PTC29008: O controle de acesso ao meio

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Próxima aula


O enlace a ser estabelecido usa um canal compartilhado. Somente um dos lados do enlace pode transmitir em um determinado momento. Por isso é necessário que o protocolo inclua um mecanismo de controle de acesso ao meio (MAC) para arbitrar as transmissões no enlace.

Três abordagens para acesso ao meio podem ser identificadas (maiores detalhes estão no capítulo 5, seção 5.3, do livro Redes de Computadores e a Internet, 5a. edição, de James Kurose e Keith Ross):

  1. Por revezamento: usando mensagens especiais, o direito de acesso ao meio é definido inequivocamente para cada um dos lados alternadamente. Esse acesso ao meio é livre de disputa (contention free), o que significa que colisões não ocorrem.
  2. Por divisão de tempo: ambos os lados se mantêm sincronizados, e usam intervalos de tempo cíclicos predeterminados para suas transmissões (isso é uma forma de TDMA). Essa abordagem também é livre de disputa.
  3. Aleatória: cada um dos lados pode tentar transmitir em instantes arbitrários. Se transmissões se sobrepuserem (colisões), as mensagens envolvidas são perdidas e devem ser retransmitidas. Usam-se esperas de tempo aleatórias para evitar que as retransmissões causem novas colisões. Essa abordagem envolve disputa por acesso ao meio (contention based).


Para nosso protocolo, as abordagens 1 e 3 são viáveis. Para a abordagem 1, pode-se imaginar um acesso ao meio do tipo mestre-escravo. Para a abordagem 3, o acesso ao meio clássico Aloha poderia ser implementado.

Aloha

Um controle de acesso ao meio do tipo Aloha. Ele pode ser integrado ao ARQ:

PTC-Mef-arq-aloha.jpg


Mestre-escravo

Um controle de acesso ao meio do tipo Mestre-Escravo. Ele também pode ser integrado ao ARQ:

PTC-Mef-arq-ms.jpg

Atividade

  1. Um MAC adequado deve ser escolhido para o protocolo de enlace !
    • OBS: foi escolhido o Aloha