EDI018702 2019 2 AULA02

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Flip-Flops

Os flip-flops são elementos de circuito que podem apresentar em seu funcionamento apenas dois estados estáveis. Não existem estados intermediários entre estes dois estados. A aplicação de um sinal de entrada pode mudar o dispositivo de um estado para outro e como a qualquer momento podemos saber qual é o estado em que ele se encontra, é possível considerar este circuito como uma memória capaz de armazenar um bit.

O flip-flop é o elemento básico das chamadas memórias estáticas. Existem diversos tipos de flip-flops encontrados nos circuitos digitais comerciais.


Tipo RS

O Flip-Flop R-S (Reset e Set) funciona da seguinte maneira:

O flip-flop R-S tem duas saídas representadas por Q e Q\, assim, na condição inicial estável Q estará no nível baixo (0) e Q\ estará no nível alto (1). O processo que leva o flip-flop a este estado inicial pronto para funcionar é muito rápido, não demorando mais do que alguns microssegundos. Quando o flip-flop se encontra na situação indicada, com Q=0 e Q\=1, dizemos que ele se encontra "setado". A Figura 1 mostra o símbolo utilizado pelo Flip-Flop RS com clock.


Fig9 DIG222802.png

Figura 1 - Flip-Flop RS com clock.


Assim, estando o flip-flop na condição indicada, se desejarmos mudar o estado, aplicamos o pulso na entrada SET, ficando Q=1 e Q\=0. Desta forma, se desejarmos mudar o estado novamente, aplicamos o pulso na entrada RESET, logo as saídas mudam para Q=0 e Q\=1. A Figura 2 mostra os diagramas de tempo para um FF R-S com clock. Lembre-se que SET e RESET são assíncronos, ou seja, acontecem imediatamente depois de acionados.


Fig7 DIG222802.png

Figura 2 - Diagrama de tempos para o Flip-Flop RS com entrada de clock.


Se a mudança de estado ou disparo (gatilho) ocorre quando o sinal de clock passa de 0 para 1, os flip-flops são denominados "positive edge-triggered", enquanto que, se o disparo ocorre quando o clock vai do nível 1 para 0, ou seja, na queda do nível lógico, os flip-flops são chamados de "negative edge-triggered". Neste tipo de circuito é muito importante levar em conta, num projeto de maior velocidade, os tempos em que todo o processo ocorre. Assim, partindo do diagrama de tempos da Figura 3, vemos que a saída do flip-flop só completa sua mudança de estado depois de um certo tempo, do pulso de clock ter sido aplicado.


Fig8 DIG222802.png

Figura 3 - Tempos do flip-flop R-S.

Dois tempos são importantes neste tipo de circuito.

  • tH: Hold Time ou Tempo de Manutenção é o tempo em que a entrada

deve permanecer ainda no circuito para que seu nível lógico seja reconhecido pelo flip-flop.

  • tS: Setup Time ou tempo em que a entrada do flip-flop deve permanecer

no estado desejado antes da transição do clock que vai provocar a mudança de estado do circuito.

Tipo D

O Flip-Flop tipo D funciona da seguinte maneira: Quando houver variação do clock, o valor guardado na saída do flip-flop será igual ao valor da entrada D (dados) naquele momento.

O circuito do flip-flop do tipo D pode ser construído a partir do circuito do flip-flop RS controlado, basta adicionar uma porta inversora entre R e S fazendo com que as entradas sempre sejam invertidas uma da outra. Desse modo não vamos ter R=0 e S=0 ou R=1 e S=1 o que evita o chamado "estado proibido". A Figura 4 mostra essa configuração.

Fig10 DIG222802.png

Figura 4 - Circuito do flip-flop tipo D utilizando o RS controlado.

FF D
D Q
0 0
1 1


Observe que pelo fato do flip-flop tipo D possuir apenas uma entrada faz com que a sua tabela verdade possua somente duas linhas, já que com uma entrada são possíveis apenas dois valores 0 ou 1. O C, de controle, na verdade se transforma em clock (CK) nas distribuições comerciais, além do possuir preset (PR) e clear (CLR). A Figura 5 apresenta um flip-flop tipo D com preset e clear ativos pela borda de subida do clock (a) e borda de descida do clock (b).


Fig11 DIG222802.png

Figura 5 -Flip-flop tipo D com preset e clear ativos pela: (a) borda de subida e (b) borda de descida do clock.

Tipo JK

No Flip-Flop J-K quando houver variação do clock, o valor guardado no flip-flop será alternado se as entradas J e K forem iguais a 1 e será mantido se ambas forem iguais a 0. No caso de serem diferentes, então o valor se tornará 1 se a entrada J (Jump) for 1 e será 0 se a entrada K (Kill) for 1. A Figura 6 mostra o símbolo utilizado para o flip-flop JK.

Fig12 DIG222802.png

Figura 6 - Flip-flop JK com preset e clear.


FF JK
J K Q
0 0 Q
0 1 0
1 0 1
1 1 Q\


O flip-flop J-K aprimora o funcionamento do flip-flop RS interpretando a condição S = R = 1 (proibido) como um comando de inversão.

Especificamente, a combinação J = 1, K = 0 é um comando para ativar (set) a saída do flip-flop. A combinação J = 0, K = 1 é um comando para desativar (reset) a saída do flip-flop; e a combinação J = K = 1 é um comando para inverter o flip-flop, trocando o sinal de saída pelo seu complemento.

Tipo T

Assim como se modifica o flip-flop R-S colocando um porta inversora entre as entradas R e S para criar o flip-flop tipo D, podemos fazer um curto-circuito entre J e K e o flip-flop J-K se torna um flip-flop T. A Figura 7 apresenta como transformar um flip-flop do tipo JK em tipo T.

Fig13 DIG222802.png

Figura 7 - Transformando flip-flip JK em T.

FF T
T Q
0 Q
1 Q\

O flip-flop tipo T funciona da seguinte forma: Quando houver variação do clock, o valor guardado no flip-flop será alternado ou mantido dependendo se o valor na entrada T (Toggle) for 1 ou 0. Assim, quando T=1 a saída vai para Q\ e quando T=0 a saída permanece como estava.

Referências

[1] TOCCI, Ronald J.; WIDMER N. S.; GREGOGRY L. M. Sistemas digitais: princípios e aplicações. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

[2] http://www.inf.ufsc.br/~guntzel/isd/isd4.pdf

[3] http://www.cburch.com/logisim/docs/2.7/pt/html/libs/mem/flipflops.html





Icone voltar.png Icone menu.png Icone prox.png