Projeto Integrador2 - 2015.1 - Felipe-Eqp Madara

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

05/02 - Componentes de uma Infraestrutura de Telecom

Nesta Aula tivemos um boa apresentação da matéria, onde nos foi mostrado todo plano de ensino que será aplicado durante semestre, também tivemos conceitos de comunicação onde discutimos como seria a comunicação entre computadores se não tivessem as redes de telecom.


10/02 - Componentes de Cabeamento Estruturado

Nesta aula estudamos todos os elementos que compõe uma rede, normas de montagem de pontas RJ45,Muto,Patch-Panel,ponto de consolidação.

12/02 - Preparação para a primeira parte do projeto integrador

Nesta aula aprendemos como montar Um Patch Cord padrão EIA/TIA-568A,tomadas Rj45 Fêmea respeitando as cores do padrão 568A, logo após fazermos os Patch-Cords utilizamos a ferramenta para testar o Patch-Cord

Veja Rj45.jpeg Testepc.jpeg

19/02 - Parte 1 - Cabeamento Horizontal

Nesta aula aprendemos como montar toda estrutura para o cabeamento Horizontal,muto,ponto de consolidação,bloco IDC,armário de facilidades, respeitando a norma do cabeamento horizontal.

Veja Horizontal.jpeg Veja Horizontal2.jpeg Veja Horizontal3.jpeg

24/02 - Parte 1 - Cabeamento Horizontal Finalização

Nesta aula instalamos o switch calhas organizamos os cabos e instalamos uma régua no armário de concentração veja nas imagens abaixo como ficou.

Veja Finalcab.jpeg Veja Final1.jpeg Veja Final2.jpeg

Veja Final4.jpeg

26/02 - Parte 1 - Identificação segundo norma TIA606

Nesta aula aprendemos a norma de como deve ser feita a identificação dos cabos e equipamentos que compõe uma Rede repeitando normas do padrão TIA606

Veja Tabelamuto.jpeg

03/03 - Parte 1 - Cabeamento Horizontal - Finalização Identificação e Apresentação da Entrada de Facilidades

Nesta aula colocamos as etiquetas de identificação nos cabos e equipamentos, Também fomos fazer uma visita em 2 salas do campus uma onde mostrava como realmente deve ser montado um cabeamento e como não deve ser.

05/03 - Parte 1 - Interligação do Armário de Telecomunicações a Entrada de Facilidades

Nesta aula conhecemos a ferramenta desenrolador e enrolador (Wire Wrap), também fizemos uma pratica com blocos bargoa que são utilizados em centrais de distribuição telefônica.

Veja Ferramenta.jpeg Veja Bloco.jpeg

10/03 e 12/03 - Parte 1 - Equipamentos Ativos de Rede: SWITCHES.

Nesta aula foi uma teórica sobre Switches onde foi discutido em sala como era o funcionamento de um switch e de um Hub apesar da semelhança o funcionamento de ambos são bem diferentes.

19/03 - Apresentação da Parte 2 - Rede Externa de Telefonia

Nesta aula iniciamos a parte de telefonia onde montamos o bloco bargoa, dentro do nosso projeto fazendo a separação dos pares e fixando no bloco com o alicate punch down.

Alicate Punch Down Inserção.jpeg Bloco BargoaBargoa1.jpeg

24/03 - Parte 2 - Instalações até o Distribuidor Geral da Operadora

Nesta aula finalizamos a parte de telefonia, executamos os testes no patch panel para ver se todos os pontos de telefone estavam funcionando.

Tel1.jpeg Tel2.jpeg

26/03 - Parte 2 - Testes finais e exercícios

  • Finalização e testes das conexões com serviço de PABX (serviço de telefonia simulado);