Orientação para o TCC1 - Curso de Engenharia de Telecomunicações

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar


Formulário de preenchimento de documento de TCC

O preenchimento das documentações do TCC deve ser realizado através do Fomulário Único de TCC - Engenharia de Telecomunicações. O formulário deve ser utilizado para o preenchimento dos seguintes documentos:

Após preencher os dados o estudante/professor recebe um arquivo PDF com o documento preenchido e também com um link para futuras edições. Esse link deve ser guardado para o preenchimento dos documentos futuros, pois neste caso não é necessário reintroduzir os dados iniciais.

NOTA1: O adendo a ata de defesa de TCC2 é usado quando o aluno é aprovado com ressalvas, para informar o conceito final após apresentar as correções.
NOTA2: Se ocorrer algum erro no recebimento do PDF confira o email que foi indicado no campo [E-mail que deve receber o documento preenchido]. Qualquer dúvida entre em contato com a coordenação do curso <engtelecom@ifsc.edu.br>.

Dados para marcação da defesa

O professor orientador deverá enviar para a coordenação do curso de Engenharia de Telecomunicações <engtelecom@ifsc.edu.br> e ao professor da UC de TCC029009, com antecedência de 7 dias os seguintes dados:

Estudante: 
Matrícula:
Título do TCC: 
Orientador: 
Co-orientador: 
Professor convidado:
Banca: 
Data: 
Horário:
Local: 
  • Como local para a defesa sugere-se utilizar uma das salas de reuniões de TELE 1 ou TELE 2. Outros espaços também podem ser utilizados a critério do professor orientador.
  • Os dados fornecidos no email devem ser os mesmos utilizados na geração da ata de defesa (pelo orientador) usando o formulário TCC - Engenharia de Telecomunicações.

Semestre 2023.2

  • O prazo máximo para a conclusão e defesa do projeto de TCC1 é o dia 08/12/2023.
  • A composição da banca e a data/horário da defesa devem ser informadas à coordenação do curso com no mínimo 7 dias de antecedência da realização da defesa.
  • O prazo limite para a entrega da ata de defesa e do projeto de TCC é o dia 12/12/2023.
NOTAS
  • Se o orientador e o estudante desejarem antecipar a defesa do projeto de TCC, esta poderá ser antecipada desde que o estudante já tenha realizado todas as atividades avaliativas propostas na UC de TCC029009, incluindo a entrega do Resumo Expandido.

Após a defesa

  • Após a defesa o orientador deve enviar a Ata de defesa de TCC1 preenchida e assinada, para a Coordenadoria do Curso <engtelecom@ifsc.edu.br> com cópia (cc) para o professor da UC de TCC029009
  • O estudante deve enviar o projeto de TCC para o professor da UC de TCC029009, conforme definido por este.
  • O estudante deve também preencher a página Wiki do seu TCC no link indicado em TCC da Engenharia de Telecomunicações - em andamento
  • Após cumpridas todas as etapas acima o professor da UC de TCC029009 realiza o registro do conceito final no SIGAA.

Assinatura digital dos documentos

Para assinar eletronicamente os documentos, recomendamos que seja utilizado o site https://assina.ifsc.edu.br/. Detalhes de como fazer podem ser encontrados no artigo "Começa projeto-piloto de emissão de certificados ICPEdu para assinaturas eletrônicas".

Regulamento de TCC

As orientações para o TCC estão na maioria descritas no Regulamento do TCC Curso de Engenharia de Telecomunicações. Seguem alguns artigos destacados:

Art. 2º O TCC constitui uma atividade curricular, individual, obrigatória e de responsabilidade do aluno, sob orientação de um professor efetivo do curso de Engenharia de Telecomunicações.

Parágrafo único: Será admitida a co-orientação do TCC desde que aprovada pelo professor orientador, e o mesmo atenda um dos seguintes quesitos:

I–ser professor de ensino superior cuja área de pesquisa e/ou ensino seja correlata ao tema desenvolvido no trabalho;
II–ser profissional com atuação no mercado em área correlata ao tema desenvolvido no trabalho;

Art. 3º O TCC tem os seguintes objetivos:

a) desenvolver a capacidade de aplicação, de forma integrada, dos conhecimentos científicos e tecnológicos adquiridos durante o curso;
b) desenvolver o espírito investigativo no aluno;
c) estimular os alunos a execução de projetos que levem ao desenvolvimento de produtos que possam ser patenteados e/ou comercializados.

Art. 4º Para a elaboração do calendário de atividades, de gestão dos procedimentos de acompanhamento e de avaliação do TCC definidos neste Regulamento, o Coordenador do Curso de Engenharia de Telecomunicações nomeará um professor, pertencente ao quadro docente do curso, como Coordenador de TCC, cujas atribuições estão estabelecidas no Artigo 21 23º.

Art. 5º O TCC será desenvolvido em duas etapas assim definidas: pré-projeto e projeto final.

§ 1º O pré-projeto será elaborado durante a disciplina de TCC1.
§ 2º O projeto final será elaborado durante a disciplina de TCC2.

Art. 7° O Coordenador de TCC será responsável pela disciplina de TCC1 ao longo do semestre e contará com a participação:

a) dos professores orientadores nas etapas de pesquisa bibliográfica e na definição do tema de trabalho de cada aluno;
b) de um professor de Língua Portuguesa, que auxiliará os alunos na confecção dos documentos do pré-projeto e na apresentação oral do trabalho.

Art. 8° A avaliação do TCC1 será realizada com base em um conjunto de atividades definidas no plano de ensino da disciplina, no cumprimento do cronograma de TCC e no conceito obtido no pré-projeto.

Art. 9º O pré-projeto será elaborado durante a disciplina TCC1 e consistirá na:

a) definição do orientador e do co-orientador formalizado através de carta de Confirmação de Orientação de Projeto de TCC do orientador e do co-orientador, se for o caso;
b) definição do tema formalizado pela confecção de um resumo estendido no formato digital;
c) elaboração de um documento contendo a fundamentação teórica, incluindo revisão bibliográfica, uma explanação sobre o problema a ser resolvido e os objetivos a serem atingidos, a metodologia para o desenvolvimento do trabalho e um cronograma de atividades.

Art. 10° - O aluno matriculado na disciplina TCC1 somente poderá apresentar o pré-projeto de TCC para avaliação caso tenha aproveitamento no conjunto de atividades desenvolvidas ao longo do semestre da disciplina, caso contrário, estará reprovado no TCC1.

Art. 11° Uma banca avaliadora constituída pelo orientador e um professor convidado, em reunião fechada, questionará e orientará o aluno, e atribuirá um conceito ao pré-projeto.

NOTA: O co-orientador do TCC não poderá integrar a banca avaliadora.

Padrão de formatação do projeto de TCC