Projeto de Redes Metálicas (diário 2013-2)

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Plano de ensino
Aula Data Horas Conteúdo Recursos
1 21/8 2 Apresentação da disciplina, visão geral dos meios de transmissão (cabo coaxial, guia de onda, par trançado, fibra) lab. Meios,aula expositiva dialogada
2 22/8 2 instalação de entrada – código de cores, bloco BLI, bloco IDC, centelhador) lab. Meios, equipamentos
3 28/8 2 instalação de entrada (revisão e PTC) / distribuidores e subsistemas do cabeamento estruturado, blocos IDC 110 e patch panel lab. Meios, equipamentos
4 4/9 2 cabeamento horizontal, tomada RJ45, cordões de manobra, conector RJ45 lab. Meios, equipamentos
5 5/9 2 instalação do cabeamento lab. Meios, equipamentos
6 11/9 2 instalação do cabeamento lab. Meios, equipamentos
7 18/9 2 instalação do cabeamento lab. Meios, equipamentos
8 19/9 2 instalação do cabeamento lab. Meios, equipamentos
9 25/9 2 normas, padrões e conceitos do cabeamento estruturado lab. Meios, aula expositiva e dialogada
10 2/10 2 exercícios de dimensionamento do backbone lab. Meios, aula expositiva e dialogada
11 3/10 2 códigos de linha lab. Meios, aula expositiva e dialogada
12 9/10 2 códigos de linha lab. Meios, aula expositiva e dialogada
13 16/10 2 avaliação conceitos de cabeamento e códigos de linha avaliação escrita
14 17/10 2 exemplo de projeto do cabeamento estruturado (planta baixa) lab. Meios, aula expositiva e dialogada
15 23/10 2 continuação exemplo do cabeamento estruturado e definição do projeto (data da primeira entrega 6 de novembro) lab. Meios, aula expositiva e dialogada
16 30/10 2 atenuação conceitos e cálculo básico lab. Meios, aula expositiva e dialogada
17 31/10 2 dimensionamento de linha telefônica, SNR e cálculo de enlace lab. Meios, aula expositiva e dialogada
18 6/11 2 ruído térmico, temperatura de ruído e figura de ruído, projeto – tabela de backbone, diagrama de distribuição e vista frontal do distribuidor geral (data de entrega 20/11) lab. Meios, aula expositiva e dialogada
19 13/11 2 exercícios atenuação, ruído lab. Meios, aula expositiva e dialogada
20 14/11 2 avaliação atenuação e ruído avaliação escrita
21 20/11 2 diafonia, transmissão balanceada, reflexão de sinal (projeto lista de material e primeira entrega final 4/12) lab. Meios, aula expositiva dialogada
22 27/11 2 Rede CATV lab. Meios, aula expositiva dialogada
23 28/11 2 Rede CATV lab. Meios, aula expositiva dialogada
24 4/12 2 avaliação diafonia, transmissão balanceada, reflexão de sinal, rede CATV (primeira entrega final do projeto) avaliação escrita
25 11/12 2 rede telefônica (devolução do projeto para entrega da versão final até dia 16/12 lab. Meios, data show , quadro e exercício
26 12/12 2 rede telefônica ou recuperação lab. Meios, data show , quadro e exercício
27 18/12 2 recuperação recuperação avaliações
TOTAL 54


Referências Bibliográficas=

  • COELHO, Paulo Eustáquio. Projetos de Redes Locais com Cabeamento Estruturado . 1a ed.. Belo Horizonte: Instituto OnLine, 2003. ISBN 85-903489-1-1 IFSC
  • CAETANO, Saul S. rede telefonica. São José: CEFET. 2007.
  • . RTI – Redes, Telecom e Instalações. . São Paulo : Aranda, . ISBN [1]
  • . Práticas TELEBRAS associadas a instalação e projeto de redes externas. 1a ed.. TELEBRAS : TELEBRAS, 1994. ISBN ANATEL

21/8 - Apresentação da disciplina

  • Avaliação: será realizada através da participação nas atividades práticas, através dos projetos do cabeamento de redes e de avaliações sobre as perturbações elétricas nos meios de transmissão. Para aprovação o aluno deverá obter no mínimo conceito "C" em todas as avaliações.
  • Tipos de meios utilizados em telecomunicações
    • Par trançado - empregado em redes de telefonia fixa, compondo a rede fixa com maior capilaridade (maior número de domicílios), e no cabeamento estruturado.
    • Cabo coaxial - empregado nas redes de TV a cabo (CATV), na conexão de equipamentos, na interligação entre transmissores e antenas.
    • Fibra óptica - está no coração de todas as redes de telecomunicações (Voz, Imagem e Dados). A tendência é que substitua o par trançado e o cabo coaxial.
    • Guia de onda metálico - empregado para interligar transmissores às antenas em sistemas que operam na faixa entre 1 a 5 GHz aproximadamente.
    • Espaço aberto - empregado nas comunicações sem fio.
  • O emprego de um ou outro meio esta associado ao tipo de transmissão e a faixa de frequência que o sinal a ser transmitido ocupa.
    • O par trançado encontra aplicação em sistemas de telecomunicações que operam até 700 MHz aproximadamente. Os cabos coaxiais operam até 1,5 GHz aproximadamente, os guia de onda atuam na faixa entre 1 a 5 GHz e a fibra óptica tem sua faixa de atuação indicada por comprimentos de onda (entre 600 e 1600 nm)
  • Independente do meio os cabos que os encapsulam podem diferir em função do ambiente onde serão instalados. Sendo assim, existem cabos para ambientes internos, para instalação aérea, subterrânea ou diretamente enterrada.
  • Para identificação dos pares trançados dentro dos cabos multipares existe um código de cores (página 44 do texto sobre cabeamento estruturado)

22/8 - Cabeamento estruturado

  • Na estrutura do cabeamento estruturado o ponto de ligação entre a rede externa (rede da operadora de telecom) e a rede interna (rede ou infraestrutura das redes de telecomunicações de um edifício comercial) é denominado de instalação de entrada ou facilidades de entrada.
    • Quando a rede externa chega na instalação de entrada por meio de cabos de pares trançados, todos os pares são conectados em blocos. Existem dois tipos de blocos para conexão desses cabos:
      • Blocos BLI (bloco de Linha Interno) - Realiza a conexão por enrolamento do condutor, por deixar um bom comprimento do condutor exposto, facilitando a oxidação, esses blocos não são (não devem ser) empregados em novas instalações. Outra desvantagem desse bloco é o maior tempo necessário para realizar uma conexão quando comparado com o bloco IDC.
        • Bloco BLI.jpg
      • Blocos IDC (Conexão por Deslocamento do Isolante) - realiza a conexão deslocando uma pequena parcela do isolamento do condutor, protegendo-o contra a oxidação. Sua instalação é rápida e o bloco é mais compacto diminuindo a necessidade de espaço nas instalações de entrada. Este é o bloco recomendado para novas instalações.


    • É recomendado o uso de proteção elétrica para cada linha que chega no edifício. As proteções elétricas devem atuar no caso de sobretensão (centelhador) e sobrecorrente (PTC).


Página principal da disciplina