LAN Comutada

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
IMPORTANTE ANTES DE SEGUIR COM OS PRÓXIMOS CONTEÚDOS
  • Crie uma conta na netacad da CISCO e após acesso, vá na opção "Recursos" e "baixar Packet Tracer". Caso sua versão seja Linux, especialmente o UBUNTU 16.04 ou superior, use os seguintes comandos para instalar o PacketTracer:
  1. sudo dpkg -i CiscoPacketTracer_821_Ubuntu_64bit.deb.
  2. sudo apt update; sudo apt upgrade
  3. sudo apt -f install para instalar outros pacotes necessários que eventualmente estejam faltando para completar a instalação.
  • Funcionamento básico de um Switch - Leia somente até a seção Combinando Comutadores (Combining Switches). Compreenda bem os seis processos básicos no tratamento de frames em nível de camada dois, à luz do padrão IEEE802.1D:
  1. Learning
  2. Flooding
  3. Filtering
  4. Forwarding
  5. Aging
  6. Blocking
  • Siga as orientações do professor na construção de uma LAN com somente quatro PCs conectados em um SWITCH e um HUB no Packet Tracer. Neste cenário, através do padrão IEEE802.1D, será possível responder as seguintes questões colocadas no objetivo da aula:

Como um switch aprende que endereços MAC estão em cada porta ?
Como um switch encaminha um quadro cujo destinatário é desconhecido ?
Como um switch propaga quadros em broadcast ?

EXERCÍCIO DESAFIO - Demonstração das fases do SWITCH com PACKET TRACER em redes diferentes

Similarmente a execução do cenário da demonstração acima de LAN com o Packet Tracer colocado na videoaula, realize agora um novo cenário de LAN abaixo que possui um router Cisco modelo 1941 segmentando a LAN em duas subredes (com IP de rede diferente). Da mesma forma feita na simulação em sala de aula, demonstrando o padrão IEEE802.1D, identifique cada uma das cinco operações básicas de um switch, no cumprimento de sua função em TODA a LAN, agora segmentada em nível de subredes e encontre respostas para as mesmas questões anteriores para esse novo cenário.