ELD1-EngTelecom (Página)

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

MURAL DE AVISOS E OPORTUNIDADES DA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES


Avisos importantes

  • Na página wiki ELD1-EngTelecom (Página) os estudantes tem orientações para uso de ferramentas e também links que auxiliam no realização das atividades da UC de ELD1. Visite os links sempre que solicitado e leia essa página para lembrar futuramente onde estão as informações que necessitar, principalmente quando estiver utilizando os softwares Quartus e Modelsim.
  • A documentação de cada aula será disponibilizada na página da ELD129002-Engtelecom (Diário). Algumas vezes algum conteúdo para leitura para a próxima aula será também disponibilizado.
  • A portal SIGAA será utilizada para os procedimentos acadêmicos obrigatórios, tais como: publicação do plano de ensino; registro de frequência; e registro dos conceitos no final do semestre.
  • Para a entrega de atividades e avaliações será utilizada a plataforma Moodle. A senha é a mesma do portal SIGAA.
  • Para a comunicação entre professor-estudante, além dos avisos no SIGAA, utilizaremos o espaço da turma no Chat Institucional. Para acessar é necessário utilizar o email institucional <login@aluno.ifsc.edu.br>.
  • Verifique se você tem um foto associada ao seu email institucional. Isso é importante para facilitar a identificação pelos professores e também colegas. Veja Mudar sua foto do perfil no Gmail.
  • O plano de ensino da UC está disponível no portal SIGAA , mas aqui você pode obter o pdf do mesmo conteúdo disponibilizado na wiki.

Recursos de Laboratório

Nos laboratórios do IFSC, os softwares Quartus e Modelsim estão disponíveis diretamente na plataforma LINUX. O laboratório também dispõe de diversos kits FPGA que podem ser programados para testar os sistemas implementados.

Acesso a Nuvem do IFSC

Para uso fora do IFSC dos recursos computacionais com licença educacional, o IFSC disponibiliza para seus alunos o IFSC-CLOUD (nuvem.sj.ifsc.edu.br). A forma mais eficiente de acesso a nuvem de fora do IFSC é através do Cliente X2GO, mas dentro da rede do IFSC o acesso pelo ssh também tem boa usabilidade. Veja detalhes em Acesso ao IFSC-CLOUD (NUVEM).

Para para utilizar o Quartus e o Modelsim através da Nuvem do IFSC, siga o procedimento de configuração do X2Go. Nota: O desempenho do Modelsim pode ficar ruim quando acesso da rede externa ao IFSC.

Visando facilitar o acesso de vocês a nuvem do IFSC, já solicitei que todos fossem cadastrados para terem acesso a ela. Peço que façam um teste para verificar se conseguem acessa-lá.

1) Abra um terminal e digite:
ssh seu_login@quartus.sj.ifsc.edu.br -XC 
onde seu_login é o login do SIGAA e a senha é a mesma do SIGAA
2) verifique se consegue acessar o Quartus
quartus20.1.sh
3) Depois informe na enquete se conseguiu ou não realizar o acesso a nuvem e ao Quartus


Registro Diário e Avaliação Anteriores

2023-2

Curso de Engenharia de Telecomunicações