Nuvem Computacional para a Área de Telecomunicações

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo

Este projeto tem como objetivo criar um sistema computacional em nuvem para disponibilizar softwares licenciados e também gratuitos para atender as demandas de sala de aula e trabalhos extra-classe dos alunos dos cursos técnicos e de graduação da área de telecomunicações. Além de implantar os serviços, o projeto visa facilitar o gerenciamento, configuração e manutenção da nuvem computacional, realizando a análise de desempenho e uso do sistema visando aumentar a disponibilidade do sistema.

Objetivos

Neste projeto de pesquisa a implantação de um serviço de nuvem computacional no qual os alunos e professores terão suas contas criadas e disponibilizadas para acesso remoto a um equipamento com alta capacidade de processamento e memória, para a utilização dos principais softwares utilizados nas disciplinas. Além da criação da estrutura computacional em nuvem o projeto tem como objetivo documentar todos os processos realizadas, realizar estudos de desempenho do sistema, avaliara a segurança, registrar e relatar o uso do sistema pelos usuários.

Público-Alvo

O público alvo desse projeto são os professores e alunos dos cursos de Engenharia de Telecomunicações do Campus São José. A nuvem pode também atender individualmente alunos de outros cursos do IFSC que solicitem o acesso ao serviço.

Participantes

A coordenação do projeto está a cargo de:

  • Prof. Marcos Moecke, professor do curso de Engenharia de Telecomunicações do IFSC.

Para a execução do projeto contaremos também com a colaboração do:

  • Prof. Ederson Torresini, professor do curso de Engenharia de Telecomunicações do IFSC.

O aluno bolsista é:

Prazo de execução

O projeto iniciou em 01 de fevereiro de 2017 e foi desenvolvido com trabalho voluntário do aluno e dos professores envolvidos durante 4 meses (até de maio de 2017). A partir de junho de 2017 até dezembro de 2017 o projeto foi aprovado na Chamada Interna 04/2017 - Programa de Apoio a Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus São José, e o aluno passou a condição de bolsista.

Links do projeto

Execução do projeto

O acompanhamento do projeto está sendo feito na página privativa do projeto, na qual apenas as pessoas autorizadas tem acesso.