Gabarito

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

1) Conceituar sinal analógico e digital textualmente e na forma de um gráfico.

  • Sinal analógico é qualquer sinal contínuo no tempo que pode assumir infinitos valores de amplitude dentro do seu intervalo de valores máximo e mínimo, sendo que estes podem também ser infinitos. O termo analógico refere-se a que este tipo de sinal é análogo (similar) ao da sua fonte, por exemplo quando uma pessoa fala ao telefone o sinal elétrico analógico da sua voz é análogo a onda sonora que o seu aparelho fonético gera.

Sinal analogico.jpg

  • Sinal digital é qualquer sinal que assume apenas alguns valores de amplitude, sua variação de amplitude ocorre em degraus, abruptamente.

Sinal digital.gif

2) Quais as características principais de uma onda senoidal? Explique cada uma. Ela pode ser associada a um sinal analógico?

As características principais de uma senoidal são:

Amplitude - é a intensidade da onda senoidal, a sua amplitude máxima corresponde ao ponto de uma crista da onda.

Período (T) - é o intervale de tempo necessário para a senoide completar seu ciclo, [unidade - segundos (s)]

Frequência (f) - é a quantidade de ciclos por segundo da onda senoidal, [unidade - Hertz (Hz)]

Velocidade de propagação (Vp)- é a velocidade com que a onda de propaga no meio, [unidade - m/s]

Comprimento de onda (λ) - é a distância entre dois vales ou dois picos da senoide, [unidade - metros (s)]

A onda senoidal pode ser associada a um sinal analógico, pois sua variação no tempo é contínua e ela assume infinitos valores de amplitude entre seus valores de amplitude máxima positiva e negativa [unidade - metros (s)]

3) Qual o significado de Hertz?

Hertz é a unidade de medida de frequência, um Hertz corresponde a um ciclo/segundo

4) Quais os valores numéricos para os prefixos para múltiplos decimais K, M, G, T, P?

K - Kilo - 10³

M - Mega - 106

G - Giga - 109

T - Tera - 1012

P - Peta - 1015

5) Diferencie um sinal periódico de um sinal aperiódico.

Os sinais periódicos são aqueles que se repetem em iguais intervalos de tempo, sendo que este intervalo chamamos de período do sinal(T). Os sinais aperiódicos, por exclusão, são aqueles que não tem nenhum padrão de repetição ao longo do tempo.

6) Qual o significado de domínio de tempo e domínio da frequência? De que forma estes conceitos ajudam no entendimento de sinais em telecomunicações?

Domínio do tempo - é a descrição da variação de uma grandeza (ex: tensão, corrente, potência) em relação ao tempo, em termos gráficos corresponde a um gráfico no qual o eixo horizontal indica a variação do tempo e o eixo vertical a variação da amplitude de uma grandeza.

Domínio da frequência - é a descrição da variação de uma grandeza (ex: tensão, corrente, potência) em relação à frequência, em termos gráficos corresponde a um gráfico no qual o eixo horizontal indica a variação da frequência e o eixo vertical a variação da amplitude de uma grandeza.

No estudo de telecomunicações as análises dos sinais transmitidos são realizadas tanto no domínio do tempo como no domínio da frequência. Conforme o objetivo da análise o uso de um ou outro domínio facilita a compreensão dos fenômenos físicos envolvidos na transmissão do sinal. O uso de gráficos do domínio do tempo ou da frequência como forma de apresentação de respostas de medições e cálculos permite descrever vários aspectos dos sistemas de telecomunicações de forma compacta.


7) Considere o sinal representado por: . Faça um gráfico no domínio da frequência deste sinal.

Espectro de frequencia.gif

8) Qual é o conceito de largura de banda?

Largura de banda ou banda passante (BW) é a largura, medida em frequencia, da faixa de frequências que um sinal ocupa ou que um meio de transmissão suporta transmitir. Isto é, é a diferença entre a maior e a menor frequência que compõem um sinal ou que um meio pode transmitir.

Banda passante.jpeg

9) Qual a largura de banda de um sinal de áudio na telefonia? A largura de banda de um sinal de áudio na telefonia é de 3,4 KHz, compreendendo a faixa de 0,3 a 3,1KHz. A transmissão de áudio com essa banda passante permite que a pessoa que escuta consiga compreender bem a fala, porém altera a voz de quem fala.

Espectro voz telefone.gif

10) O que é um sinal digital binário?

É um sinal digital com dois níveis apenas, cada nível representa um bit.


11) Qual o número possível de combinações de uma palavra binária de 8 bits?

28= 256

12) O que é taxa de transferência?

13) O que é um comprimento de bit?

  1. Faça um esboço de um diagrama no domínio do tempo e no domínio da frequência de um sinal digital periódico e de um aperiódico.
  2. O que é uma transmissão em banda base?
  3. O que é uma transmissão em banda larga?
  4. O que é a técnica PCM? Explique o processo de amostragem, quantização e codificação.
  5. Quais os meios de transmissão utilizados atualmente nos sistemas de telecomunicações?
  6. Qual o principal fenômeno que limita o comprimento de um meio de transmissão?