Filtros Chaveados

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Os circuitos com filtros ativos RC têm apresentado grandes dificuldades de serem produzidos na forma de circuito integrado (CI) devido à necessidade de capacitores de altos valores e de constantes de tempo RC precisas. Uma das soluções encontradas para este problema foi à aplicação de filtros com capacitores chaveados. Esses filtros não requerem capacitores externos de precisão como os filtros ativos. Suas freqüências de corte têm uma exatidão de ±0.3% e são menos sensíveis às mudanças de temperatura. Estas características permitem projetos consistentes. Outra vantagem dos filtros com capacitores chaveados é que sua freqüência de corte pode ser ajustada mudando a freqüência do pulso de clock. A principal função do capacitor chaveado e alguma matemática básica são mostradas na figura a seguir.

Diagrama.jpg

Como é Aplicado

A técnica para produção de filtros com capacitores chaveados é baseada no principio de que um capacitor (C), que periodicamente alterna entre dois pontos do circuito, é equivalente a uma resistência (R) conectando esses pontos do circuito. Para que o capacitor varie sua conexão são utilizadas chaves que alternam seu estado numa freqüência do relógio fc=1/Tc.

Fitro RC ativo.jpg

Observando que temos um filtro RC ativo (como o da figura acima), para torná-lo chaveado basta substituir R1 pelo capacitor chaveado. Que é na pratica, um capacitor comum com o pólo negativo aterrado, e o positivo ligado a duas chaves (figura abaixo), aplicadas na forma de transistores operando na saturação e no corte. Na base dos dois transistores são aplicadas a mesma freqüência fc, com as fases deslocadas em 180° de uma base para a outra. Para que quando uma chave esteja aberta, a segunda estará fechada.

Filtro com capacitor chaveado.JPG

O filtro da figura acima possui dois estágios de operação devido a fase das chaves. Um deles carregara o capacitor e o outro descarrega o capacitor na malha do circuito (figura abaixo). Note que a fonte nunca será conectada diretamente ao circuito, pois as chaves possuem funcionamento dual.Estas geram uma transferência de cargas que resulta em uma corrente pulsante. A corrente média pode ser calculada e, se a freqüência chaveada é bastante alta, esta corrente será equivalente à corrente direta no resistor. Em termos básicos, isto significa que um resistor é substituído por um capacitor, e para a equivalência resistiva é utilizada a aproximação R=1/C*fc (com fc→ ∞).O total da corrente – e diretamente o valor do resistor – dependem de duas variáveis: o tamanho do capacitor e a freqüência chaveada.

Estagios do filtro chaveado.JPG

Se um filtro é construído usando esta arquitetura, o funcionamento da freqüência pode ser alterado também por variações no tamanho do capacitor ou pela freqüência chaveada. Em uma solução integrada, o valor do capacitor é fixo. Somente as características do filtro podem ser modificadas por variações de freqüências chaveadas. E ao trocar o resistor pelo capacitor chaveado a constante de tempo do circuito deixa de ser o produto do capacitor e do resistor. Assim a constante de tempo varia em função do período Tc e da razão C2/C1, se tornando facilmente controlada para a aplicação em CI, especialmente na tecnologia MOS.

Precisão

A precisão do filtro é baseada na tolerância individual dos componentes. No caso de um filtro discreto, podemos usar somente componentes diferentes, enquanto nas soluções integradas a igualdade destes componentes é boa (em torno de 0,1%). Então podemos esperar para receber um controle muito bom das características dos filtros integrados. Por exemplo, o MAX7490 especifica o ângulo de precisão da freqüência como 0,2%, um valor que não pode ser conseguido com componentes discretos. Ele converte um sinal de tempo contínuo em um sinal de tempo discreto. Outro resultado com o mesmo sistema é o fato que, semelhantemente como com ADCs (conversores analógico-digital), uma fase instável no clock chaveado gera distorção. A Figura abaixo mostra um sinal de amostragem alto para um dado tempo, gerando erros de amplitude.

Onda2.jpg

A partir deste modelo inicial podem ser construídos filtros com vários pólos e zeros, possibilitando uma maior qualidade e praticidade devido a implementação em um único CI, e a facilidade de ser programável. Exemplos de aplicações se veêm diariamente como fontes chaveadas e conversores analógico-digital que são utilizados em inumeros itens do cotidiano atual.

Anti-alising (Anti-recobrimento)

Uma aplicação dos filtros mencionados é dada na amostragem de uma conversão analógico-digital. Como a freqüência de amostragem (numero de amostras por unidade de tempo) deve ser superior que o dobro da maior componente de freqüência do sinal amostrado, para que não haja erro de alising na reprodução do sinal. A metade da freqüência de amostragem , chamada de freqüência de Nyquist, representa a menor componente de freqüência do sinal que poderá ser reproduzido. Porém, não é possível garantir que o sinal não terá componentes acima deste nível, utiliza-se filtros passa-baixa com freqüência de corte igual ou menor que a freqüência de Nyquist. A esse sistema, chamamos de filtro de anti-alising.

Anti-alising.gif

Arquiteturas de Biquad

As soluções do filtro suportam a cascata e biquads paralelos. A arquitetura da cascata produz melhor qualidade da faixa de zeros, e a arquitetura paralela pode minimizar erros para fazer a associação de amp op. São os seguintes, exemplos de um filtro de terceira ordem de 1MHz:

Cascata1.jpg
Paralela.jpg


Referências Bibliográficas

  • SEDRA, A. S.; SMITH, K. C. Microeletrônica. São Paulo: Makron Books, 2000.
  • COSTA, E. B. M. Adaptação digital de um filtro a capacitor chaveado programável. UFRJ. Disponível em: [1]. Acesso em: 05/08/2006.
  • MONTEIRO, J. B.; PETRAGLIA, A.; LEME, C. A. Filtro recursivo analógico digitalmente programável por controle de carga. Scielo. Disponível em: [2]. Acesso em: 05/08/2006.
  • THE BASICS OF ANTI-ALIASING: Using Switched-Capacitor Filters. Maxin. Disponível em: [3]. Acesso em: 09/09/2006.
  • GRISÉ, W. R. Applications of Switched-Capacitor Circuits in Active Filters and Instrumentation Amplifiers.The technology interface. Disponível em: [4]. Acesso em: 09/09/2006.
  • SWITCHED CAPACITOR CIRCUITS. Swart More. Disponível em: [5]. Acesso em: 09/09/2006.
  • DIGITALIZAÇÃO DE UM SINAL ANALÓGICO. Disponível em: [6]. Acesso em: 14/09/2006