IER-lab5

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Segmentação de LANs com VLANs

  1. A rede descrita neste arquivo de configuração do Netkit2 é composta por um switch e quatro computadores. essa rede possui duas VLANs (VLAN 5 e VLAN 10), de forma que pc1 e pc4 pertencem a VLAN 5, e os computadores pc2 e pc3 estão na VLAN 10. Execute essa rede e teste a comunicação entre os computadores - quais computadores conseguem se comunicar ?

    Vlans-ex1.png
  2. A peça-chave na implantação das VLANs foi o switch. Observe a configuração dessa rede, notando que atributos foram usados nas portas do switch.
  3. Seja esta outra rede, composta por dois switches e duas VLANS:
    Bridge3.png
    • Execute essa rede a partir deste arquivo de configuração do Netkit2.
    • Teste a comunicação entre os computadores: quais pares conseguem se comunicar ?
    • Escolha um par de computadores, de forma que um deles esteja no switch 1 e o outro no switch 2. Ative a comunicação com ping entre eles, e e, seguida execute o wireshark no switch 1 de forma a capturar na interface eth3. O que se pode notar no cabeçalho Ethernet dos quadros capturados ?
  4. Na figura abaixo, a rede da esquerda está fisicamente implantada em uma pequena empresa. No entanto, uma reestruturação tem como objetivo modificá-la de acordo com o diagrama mostrado à direita. Essa alteração da rede deve ser feita sem adicionar switches ou modificar o cabeamento (tampouco devem-se mudar as conexões de pontos de rede às portas de switches).
    1. Crie um protótipo usando o Netkit2.
    2. Vlan-ex1.png

    • Arquivo de configuração vlan.conf, contendo a topologia física.
    • Para criar a topologia lógica usando VLANs: use os atributos vlan_untagged e vlans_tagged nas portas dos switches, conforme o manual do Netkit2.


Voltar