita de uma transmissão de alta potencia com complexos transmissores, o que ira prejudicar em muito as pequenas rádios. Padrão IBOC é um sistema proprietário, ao contrario dos outros sistemas de rádio. Exige o pagamento royalties aos fabricantes da tecnologia, o que seria a sentença de morte das rádios pequenas e comunitárias. Talvez seja por isso que este sistema esteja sendo testado por algumas grandes rádios no Brasil, e sendo apontado por muitos com o atual líder na disputa pelo modelo a ser implementado no Brasil. Mesmo com todo estes problemas o sistema vem sendo implantado e testado em diversas estações no EUA, apesar de ainda não ser um sistema consolidado e homologado pela FCC Federal Communication Comission (Comissão Federal para a Comunicação) do EUA.

ISDB-Tsb

Este sistema de rádio digital foi desenvolvido pelo Japão. A sua concepção tecnológica foi desenvolvida para fazer parte do sistema ISDB, o sistema de televisão digital do Japão. É cedo para se poder avaliar corretamente o potencial do ISDB-Tsb da forma como está concebida. Entretanto, o fato de ter sido planejado de forma integrada à televisão digital, permitindo a interoperabilidade dos dois sistemas e respectivos serviços, e o fato de utilizar um multiplexador quase universal como o MPEG-2, conferem ao sistema uma grande flexibilidade e um bom potencial de evolução.

DRM

Desenvolvido também pelo grupo EUREKA, o mesmo desenvolvedor do DAB, ele utiliza no geral a mesma tecnologia do DAB, no entanto é visado para transmissão de ondas longas, com o intuito de substituir o sistema de rádio AM, ele possui praticamente as mesmas vantagens e desvantagens do DAB.

Comparação geral de outros sistemas com o DAB

Comparando as vantagens e desvantagens dos sistemas, é possível verificar que o padrão americano IBOC é um sistema flexível, servindo tanto para FM quanto AM, por via terrestre ou por satélite, nas atuais freqüências, sem faixas adicionais e transmitindo áudio e dados simultaneamente, permitindo às emissoras se digitalizarem com um processo rápido e simples de migração. Isso tudo se conseguir superar os problemas de recepção em movimento.

O sistema japonês ISDB já é uma “convergência tecnológica” de rádio com TV digital de padrão japonês. O sistema ISDB de TV será implementado no Brasil, abrindo assim espaço para estudos do sistema ISDB de rádio no país, podendo até quem sabe depois de devidas adaptações ser o modelo mais indicado para o Brasil, no entanto até o momento não há indícios nenhum apontado neste caminho.

O sistema europeu que é constituído na verdade de duas variações, uma para cada serviço: o DAB para FM e o DRM para AM, atualmente aparentam ser o melhore modelo para um sistema verdadeiramente digital de rádio, comparando com o sistema IBOC e ISDB-Tsb, este último também mostra-se muito eficiente em conjunto com o padrão ISDB de TV digital, que é justamente o fato que o faz estar atrás do sistema europeu, a pouco inserção a nível mundial do padrão de TV digital japonês. Há rádios no Brasil testando o Sistema DRM. A implementação de um destes sistemas DRM ou DAB poderia ser feita no Brasil, desde que muito bem planejada, com interação das emissoras, o que resultaria numa transmissão melhor e mais barata para todos. No contexto mundial o sistema europeu de rádio digital DAB e DRM, apresenta-se como a melhor tecnologia existente atualmente para fazer um sistema de rádio dignamente digital.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS