InstalacaoInicial

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Instalação dos Pacotes Necessários

Para fins de utilização dos comandos ifconfig e ip addr, cabe realizar a instalação prévia destes utilizando-se os códigos inseridos no terminal linux a seguir. O ifconfig é considerado obsoleto em muitas distribuições Linux atualmente e foi substituído pelo comando ip, mas você ainda pode utilizá-lo se preferir, bastando para isso instalar o pacote net-tools. Ao passo que o comando ip necessita da instalação do pacote iproute2. Adicionalmente, vamos utilizar ainda os comandos do pacote netplan, nesse sentido os comandos para a instalação de cada um dos referidos pacotes são apresentados a seguir.

sudo apt-get install iproute2
sudo apt-get install net-tools
sudo apt-get install netplan

Cabe destacar que é necessário possuir privilégios de root (administrador). Neste LINK você poderá saber mais sobre a utilização do comando ip.


Configuração Inicial

Para que possamos dar prosseguimento ao desenvolvimento das atividades práticas, vamos inicialmente abrir uma Máquina Virtual do virtual box, a que será destinada a nossa disciplina será a Máquina 3 (VM 3). Entre em sua configuração e, ANTES DE INICIÁ-LA, vá até as configurações de rede e altere o valor dos dois últimos algarismos do número MAC associado.

Inicialize a máquina e coloque acesse o login PJI11103 e a senha passada pelo professor em sala de aula. Tão logo seja realizada a inicialização da máquina, acesse o terminal da VM (CTRL + ALT + T). Neste momento, vamos conferir se os pacotes encontram-se devidamente instalados. Repita os comandos informados anteriormente (apenas para verificação)!


Concluída a verificação, devemos desabilitar um serviço de rede para que não apague nossas configurações constantemente (ou quando perder uma conexão com SW). Digite o comando abaixo e confirme com a senha da VM.

sudo systemctl stop NetworkManager

Este comando faz com que a aplicação NetworkManager interrompa os processos de atualização dos IP, caso perca conexão cabeada com a rede da escola.

Para verificar qual(is) adaptador(es) de rede está(ão) disponível(is) no seu PC, basta realizar a listagem usando o comando a seguir:

sudo ip -br a

Todos os controladores disponíveis serão listados.


Imagem


Neste momento deseja-se atualizar o IP estático de cada máquina que agregar à rede específica, deve-se portanto aplicar o seguinte comando:

sudo ip addr add 192.168.1.10/24 dev eth0

Observe que este comando realiza a criação/adição (add) de mais um IP na mesma interface (placa de rede) física denominada eth0. Neste comando é adicionado ao dispositivo eth0 o valor de IP 192.168.1.10/24 na interface eth0 (física). Caso você julgue necessário realizar a remoção de um determinado endereço, basta inserir o seguinte comando no terminal:

sudo ip addr del 192.168.1.10/24 dev eth0

Note que o comando permite remover/deletar (del) o endereço exemplo 192.168.1.10/24 da interface eth0 (física)

Nesse sentido, vamos montar uma rede simples como a apresentada a seguir.

Rede Simples