EDI18701 AULA08

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Correção da AT2

Em sala de aula!!!

Estatísticas

Média da AT1 = 7,95
Média da AT2 = 6,00
Desempenho
-24,5% (pior)
  • Dos alunos que continuam (26 alunos):
Melhoraram a nota: 5 (19,2%)
Pioraram a nota: 21 (80,8%)

Lista de Exercícios Mapa de Karnaugh

Download da Lista

Display de 7 segmentos

Um display de sete segmentos, é um tipo de display barato usado como alternativa a displays de matriz de pontos mais complexos e dispendiosos. Displays de sete segmentos são comumente usados em eletrônica como forma de exibir uma informação alfanumérica (binário, octal, decimal ou hexadecimal) que possa ser prontamente compreendida pelo usuário sobre as operações internas de um dispositivo. Seu uso é corriqueiro por se tratar de uma opção barata, funcional e de fácil configuração.

Um display de sete segmentos, como seu nome indica, é composto de sete elementos, os quais podem ser ligados ou desligados individualmente. Eles podem ser combinados para produzir representações simplificadas de algarismos arábicos.

Existem displays de quatorze segmentos e de dezesseis segmentos (para exibição plena de caracteres alfanuméricos) todavia, estes têm sido substituídos em sua maioria por displays de matriz de pontos. Os segmentos de um display de sete segmentos são definidos pelas letras de A a G, conforme indicado à direita, onde o ponto decimal opcional DP (um "oitavo segmento") é usado para a exibição de números não-inteiros.

Display7seg.jpg

Exibição dos números

A animação à esquerda passa pelos glifos comuns dos dez numerais e seis "letras-dígito" em hexadecimal (A–F). A variação entre letras maiúsculas e minúsculas para A–F é feita para que cada letra tenha uma forma única e inequívoca (A, C, E e F são maiúsculos, já B e D são minúsculos, pois caso contrário se confundiriam com 8 e 0). Para a exibição de cada número/caractere usa-se um conjunto de segmentos diferentes. As mais comuns são: Simulação de um display LED de sete segmentos exibindo os 16 dígitos hex.

   0(Zero) - a, b, c, d, e, f
   1(Um) - b, c
   2(dois) - a, b, d, e, g
   3(três) - a, b, c, d, g
   4(quatro) - b, c, f, g
   5(cinco) - a, c, d, f, g
   6(seis) - a, c, d, e, f, g
   7(sete) - a, b, c
   8(oito) - a, b, c, d, e, f, g (todos)
   9(nove) - a, b, c, f, g
   A(maiúsculo) - a, b, c, e, f, g
   B(minúsculo) - c, d, e, f, g
   C(maiúsculo) - a, d, e, f
   D(minúsculo) - b, c, d, e, g
   E(maiúsculo) - a, d, e, f, g
   F(maiúsculo) - a, e, f, g

Dentre os números, 0, 6, 7 e 9 podem ser representados por glifos diferentes dos citados acima em displays de sete segmentos, entretanto, na imagem, todos os dígitos se assemelham aos indicados.

Driver BCD para 7 segmentos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Driver_BCD_para_sete_segmentos


Material de Apoio

http://wiki.sj.ifsc.edu.br/images/0/02/Curso-de-Eletronica-Digital.pdf



<< <> >>