Modernização das aulas de laboratório de circuitos lógicos: fase implementação

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Introdução e Justificativa da Proposição

Durante o ano de 2013, foi desenvolvida pela aluna Kamila Rose da Silva a primeira etapa do projeto de modernização das aulas de Laboratório de Circuitos Lógicos. A primeira etapa consistiu em determinar entre 3 métodos de ensino, aquele que mais se adequa a um processo de ensino-aprendizagem moderno na área de Circuitos Lógicos. Os métodos avaliados foram: 1) Montagem em matriz de contatos convencional; 2) Simulação em Software; e 3) Projeto, Simulação e Realização em Dispositivo Lógico Programável. O relatório final do projeto mostrou que tanto na visão dos alunos como dos professores o método 3 era o mais adequado, pois: 1) Facilitava a percepção do funcionamento do circuito lógico; 2) permitia uma maior segurança na implementação dos circuitos; 3) reduzia os problemas de montagem; 4) foi considerado mais simples na geração e acompanhamento dos diagrama de tempo dos circuitos em funcionamento; 5) foi considerado mais interessante e produtivo. Quando perguntados se utilizariam o método 3 em aulas de laboratório, todos indicaram que certamente utilizariam ou estavam muito dispostos a utilizá-lo, mas tinham dificuldade no aprendizado da nova tecnologia. Em virtude desses resultados, vemos claramente a necessidade de desenvolver um conjunto de experimentos que possibilite a aplicação do Método 3 nas aulas práticas das disciplinas da área de Circuitos Lógicos.

Objetivos do Projeto

O contexto da pesquisa entre os alunos e professores da fase inicial deste projeto, foi a elaboração de um único experimento que foi implementado e aplicado aos alunos voluntários utilizando 3 métodos diferentes. A proposta de continuação desse projeto, visa agora desenvolver um conjunto completo de experimentos de laboratório que permitam aos professores utilizar de forma prática e simples o Método 3 – “Projeto, Simulação e Realização em Dispositivo Lógico Programável “ em suas aulas práticas. O desenvolvimento desses novos experimentos e seu teste utilizando novamente alunos voluntários e professores das disciplinas da área de Circuitos Lógicos, demandará um tempo significativo e dedicação de um aluno(a) ao longo de pelo menos 9 meses. Como objetivo secundário, buscaremos além de desenvolver os experimentos, gerar um material tutorial introdutório para os professores e alunos, explicitando o uso das ferramentas de projeto, simulação e programação de Dispositivos Lógicos Programáveis da ALTERA. Com isso espera-se que esta metodologia possa ser gradualmente sendo implementada nas diversas disciplinas da área de Circuitos Lógicos.

Detalhamento das atividades

As etapas previstas são as seguintes:

  1. Preparação e publicação de material tutorial sobre o uso das ferramentas de projeto, simulação e programação de Dispositivos Lógicos Programáveis da ALTERA.
  2. Avaliação dos experimentos que são normalmente realizados em aulas de Laboratório de Circuitos Lógicos.
  3. Questionário e entrevista com professores atuais e ex-professores das disciplinas de Circuitos Lógicos e Eletrônica Digital, verificando quais desses experimentos são mais importantes no processo-ensino aprendizagem;
  4. Definição de uma lista de experimentos com as prioridades de implementação.
  5. Elaboração, teste e documentação dos experimentos de laboratório.
  6. Publicação do relatório técnico com resultado dos estudos realizados.

Forma de acompanhamento do bolsista

  • Diário de trabalho do bolsista.
  • Manual Digital com um conjunto mínimo de 10 experimentos.
  • Relatório Técnico Final

Local de trabalho do bolsista

  • Laboratório de Iniciação a Pesquisa

Links de auxilio

Relatório Técnico Final

Experimentos desenvolvidos

Lista de roteiros implementados