EST-EngTelecom

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

EST129010 - ESTÁGIO

Dados da unidade curricular
CARGA HORÁRIA: 160 horas semestrais. Prática: 160 horas
PRÉ-REQUISITO(S): 2412 horas.
CORREQUISITO(S): N/A.
DISCIPLINA(S) SUCESSORA(S): N/A.
EIXO FORMATIVO: Projeto de Sistemas.
Orientações gerais
O estágio curricular visa a proporcionar ao discente a vivência no mundo do trabalho, o que facilita a sua adequação à vida profissional e permite a integração e a aplicação dos diferentes conhecimentos vistos ao longo da sua vida acadêmica. Sua presença é considerada como importante parte da formação discente, além de ser uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho.
O estágio curricular pode ser obrigatório ou não obrigatório e deve ser realizado em área correlata ao curso, sempre com orientação de docente com formação ou experiência profissional compatível com as atividades a serem desenvolvidas, o que também se aplica ao supervisor na unidade concedente. O curso também conta com um articulador de estágio, cujas competências estão previstas na Resolução CEPE/IFSC n.º 74/2016. Existe grande volume de oferta de estágio das empresas de tecnologia localizadas na região da Grande Florianópolis, as quais têm sido historicamente bem receptivas a discentes da Engenharia de Telecomunicações do IFSC - Campus São José.
Segundo a Resolução CEPE/IFSC n.º 74/2016, o desenvolvimento das atividades de estágio, em qualquer uma das duas modalidades, precisará ser acompanhado da entrega de, pelo menos, um relatório parcial por semestre, bem como um relatório final, o qual deverá ser entregue em, no máximo, 60 dias (contados após a conclusão do estágio).
Estágio curricular obrigatório
O estágio obrigatório é realizado no componente curricular de código EST29010 e tem carga horária mínima de 160 horas. Para efetuar a sua matrícula, é necessário que o discente cumpra a integralização de, pelo menos, 60% da carga horária obrigatória do curso, o que não leva em conta o próprio estágio e o projeto final de curso (PFC). A carga horária do estágio obrigatório é de, no máximo, 30 horas semanais, mas, caso um discente se encontre somente com atividades de PFC e estágio num determinado semestre, sem aulas presenciais, será permitida uma carga horária de 40 horas semanais, conforme Art. 10, inciso II, § 1o, da Lei 11.788/2008. Cabe ao Colegiado do Curso analisar e deliberar sobre as demais situações excepcionais que excedam o limite de 30 horas semanais, mediante justificativa por parte do discente.
Processo de validação
Os discentes do curso de Engenharia de Telecomunicações têm a possibilidade de validar experiências anteriores como estágio obrigatório, desde que realizadas em área correlata ao curso. Para efetuar a validação, é necessário que as atividades tenham sido desenvolvidas após o cumprimento dos pré-requisitos para a realização de estágio obrigatório e que a carga horária total das atividades desempenhadas tenha sido igual ou superior à carga horária mínima do estágio obrigatório. A contabilização do tempo de tal experiência prévia será limitada a 6 horas diárias e serão considerados, no máximo, os três anos precedentes ao pedido de validação.
Matriz Curricular