PRG29002-2021-1

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

SUPORTE DURANTE A SITUAÇÃO DE CRISE

Instalando o Linux na VirtualBox

Conforme comentando em aula, o Linux pode ser instalado sobre uma máquina VIRTUAL em um sistema (hospedeiro) Windows ou Linux. Pode-se selecionar (ver condições de uso) uma distribuição gratuita do Linux e de uma Máquina Virtual. Ver abaixo procedimento para instalação. SEMPRE salve seus dados antes de qualquer operação sobre o sistema Windows ou Linux ou MacOS. NÃO recomendo DUAL BOOT pois pode (ainda que com baixa probabilidade) danificar o sistema hospedeiro.

  • Fazer Download do arquivo ISO em [1] versão Ubuntu 18.04.3 LTS. Escolher a opção Desktop. Confira se o seu PC é 64 bits (os mais novos são).
  • Instalar a VirtualBox (já está instalada no nosso Lab). Baixar de [2] e selecionar para a máquina hospedeira alvo. Selecione o sistema hospedeiro (o seu sistema) correto.
  • O procedimento abaixo é para instalação de uma máquina virtual sobre o hospedeiro Linux Ubuntu mas para o Windows é bastante similar. Se tiver dúvidas pesquise no google como fazer a instalação sobre o Windows. Note que o VirtualBox é instalado como aplicativo tanto no Windows como Ubuntu.

Caso a distribuição que tenha instalado não possua o GCC, pode instalá-lo usando na linha de comando (para a familília Debian/Ubuntu):

 $ sudo apt install g++

Note que $ é o prompt (não faz parte do comando).

Compilador C no Android

Eu instalei e testei sem problemas (mas não posso garantir nada)) no meu Android, o compilador C "Coding C" (a partir do Play Store). Para testar pequenos programas pode ser uma solução interessante. Ele permite compilar offline, ou seja, não precisa usar a rede.

DevC++ no Windows

Como comentei em aula, em situação normal não recomendo usar um compilador C sobre o Windows diretamente. Como estamos em situação emergencial, uma opção seria instalar o DevC++diretamente no Ubuntu.

Vi um tutorial em : http://linguagemc.com.br/tutorial-de-instalacao-do-dev-c/ Não testei...