Programando o FPGA através da USB-Blaster

De MediaWiki do Campus São José
Ir para: navegação, pesquisa

Para utilizar o Software Quartus II para programar o FPGA, siga as seguintes etapas:

Fig.1 Quartus II Programmer
  1. Conecte o kit através do cabo USB fornecido junto com o mesmo. Uma extremidade do cabo deve ser conectada a uma porta do computador e a outro ao conecter USB-Blaster do kit (verifique o manual do kit para identificar essa porta). No caso da DE2-115 conecte também a fonte de alimentação.
  2. Ligue o kit posicionando a chave LIGA em [ON]#Inicie o software Quartus II.
  3. Escolha {Tools > Programmer} (ver Fig.1).
  4. Caso a coluna File esteja vazia, é necessário encontrar o arquivo .sof do projeto:
    1. Clique em Add File... (menu lateral esquerdo), procure pelo arquivo nome_do_projeto.sof. Normalmente ele se encontra na pasta output_files, mas as vezes ele está na pasta do próprio projeto ou alguma outra.
  5. Clique em [Hardware Setup]. A guia de configurações de hardware da caixa de diálogo de configuração de hardware é exibida (ver Fig.2).
  6. A partir do menu drop-down, selecione a USB-Blaster disponível [USB-Blaster N-M], N e M indicam a porta USB a qual o kit foi conectado.
  7. Clique em [Close] para fechar a caixa de diálogo de configuração de Hardware.
  8. Na lista Modo, selecione o modo [JTAG].
  9. Mude a chave RUN/PROG para a posição RUN.
  10. Para programar, é necessário apenas selecionar {Processing > Star}. Após alguns segundos, o cursor Progress: indicará [100% Successful].
Fig.2 Quartus II Programmer - Hardware Setup INCOMPLETO

Problemas de configuração

Para programar o FPGA a interface do programador deverá estar conforme mostra a figura abaixo:

Fig.3 Quartus II Programmer - Hardware Setup CORRETO

No entanto, se você abrir o menu de configuração (Lab Programação do IFSC), e não aparecer a [USB-BLASTER], e aparecer no seu lugar a [USB-BLASTER Variant], ou [No Hardware], então será necessário alterar os arquivos de configuração (precisa de senha de root), segundo o procedimento descrito em Configuração da USB para programação do FPGA via JTAG.

Fig.4 Quartus II Programmer - Hardware Setup INCORRETO

Observe que o arquivo de configuração "<nome_do_projeto>.sof" deve estar listado na janela do programador. Se o arquivo não aparecer então clique em "Add File..." e selecione o arquivo que deve estar localizado na pasta raiz do projeto ou na pasta output_files. Este é o arquivo binario produzido pelo modulo Assembler do compilador, que contém os dados necessários para configurar o dispositivo FPGA. A extensão .sof significa "SRAM Object File".