EEN18704 ESF

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Apresentação

Nome
Robson
Unidade Curricular
Eficiência Energética

Objetivos

Energia Solar Fotovoltaica

Informar o funcionamento do sistema Fotovoltaico de Mini geração.

Mini geração

Energia Solar Fotovoltaica

Como começou?

O efeito fotovoltaico foi observado em 1839 pelo físico francês . Alexandre Edmond Becquerel. . Na sequência desta descoberta, Adams e o seu aluno Richard Day . desenvolveram em 1877 o primeiro dispositivo sólido de . fotoprodução de eletricidade, um filme de selénio depositado . num substrato de ferro em que um filme de ouro muito fino servia . de contato frontal.

Como é hoje?

A concepção mais comum de painéis fotovoltaicos, utiliza dois tipos diferentes de silício. Isto é para criar cargas negativas e positivas. Para criar uma carga negativa, o silício é combinado com boro, e para criar uma carga positiva, o silício é combinado com o fósforo. O silício carregado positivamente é “sanduichado” com o silício carregado negativamente, isso permite a célula de silício reagir com o sol produzindo energia elétrica. A potência máxima para uma célula de silício de 10 cm², é de cerca de 1,25 W que é uma potência demasiado baixa para a maior parte das utilizações domésticas ou insdustriais.

Associação série

Num agrupamento ligado em série, as células são atravessadas pela mesma corrente e a característica resultante deste agrupamento é obtida pela adição das tensões aos terminais das células, para um mesmo valor de corrente.

Binho.png

Figura 1 - Ass. Série.

Associação paralelo

Num agrupamento ligado em paralelo, as células estão submetidas à mesma tensão e as intensidades de corrente adicionam-se: a característica resultante obtém-se por adição de correntes, para um mesmo valor de tensão.

Figura 2 - Ass. Paralelo.

Tipos de Sistema Fotovoltaico

1.Residencial de energia solar conectado a rede (1-10kWp) 2.Comercial de energia solar conectado a rede (10-100kWp) 3.Industrial de energia solar conectado a rede (100 – 1000kWp) 4.Isolados/autônomos de energia solar 5.Híbridos de energia solar

Sistema Fotovoltaico Residencial

A energia solar residencial permite você gerar parte ou toda a energia que você consome na sua casa. Para se calcular o tamanho de um sistema fotovoltaico usa-se como base a conta de, a área disponível para receber os painéis solares e a localidade geográfica. Uma residência comum raramente vai precisar de um gerador de energia solar maior do que 10kWp, que ocupa uma área máxima de 70m2. A diferença entre o sistema residencial e os outros, é a capacidade de geração (kWp) do sistema fotovoltaico.

Conclusão

(completar)

Referências

[1]

[2]



<< <> >>