Duplex

De MediaWiki do Campus São José
Ir para: navegação, pesquisa

O sistema duplex funciona de maneira em que o usuário pode enviar e receber informações. Estes sistemas são empregados em quase todas as redes de comunicações, para permitir "uma rua de dois sentidos" entre partes conectadas ou para fornecer "um trajeto reverso" para monitoração e o ajuste remoto do equipamento no campo.

Half-duplex

Um sistema half-duplex permite comunicações em ambos os sentidos, mas somente um sentido de cada vez. Uma analogia boa para um sistema half-duplex seria uma estrada de uma pista com os controladores do tráfego em cada extremidade. O tráfego pode fluir em ambos os sentidos, mas em somente um sentido de cada vez como este que está sendo regulado pelos controladores. Uma outra analogia é um formato do walkie-talkie que quando um transmite o outro recebe, não podendo transmitir e receber ao mesmo tempo.

Full-duplex

Um sistema full-duplex permite uma comunicação em ambos os sentidos, e ao contrário de half-duplex permite que isto aconteça simultaneamente. Uma analogia boa para um sistema full-duplex seria uma estrada de duas pistas com a uma pista para cada sentido. Exemplo: Telefone, telefone móvel, etc.