Objetos de Aprendizagem

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Objetos de Aprendizagem

por Dr. José Aires de Castro Filho

j.castro@ufc.br


Objeto de aprendizagem é qualquer entidade digital que pode ser utilizada ou referenciada durante o processo de ensino-aprendizagem. Esse material pode ser imagem, documento, simulação, vídeo, recursos multimídia que apóiam o ensino-aprendizagem com objetivo bem definido.

Os objetos de aprendizagem devem ser pequenos segmentos de estudo atrelados a um ou mais objetos de aprendizagem específicos. Uma metáfora interessante é a comparação de um objeto de aprendizagem com o brinquedo infantil LEGO. O LEGO tem como característica que qualquer peça pode ser conectada com outra, podem ser reutilizáveis. Por outro lado essa definição não abrange a complexidade que um objeto de aprendizagem pode ter.

Uma outra metáfora utilizada é a comparação dos objetos de aprendizagem com moléculas de átomos, pois com essa comparação podemos representar o nível de complexidade de um objeto de aprendizagem.

Com o CABRI - software de matemática - é possível se criar objetos de aprendizagem, uma simulação por exemplo. Quando criamos um determinado curso podemos utilizar essa simulação para apoiar o processo de ensino-aprendizagem. Os objetos devem ser conectados através de uma estratégia bem definida.

Segundo Neiva os objetos devem ser utilizados em situações que envolvem riscos ou que sejam de difícil complexidade ser entendido. Nem tudo precisa ser transformado em OA, já que uma apostila pode explicar conceitos simples.


O sentido de se utilizar o OA é para facilitar o tempo de elaboração dos desenvolvedores, reduzir o custo dos objetos, facilitar a distribuição, adaptação de cursos e currículos.

Em termos tecnológicos é importante o uso dos OA porque os navegadores lidam melhor com pequenas quantidades de informação.

Do ponto de vista dos usuários, os OA encorajam o uso pela simplicidade.

No entanto é preciso ficar claro que facilitar é diferente de diluir.

Por isso é preciso que os desenvolvedores entendam da filosofia do EAD. Criar simulações óbvias também não tem sentido.

Um exemplo de um objeto de aprendizagem muito disponível é a Torre de Hanoi. Ele não é nem um pouco diferente do brinquedo de madeira disponível facilmente. A pergunta antes de se projetar o OA é: quais as vantagens de se utilizar o OA em relação aos materiais tradicionais.

Há diversos repositórios de OA, como exemplo o RIVED e o LABVIRT.


O grupo do Prof. Aires é http://www.proativa.vdl.ufc.br


Palestra 2 - Prof. Física Gilvandenes Sales

Prof. Sales comenta da necessidade de uma nova postura em sala de aula.

Páginas onde obter objetos de aprendizagem de física:


Um modelo para produção de objetos de aprendizagem foi apresentado (anexo).

Um projedo desenvolvido pela equipe foi o OA - GANGORRA INTERATIVA - grandezas inversamente proporcionais. Alunos da rede pública foram trazidos para o laboratório para aprender momentos e forças com elementos reais. Depois eles foram para o computador e exploraram aplicações de momento. Dessa forma eles validaram o OA no ensino de física comparando com o real.

Outra modelagem exploratória realizada foi o OA PATO QUÂNTICO para os alunos aprenderem física quântica. Primeiro os alunos aprendem na prática no laboratório, depois eles vão para os computadores.

O Modelo de software educativo que portante se defende é aquele de simulação com concepção construtivista, que busca a não linearidade, procura fazer uso de metáforas, tem interface intuitiva, trabalha aspectos lúdicos característico dos jogos, apresenta-se em uma só tela, pode ser inserido durante o tempo de 50 minutos da aula, permitindo que o aluno baixe o OA e use na aula.

Considerações finais. Os professores devem se abrir ao novo. O grande desafio é tornar o ambiente de aprendizagem um espaço agradável para a produção do conhecimento.

Um exemplo de um objeto de aprendizagem interessante visitado é um site para ensino de Hidrostática no endereço: