Implantação de alta disponibilidade para um PBX IP por meio de replicação

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Resumo estendido

Uma central telefônica IP deve atender muitos usuários com a maior disponibilidade possível. No entanto problemas no dia a dia levam esses equipamentos a eventuais falhas e até desligamento, consequentemente usuários antes autenticados na central perdem seu registro e ficam sem o serviço de telefonia, que é essencial e até primordial em inúmeras empresas.

A CIP 92200 é um produto da Intelbras S.A, central IP com alta capacidade de customização, se adapta a diversos cenários oque permite a integração de diferentes tecnologias em um único produto. Com capacidade para até 200 usuários IP, 60 canais E1, 32 interfaces analógicas e troncos SIP é um produto que atende muito bem as demandas do mundo corporativo. Seu sistema operacional é o CentOS, totalmente customizado para suas necessidades.

Atualmente o sistema possui um ótimo funcionamento, porém, está suscetível a falhas de rede oque deixaria a central fora do ar, não disponibilizando muitos serviços. Uma funcionalidade já existente na central que ajuda a evitar possíveis perdas do banco de dados é o mecanismo de backup que a central possui que é facilmente acessível via web. Em caso de falha de conexão com a rede, todos os ramais perdem o registro na central, e as chamadas são derrubadas. Os ramais só registram novamente após o ligamento do servidor já com o problema resolvido.

Assim surge a necessidade de implementação de alta disponibilidade nos servidores CIP92200. Para isso devem ser estudados diversos protocolos de redundância, como: UCARP (Common address Redundancy Protocol), VRRP (Virtual Router Redundancy Protocol) e também o Linux-HA. Propõe - se o estudo, implementação e testes do protocolo escolhido na central CIP92200 com o objetivo de disponibilizar um serviço que irá monitorar o estado pontual da central e assim fazer o tratamento necessário para que um servidor secundário assuma o controle.

O protocolo escolhido deve monitorar o estado dos dois servidores (primário e secundário). Este estado é definido como “online” ou “offline”, ou seja, se a central esta funcionando devidamente na rede e até mesmo se esta ligada, e se seus serviços estão funcionando em estado pleno. Em caso de queda do servidor por falha na rede, falta de energia ou queda de algum serviço, o protocolo deve informar o servidor secundário imediatamente para que este então assuma o controle que antes estava com o servidor primário.

Haverá um sincronismo realizado da central primária para a secundária de tempos em tempos, oque garante a integridade das configurações realizadas pelos usuários na central master. Assim os ramais que estavam cadastrados na central primária já estarão cadastrados na central secundária deixando apenas o registro dos mesmos pendentes. Porém, quando o servidor slave assumir, todos os ramais devem ser registrados, pois já estarão configurados na central. Contudo será necessário também o estudo de alguns protocolos de sincronismo. Entre eles estão fsync e Rsync.

Para que o projeto seja realizado, serão necessárias diversas ferramentas físicas e virtuais. Estas serão disponibilizadas pela empresa Intelbas S.A que é a detentora dos direitos do projeto. Entre os itens necessários estão: Infraestrutura de rede (switches, roteados, cabeamento, equipamentos de replicação de dados, etc.) e também serão necessárias no mínimo duas centrais CIP92200. Todo material necessário já é acessível para o inicio do projeto.

Cronograma

Etapas/Mes Novembro/2012 Dezembro/2012 Fevereiro/2013 Março/2012
Delimitação do tema de trabalho x x
Pesquisa bibliográfica x x
Elaboração do Documento de Avaliação Final x x
Desenvolvimento do projeto x

Bibliografia