Orientações para a matrícula on-line da Engtelecom

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Orientações gerais:

Conforme o calendário acadêmico do IFSC - Campus São José, o início do semestre letivo 2024/1 será no dia 16 de julho de 2023.

Entre os dias 15 e 31 de janeiro de 2024, estaremos em período de rematrícula on-line. Portanto, não se esqueça de realizar sua rematrícula on-line através do SIGAA. Para auxiliá-los(as), segue um  vídeo tutorial e um arquivo em PDF com o Passo a Passo da matrícula on-line.

Além disso, o prazo para ajustes de matrícula se estenderá de 15 a 21 de fevereiro de 2024.

Por fim, confira os horários das unidades curriculares para planejar a sua agenda para o próximo período letivo.

Outras dicas importantes:

Nova matriz curricular
  • Está em implantação uma nova matriz curricular da Engenharia de Telecomunicações (curso 1290). Para o próximo semestre, teremos as duas primeiras fases desse Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Engenharia de Telecomunicações. Consequentemente, quando houver equivalência entre duas disciplinas, a Coordenação do Curso decidiu ofertar só a matéria correspondente no novo currículo.
Disciplinas (UCs) da 1ª fase
  • Se você precisa realizar a matrícula em alguma unidade curricular (UC) da 1ª fase, escolha as que serão ofertadas no turno vespertino, pois as vagas do turno matutino são quase todas preenchidas pelos(as) estudantes calouros(as) do edital de ingresso.
    • Especificamente, as turmas de Cálculo I (CAL129001), Geometria Analítica (GEA129001) e Programação I (PRG129001) no turno vespertino (Engenharia de Telecomunicações - 12900121) foram criadas com o propósito de atender estudantes repetentes. As respectivas turmas no turno matutino (Engenharia de Telecomunicações - 12900111) precisam ser reservadas, preferencialmente, para estudantes ingressantes do semestre 2024/1.
  • Para disciplinas com mais de uma turma oferecidas no mesmo horário, tais como PRG129001 e PRG129002, valem os comentários a seguir:
    • Você pode escolher qualquer uma das duas turmas. Em caso de excesso de matrícula em uma das duas, os(as) alunos(as) excedentes serão remanejados(as) para a outra turma.
Como escolher em qual UC devo me matricular
  • Para alunos que seguem regularmente cada uma das fases do curso, recomendamos que se matriculem nas UCs conforme a fase atual do seu curso.
  • Alunos que tiveram reprovação no curso, acabam precisando ajustar suas matrículas conforme a sua necessidade. Com vistas a ajudar na escolha das UCs, disponibilizamos uma ferramenta visual que permite selecionar as UCs já integralizadas e assim visualizar as que já tem o pré-requisito preenchido, e portanto já podem ser cursadas:
  1. Grafo de pré-requisitos da antiga matriz curricular (curso 290)
  2. Grafo de pré-requisitos da nova matriz curricular (curso 1290)

Exemplos de uso do grafo de pré-requisitos:

  • Segue um exemplo de um(a) estudante que já quase todas UCs da 1ª fase (DES, GAL, LOG, CAL1, ELI, PJI1), e já integralizou também PRG1, CIE1, CAL2 e CIL. Essas UCs foram selecionadas com um clique do mouse e aparecem com cor forte e um circulo vermelho.
  • Neste caso, o(a) estudante poderia se matricular nas UCs que estão com um circulo azul: FSC1, ALG, QMC1, CAL3, PRG2, ELA1, CIE2, MIC, RED1, CAL4, MPQ, EST, DLP1, PTG, ADM, SUS e ECO.
Exemplo Grafo PPC2015.png

A selecionar as UCs em um browser, elas ficarão salvas no próprio aplicativo. Se desejar apagar todas as seleções pressione [ESC] e confirme.