Material de Apoio

De MediaWiki do Campus São José
Ir para: navegação, pesquisa

Gerência de Redes

  • aguardando mais conteúdo...
  1. Configure seu servidor para responder por um domínio. O nome do domínio deverá seguir o modelo: dominio.sj.cefetsc.edu.br. Onde “dominio” será de escolha do grupo.
  2. O ip do servidor será: 200.135.233.5x. Onde “x“ deverá ser igual ao último digito do ip do servidor de sua equipe, ou algum outro determinado pelo professor em caso de conflito. Este número, bem como o "dominio" da item anterior, deverá ser repassado ao professor, para que sejam feitos os ajustes necessários no DNS (hendrix) da escola. Obs.: não confunda "dominio" com nome de máquina.
  3. No servidor deverão estar configurados os seguintes serviços: DNS, servidor de e-mail, ssh, ftp, firewall, Apache com uma página personalizada e cotas em disco para os usuários. Também deverão ser configurados os serviços NAT, roteamento e Squid para uso com possíveis clientes locais, conectados via uma segunda interface de rede. Estes serviços não serão habilitados para conexões remotas.
  4. Deverão ser criados usuários, e estes deverão ter um e-mail do tipo: usuario@dominio.sj.cefetsc.edu.br. Os usuários poderão também ter acesso a suas contas/arquivos remotamente. Para cada professor deverá ser criado um usuário exclusivo e na criação deste, a equipe deverá informar, como faria há um usuário leigo, quais os serviços disponíveis e o procedimento para acessar os mesmos, em resumo: manual do usuário. Obs.: os professores farão uso destes usuários para testar o sistema. Convidem colegas para serem usuário do seu sistema, avisando que é um sistema experimental.
Sugestão de bibliografia para Gerência de Redes

Apostila:

Valle, Odilson Tadeu. Gerência de Redes. CEFETSC - Unidade São José. 2007


Vários textos baixados da internet que estão em:

http://www.sj.cefetsc.edu.br/~odilson/


Livros:

Tibet, Chuck V. Linux: Administração e Suporte. Novatec Editora. ISBN: 85-85184-95-7. 2001.

Ferreira, Rubens E. Linux: Guia do Administrador do Sistema. Novatec Editora. ISBN: 85-7522-038-1. 2003.

Hunt, Craig. Linux: Servidores de rede. Editora Ciência Moderna. ISBN: 85-7393-321-6. 2004.

Stanger, James; Lane, Patrick T.; Danielyan, Edgar. Rede Segura Linux. Editora Alta Books. ISBN: 85-88745-10-0. 2002.

Programação para Redes

O presente projeto consiste no provimento de uma solução completa para um provedor de acesso à Internet. Dentre os diversos serviços oferecidos pela provedoras podemos destacar o serviço de e-mail e a autenticação de usuários.

O trabalho apresentado nesta disciplina é dividido em duas partes: uma parte comum a qual deverá ser implementada por todos os grupos; e uma parte específica a cada grupo. Ambas as partes deverão ser desenvolvidas na linguagem PHP e fazendo uso de shell scripts, se necessário for. Parte-se do pressuposto que os softwares subjacentes necessários para o provimento destes sistemas já serão instalados e configurados por cada grupo, como por exemplo, servidor HTTP com suporte ao PHP.

Parte comum

Desenvolver um painel de controle, ou seja, um sítio web onde o administrador do sistema poderá executar tarefas administrativas através do sistema a ser desenvolvido em PHP. Essa página consistirá em apenas um menu de acesso fácil para os demais sistemas. Vale salientar que o acesso a essa página deverá ser protegido através da autenticação de usuário e senha. Pode-se implementar tal controle em PHP ou utilizar recursos providos pelo próprio servidor HTTP. As tarefas implementadas pelos demais grupos também deverão ser integradas no sistema. Isto é, o painel de controle deverá prover entradas no menu para acionar os demais sistemas.

Sistema para controle de usuários

Desenvolver um sistema em PHP para permitir a manutenção de usuários da provedora. Este deverá prover opções para a inclusão, modificação e remoção dos usuários, além de permitir a listagem dos usuários cadastrados. O sistema deverá ser correto ao ponto de não permitir a inclusão de contas com nomes de usuários duplicados ou a inserção de contas sem senha, etc.

Partes específicas

Abaixo são apresentadas três opções para a realização da parte específica do projeto. Cada opção poderá ser escolhida por no máximo 2 grupos, haja visto que a turma de 2008-1 possui cinco grupos.

Opção 1 
Desenvolver um sistema para listar os acessos das últimas 24 horas realizados pelos usuários através do serviços: SSH, FTP e via painel de controle (sistema PHP desenvolvido pelo grupo) .
Opção 2 
Desenvolver um sistema que permite o envio de e-mails através de um formulário web. Tal sistema poderá ser utilizado pelos usuários da provedora para enviar e-mails destinados ao departamento de vendas e ao departamento de suporte técnico.
Opção 3 
Desenvolver um sistema que liste a atual carga do sistema, a quantidade de memória em uso e livre, os atuais processos em execução e quais portas estão abertas para aceitar conexões.

Sugestão de bibliografia

http://www.php.net/manual/pt_BR

--Emerson 08:18, 11 Junho 2008 (BRT)


Instalação de Equipamentos de Rede

Cabeamento Estruturado

  • aguardando conteúdo...