Laboratório de App Inventor 4

De MediaWiki do Campus São José
Ir para: navegação, pesquisa

Objetivos

Ao final da aula o aluno deverá, dentro do contexto do app inventor, ser capaz de:

  • usar o componente Texting para o envio de mensagens SMS;
  • usar o component tinyDB para armazenar dados não voláteis no telefone;
  • saber como mudar nomes de componentes (botão Rename na janela principal do projeto);
  • saber(revisar) como usar o comando foreach para manipular listas;
  • rever o uso de listas;
  • usar o componente TinyWebDB para armazenar dados via Web.

Uso dos componentes Texting e tinyDB

O componente Texting permite a recepção e envio de mensagens SMS, enquanto o componente tinyDB permite o armazenamento de dados de forma persistente no seu telefone.

Acessar o tutorial Broadcast Hub

No programa implementado neste tutorial é mantida uma lista de números telefônicos para os quais serão prestados serviços de broadcast de mensagem SMS da seguinte forma:

  • Se uma mensagem é recebida de um número desconhecido então a aplicação responde com uma mensagem que convida o número para participar da lista;
  • Se uma mensagem “joinabc” é recebida então a aplicação coloca o número que enviou na lista de números;
  • Se uma mensagem é recebida de um número que já está na lista então a mensagem é enviada para todos os números da lista.

Uso do componente TinyWebDB

O componente TinyWebDB permite que uma aplicação app inventor armazene de forma persistente informações em uma base de dados acessada via web. Esta facilidade permitirá a comunicação entre aplicações de diferentes telefones (implementar jogos multi-usuários, por exemplo).

O MIT fornece um servidor que é usado por default no componente TinyWebDB (endereço http://appinvtinywebdb.appspot.com). Não é garantida a permanência de dados nesta base de dados já que é limitada a 1000 registros que são compartilhados por todos os usuários do sistema. Para atender a demanda dos projetos de curso de Engenharia de Telecomunicações, disponibilizamos vários servidores TinyWebDB nas seguintes url do TinyWebDB.

Exercício: Estude o componente TinyWebDB e modifique o tutorial anterior para que a mensagem de congratulations seja lida do servidor. Use a tag IFSC-Congratulation para acessar a mensagem.

Documentação de Referência


Curso de Engenharia de Telecomunicações